quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

3 028 - O emblema braçal dos futuros Cavaleiros do Norte

Emblema do BCAV. 8423 (em cima), desenhado
 pelo (então futuro) alferes miliciano Barros Simões



A 11 de Fevereiro de 1974, há 41 anos, foi apresentado o emblema do Batalhão de Cavalaria 8423, «servindo o lema PERGUNTAI AO INIMIGO QUEM SOMOS, pertença das tradições do Regimento de Cavalaria 4», como leio no Livro da Unidade.
O objectivo era «desde o início instituir espírito de corpo ao BCAV., de modo a que o mesmo se constituísse num todo coeso, disciplinado e disciplinador»
O Livro da Unidade refere que «começou a idealizar-se o futuro emblema braçal da Unidade, ao mesmo tempo que se  se desejou a sua plena identificação com a sua unidade mobilizadora» - o RC4.
O desenho foi do então aspirante a oficial miliciano José Mário Barros Simões (foto), da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel - que, ao tempo, estava ligado às artes gráficas. Foram-lhe dadas sugestões (naturalmente a partir do comandante Almeida e Brito) e Barros Simões desenhou aquele que, ainda hoje e para a eternidade, é o símbolo dos Cavaleiros do Norte.
O emblema, em fundo preto, como o que se vê na imagem, representava o BCAV. 8423. As companhias operacionais adoptaram as cores vermelha (a 1ª. CCAV., a de Zalala, do comando do capitão Castro Dias), azul (a 2ª. CCAV., a de Aldeia Viçosa, de José Manuel Cruz) e castanho (a 3ª. CCAV., a de Santa Isabel, de José Paulo Fernandes).
Foi isso há 41 anos. O tempo passa!!! Voa!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário