quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

2 966 - Comissão de contra-subversão e Dia do MPLA

O edifício da secretaria da CCS, visto da estrada do café, em foto recente, no Quitexe. 
Em baixo, os furriéis Monteiro e Viegas (à direita) ladeando o 1º-. sargento 
José Luzia, que ontem fez 81 anos




O 1º. sargento Luzia fez ontem 81 anos e vive a aposentação na Amadora - como sargento-mor. Foi nesta patente que deixou o efectivo, na Polícia Militar em Lisboa. Memória dele, nacional, foi o andebolista internacional José Luzia - seu filho, falecido a 6 de Junho de 2004, vítima de doença, depois de ter sido atleta da Académica da Amadora, Sporting, Benfica, FC do Porto, ABC, Académica de Coimbra e Almada. Internacional 100 vezes, com 169 golos, integrou a selecção nacional que, em Guimarães, disputou o MUndial C de 1988.
Dia de anos, o 10 de Dezembro de ontem, foi dia de contactos - meu e do Monteiro -com nosso chefe de secretaria. Pois o (então) 1º. sargento Luzia, chefe da secretaria da CCS dos Cavaleiros do Norte, ele o disse, vai «mais ou menos  bem», ainda que com «uns problemas nas pernas». De resto, estão para  trás «três operações à bexiga», que lhe tranquilizaram a saúde, embora lhe exigam «algum acompanhamento».
Recuando no tempo, ao Quitexe de há precisamente 40 anos - dia 11 de Dezembro de 1974 -, foi extinta a Comissão Local de Contra Subversão (CLCS), substituída pela Comissão Local de Coordenação Civil-Militar, a CLCCM. A criação do novo órgão devia-se à «necessidade de estreitamento das relações civil-militar e procurando uma outra feição de actuação», como se lê no Livro de Unidade.
O MPLA festejava o 18º. aniversário e Paulo Jorge, um seu alto dirigente, afirmava em Lisboa que o partido era «garantia da defesa dos interesses legítimos dos portugueses e estrangeiros que desejem colaborar nas tarefas da independência»

Sem comentários:

Enviar um comentário