sábado, 6 de junho de 2015

3 142 - A chegada ao Quitexe, os combates de Carmona!

Parada do Quitexe, onde a CCS chegou faz hoje 41 anos! Em baixo, Amazonas do 
Norte em Mortágua: Ni Neto, Hermínia Viegas e Manuela Cruz


A CCS do BCAV. 8423 chegou ao Quitexe a 6 de Junho de 1974! Há 41 anos! Saímos do Grafanil de madrugada e fomos galgando quilómetros em asfalto, na chamada Estrada do Café - que liga(va) Luanda a Carmona.
O mesmo dia foi tempo de um comunicado do Comando-Chefe das Forças Armadas em Angola, dando nota de, entre outros, ataques na zona envolvente da vila-mártir de 1961: emboscada na Serra do Pingano, com 7 mortos das NT; emboscada na fazenda Luch, na área de Quipedro, com dois mortos e um feridos, todos civis; ataques e saques às sanzalas de Camonge, a sul de Camabatela (sem baixas) e Banza, a  sudeste do Songo (com dois feridos civis); e à povoação fronteiriça do Bimbo (também sem baixa e prejuízos materiais).
Nada animador, para quem viajava para o desconhecido Quitexe.
Um ano depois, Carmona começava a serenar, depois dos agitados e trágicos primeiros dias do mês. 
«Em Carmona,
Cavaleiros do Norte de Zalala: furriéis José Louro,
Américo Rodrigues, José Nascimento, Jorge Barata e
Jorge Barreto e alferes Mário Sousa e José Lains dos Santos
outro ponto quente dos combates desta semana, as tropas do ELNA e das FALA/UNITA dominam a cidade, tendo sido evacuados os membros do MPLA que sobreviveram aos ataques. A cidade, porém, continua sem abastecimentos», noticiava o Diário de Lisboa.
O dia 6 de Junho de 1975 foi o início de rodagem da 1ª. CCAV. 8423 para Carmona, «indo ocupar o aquartelamento da extinta ZMN». Os Cavaleiros do Norte de Zalala estavam no Songo e concluíram a rodagem a 12 de Junho, nesta data «entregando os quartéis da área do Songo às AA, de acordo como determinado».
Os piores dias de Carmona estavam a acabar, sem baixas entre as NT. Ufff!!!...

Sem comentários:

Enviar um comentário