quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

3 029 - Futebol no Quitexe e dissidentes do MPLA

FUTEBOL mo Quitexe, equipa do Parque-Auto. De pé, Teixeira (o estofador), Malheiro, Cuba, Marques (Carpinteiro), Pereira (condutor), Gaiteiro e Teixeira (o pintor). À frente, Monteiro (Gasolinas), Pereira (mecânico), Celestino Silva, Gomes (condutor), Carlos Mendes (bate-chapas) e Miguel (condutor). Notícia de há 40 anos! (em baixo)


Os meados de Fevereiro de 1975 lá continuavam, pelo Quitexe, por Aldeia Viçosa e Vista Alegre (e Ponte do Dange), com os Cavaleiros do Norte a fazerem contas dos dias que faltavam para a partida para Carmona e para o BC12. Já se sabia que seriam a CCS e a 2ª. CCAV. 8423 a rodar, só não se sabia o dia da partida!
Os serviços de ordem lá continuavam, assim como os jogos de futebol.
O campo ficava à saída do Quitexe (para Carmona) e foi palco de memoráveis partidas, entre pelotões (como o da foto, do Parque-Auto), unidades e até com civis.
O dia 12 de Março foi o primeiro da Quaresma de 1975 e, em Luanda,  murmurava-se sobre a eventual integração de dissidentes nos quadros do MPLA - nomeadamnte a de Daniel Chipenda, que liderava a Revolta do Leste. Chipenda estava acontonada em Ninda (no sudoeste angolano) e contestava a liderança de Agostinho Neto (do MPLA) e, por isso, foi expulso do partido. Também dissidentes do MPLA, mas da Revolta Activa, já estavam em Luanda Mário Andrade, Joaquim Pinto de Andrade e Gentil Viana.

Sem comentários:

Enviar um comentário