quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

3 021 - A. Neto em Luanda e Ornelas Monteiro no BCAV. 8423

Agostinho Neto na chegada a Luanda, há 40 anos. 
Foto do jornal A Província de Angola, de 6 de Fevereiro de 1975




Agostinho Neto, presidente do MPLA, chegou a Luanda há 40 anos, a 4 de Fevereiro de 1975. O Governo de Transição decretou feriado nacional, «tendo em consideração o significado histórico na luta de libertação nacional».
A mesma razão para decretar feriados nacionais a dias relacionados com os três movimentos:
- MPLA, 4 de Fevereiro de 1961: ataque às prisões de Luanda.
- FNLA, 15 de Março de 1961: ataque generalizado no norte de Angola, dirigido pela UPA (FNLA), de Holden Roberto.
- UNITA, 25 de Dezembro de 1966: ataque a Teixeira de Sousa, dirigido pelo movimento de Jonas Savimbi.
Os três dias, segundo a promulgação do Governo de Transição, passaram a ser «considerados feriados nacionais em todo o território nacional, tendo os trabalhadores direito ao seu salário».
Um ano antes, precisamente, e em Santa Margarida apresentou-se  formalmente o major de cavalaria Ornelas Monteiro, 2º. comandante do Batalhão de Cavalaria 8423. Não seguiria connosco para Angola já que, «por motivos imprevistos e de serviço, e a solicitação do Movimento das Forças Armadas», foi deslocado «em vésperas do embarque» para a Guiné-Bissau. Faleceu a 16 de Julho de 2011, em Lisboa, aos 80 anos.

1 comentário:

  1. Caro Ranger Viegas, sou o ex-alferes António Mourato que passou por Penude em 1973/74 e foi ainda até Angola a comandar a 1.ª Companhia do BCAÇ 5010/74 que esteve na Zona de Maquela do Zombo. Recordo-me da vossa saída conturbada de Carmona. E, antes de ter chegado a Companhia de Comandos que vos acompanhou no regresso a Luanda, ainda estivemos nós (BC5010/74) para vos ir apoiar na saída da Coluna de Carmona. Tenho estado a fazer um historial da nossa missão em Angola e hoje deparei no vosso Blogue com alguma informação do nosso Batalhão, nomeadamente a Morte do Alferes Bragança. Gostaria de ter o vosso e-mail para a eventual troca de impressões e informação viando a abordagem de alguns acontecimentos vividos na altura de que infelizmente tenho pouca documentação. E a História daqueles tempos conturbados só pode ser feita por quem realmente os viveu. Neste momento temos alguma informação do BC5010/74 na NET mas dispersa como por exemplo em: http://1acbc5010.blogs.sapo.pt/ e https://www.facebook.com/groups/BC5010.74/ o meu mail é antonio-mourato@sapo.pt. Fiz por aqui o contacto pois não consegui descobrir o teu e-mail que gostaria de ter. ABRAÇO RANGER AM

    ResponderEliminar