sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

2 981 - Dia de Natal de 1974 e o novo país que nascia

Vista Alegre, com o quartel em cima, onde Almeida e Brito esteve no Dia de Natal 
de 1974. Em baixo, a actual Ponte do Dange. O Destacamento ficava no cima, mesmo no final da ponte

O comandante Almeida e Brito, a 25 de Dezembro, Dia de Natal de 1974, almoçou em Vista Alegre, festejando e partilhando o dia com os Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423 - a de Zalala. Zalala, de onde saíra, de vez, a 25 de Novembro anterior.
O comandante ainda visitou Ponte do Dange, onde estava um Destacamento dos «zalala´s», e, no regresso, jantou em Aldeia Viçosa, onde estacionava a 2ª. CAV. 8423, comandada pelo capitão miliciano José Manuel Fernandes. Davide Castro Dias, também capitão miliciano, era o comandante da 1ª. CCAV. 8423.
O tempo era da, e cito o Livro da Unidade, «festa da família, época em que é mais viva a saudade dos parentes e dos amigos», mas, continuava, «não é ainda para nós que neste Natal de 1974, terminará a velada de armas iniciadas há 14 anos em Angola».
O comandante do Sector do Uíge, em mensagem de época, escrevia: «Fique-nos a consolação de encontrar, no seio do Exército,  uma segunda família, a mesma camaradagem diária de combatente para combatente, comungando os mesmos princípios, vivendo os mesmos bons e maus momentos».
«Fique-nos a certeza - acrescentava o Comandante do Sector do Uíge - de estarmos a cumprir uma alta missão, ajudando a construir,  em paz, um país novo de expressão portuguesa».

Sem comentários:

Enviar um comentário