quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

2 965 - Cavaleiros de Santa Isabel no Quitexe e 18 anos do MPLA

Zona aquartelada dos cavaleiros do Norte, no Quitexe, em imagem captada do lado 
da capela. Em baixo, o capitão Fernandes e o 1º. sargento António Marchã. Mais
 abaixo, cartaz do MPLA de 10 de Dezembro de 1974


 

A 10 de Dezembro de 1974, os Cavaleiros do Norte de Santa Isabel, os da 3ª. CCAV. 8423, concluíram a rotação para o Quitexe, no âmbito da «mutação do dispositivo militar». Lá tinham chegado a 11 de Junho anterior - depois da aterragem em Luanda, a 5 do mesmo mês.
A 3ª. CCAV. 8423 era comandada pelo capitão miliciano José Paulo Fernandes (engenheiro  aposentado, morador em Torres Novas), e incluía os alferes milicianos Augusto Rodrigues, de Operações Especiais, meu companheiro no 2º. curso dos Rangers, de 1973 e em Lamego, aposentado dos Serviços Metereológicos e residente em Lisboa. Alferes milicianos eram também os atiradores de  cavalaria Pedrosa de Oliveira (comercial, residente os Marrazes de Leiria), Carlos Silva (bancário, de Ferreira do Zêzere) e Mário Simões (professor, das Caldas da Raínha).
Já agora, os furriéis  milicianos Armindo Reino (dos Rangers, aposentado da GNR e residente no Sabugal), Ângelo Rabiço (enfermeiro e agora professor aposentado em Vila Real), João Cardoso (de transmissões, aposentado do notariado, em Coimbra), Agostinho Belo (de alimentação, aposentado das Finanças, em Retaxo, de Castelo Branco), Victor Guedes (de armas pesadas, falecido a 16 de Abril de 1998), José Lino (mecânico, empresário no Fundão) e os atiradores de cavalaria António Fernandes (professor, de Braga), Alcides Ricardo (aposentado, em Odivelas), José Fernando Carvalho (aposentado da PSP, no Entroncamento), Graciano Silva (Vinhos do Porto, em Lamego), António Luís Gordo (funcionário municipal em Alter Chão), José Avelino Lopes (empresário comercial em Lisboa), Luís Capitão (motorista da CP, de Ourém, falecido a 5 de Janeiro de 2010), José Adelino Querido (comerciante, em Loures/Odivelas), António Flora (aposentado da banca, em Odivelas) e Delmiro Ribeiro (aposentado da EDP, em Vila Real). E o 1º. sargento Francisco Marchã, aposentado e morador em Campo Maior.
O dia foi do MPLA, com comemorações em Lisboa e na capital angolana. «O 18º. aniversário do MPLA está a ser comemorado em Luanda, onde a situação é calma. Uma emissão especial da rádio será emitida hoje», relatava a imprensa escrita desse dia de há 40 anos.
Os bairros populares tinham emissão de filme sobre a luta do movimento de Agostinho Neto pela independência e a juventude organizou uma exposição fotográfica. O comício festivo estava programado para 14 de Dezembro, o sábado seguinte, no Estádio de S. Paulo, em Luanda.

Sem comentários:

Enviar um comentário