sábado, 28 de março de 2015

3 072 - Cavaleiros em Vista Alegre e cessar fogo em Luanda

Vista Alegre, em Dezembro de 2012: o que restava do aquartelamento e bombas (foto
de Carlos Ferreira). Em baixo, Vista Alegre no tempo dos Cavaleiros do Norte, há 40 anos!




A 28 de Março de 1975, uma sexta-feira, o capitão José Diogo Themudo, comandante interino do BCAV. 8423, deslocou-se a Vista Alegre e Ponte do Dange, onde estacionava a 1ª. CCAV., a de Zalala e do capitão miliciano Davide Castro Dias. Tal qual na véspera, quanto esteve no Quitexe, foi acompanhado do tenente-coronel Almeida e Brito (o nosso comandante), que, por esse tempo e também interinamente, comandava a Zona Militar Norte - a ZMN.
A deslocação terá sido para a apresentação do capitão Themudo, que dias antes tinha chegado a Carmona e ao BC12, para ser o 2º. comandante dos Cavaleiros do Norte - convidado por Almeida e Brito. 
O BCAV. 8423, recordemos, estava sem 2º. comandante desde as vésperas da partida para Angola - quando o major Ornelas Monteiro, mobilizado para essa função, foi deslocado para a Guiné-Bissau, por incumbência do MFA.
Por Luanda, MPLA e FNLA (e UNITA), mediados por Almeida Santos e Melo Antunes, chegaram a acordo para acabar com os combates. Os movimentos assumiam o
 compromisso de «cessar as hostilidades e libertar, até ao meio dia de hoje, todas as pessoas que prenderam durante os últimos dias»
MPLA e FNLA não paravam de trocar acusações. Mantinha-se o recolher obrigatório (que eu e o Cruz viríamos a conhecer, na nossa chegada e estadia na capital, em férias) e os órgãos de comunicação social estavam impedidos de «noticiarem ou descreverem os acontecimentos». Assim  reportava o Diário de Lisboa dessa 6ª.-feira, dia 28 de Março de 1975. Há precisamente 40 anos!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário