sábado, 25 de outubro de 2014

2 916 - Combates, há 39 anos, a norte e sul de Angola

Alferes João Machado e soldado atirador António Soares, em cima. Abaixo, mapa de Angola, para se perceberem as distâncias de Luanda para Caxito e Uíge (Carmona). Mais abaixo, notícia do Diário de Lisboa


A 25 de Outubro de 1975, «registaram-.se violentos combate no Porto de Kipiri» e a FNLA tentou progredir até ao Quinfandongo, porém «travada» por bombardeamentos da Artilharia do MPLA, que destruiu uma auto-metralhadora e dois blindados das forças de Holden Roberto. De Carmona do Uíge, não fala a imprensa do dia.
Fala da «ofensiva do MPLA em Sá da Bandeira». A cidade foi evacuada de civis, antes do ataque, e as forças que o MPLA considerava «mercenárias», foram divididas em duas e «recuaram para Humpata, a sudoeste de Sá da Bandeira, perto de Leba». 
O objectivo das forças anti-MPLA, segundo o Diário de Luanda, em serviço para o Diário de Lisboa, era «assegurar o controlo do Porto de Moçâmedes» e, deste modo, «permitir quebrar o isolamento das forças da UNITA/FNLA, na zona do planalto central».
O mesmo dia de Outubro, mas de 1974 - há 40 anos!!! - , foi tempo para contactos operacionais do comando do BCAV. 8423 no Comando do Sector do Uíge e com outras unidades da ZA. Repetiram- se no dia seguinte e a 28. Terá sido nessas reuniões que se decidiu a remodelação do dispositivo militar - nomeadamente com o abandono do Sub-Sector das CCÇ. 209, a do Liberato (que viria a realizar-se a 8 de Novembro) e da CCAÇ. 4145, a de Vista Alegre (que saíria a 20 de Novembro, substituída pela 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala), ambas para Luanda).

Sem comentários:

Enviar um comentário