terça-feira, 19 de janeiro de 2016

3 280 - Aos 19 dias de Janeiro de 1975, há 41 anos!

Furriéis milicianos Cavaleiros do Norte, na entrada do bar e messe do Quitexe: Ribeiro, Fernandes (que 
hoje festeja 64 anos), Viegas, Belo (de óculos), Bento, Grenha Lopes (meio encoberto), Costa (morteiros) e 
Flora. À frente, Rabiço, Graciano e Abrantes (de cachimbo).


Estrela, Medeiros (falecido a 10/04/2003), Miguel, 
Damião (que hoje faz 64 anos) e Vasco, Cavaleiros 
do Norte numa esplanada de Luanda

A 19 de Janeiro de 1975, um domingo, fez 22 anos o Fernandes, furriel miliciano atirador de Cavalaria da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel e que desde 10 de Dezembro anterior já estava aquartelada no Quitexe, onde acamaradava com os Cavaleiros do Norte da CCS. 
Os anos foram um bom motivo para uma boas «cucas», umas «wiskadas» e uns fortes abraços de parabéns. Como ainda há momentos, pelo telefone, recordámos com o agora aposentado professor António da Costa Fernandes - de Lomar, em Braga.
Da secretaria, fazia anos, também 22, o Damião Augusto das Neves Viana - que seguramente os festejou com os mais próximos, quem sabe se com uma boa jantarada de bife com batatas fritas e ovo a cavalo, tudo regado a «cucas», a «ekas» ou «nocais»,  lá pelo Topete, ou pelo Rocha, ou pelo Pacheco. Vive em Fânzeres, Gondomar.
Os dias de anos eram vividos com intensidade e emoção, lá pelas terras uíjanas - onde fazíamos história e dela éramos personagens. E com saudades dos mimos da família e dos amigos!
O futebol português, há preciosamente 41 anos.
O Sporting  recebeu em venceu (2-1) o FC do Porto e
o Benfica, ganhador (1-0) em Olhão, passou para o
comando da 1^. divisão nacional. os relatos, através
da onde média da (então) Emissora Nacional (actual
RDP) eram avidamente escutados no Uíge
O dia, a nível político, subsequentemente ao Acordo do Alvor, teve MPLA, FNLA e UNITA a movimentarem as suas influências e, em Lisboa, Agostinho Neto fazia «vingar» a ideia de ligação entre os movimentos de libertação, até que «se dê a libertação dos respectivos países de qualquer ideia de colonialismo ou neocolonialismo, que espreitam abertura para se reinstalarem, como acontece em alguns dos maiores países africanos».
Foi dia de futebol, lá pelo Quitexe ansiosamente ouvido em relatos da onda média da Emissora Nacional (a actual RDP). E dia de dérbi: o Sporting recebeu e venceu (2-1) o FC Porto (28 pontos), que assim perdeu a liderança para o Benfica (29). Os encarnados venceram (1-0) em Olhão. Outros resultados: Oriental-Guimarães, 2-0; Belenenses-Académico(a) de Coimbra, 1-3; Leixões-Farense, 3-0; Boavista-U. Tomar, 6-1; Espinho-Atlético, 3-2; e CUF-V. Setúbal, 1-1 (interrompido).  
O Sporting era terceiro (26 pontos), seguido de V. Guimarães (25); 5º.-Boavista, 23; 6ºs.-Farense e Leixões, 18; 8º.-Belenenses, 17; 9º.-CUF, 16; 10º.-V. Setúbal, 15; 11º.-Atlético, 14; 12º.-U. Tomar, 13; 15º.-Oriental, 12; 16ºs.-Oriental e Espinho, 11; 18º.-Académico(a) de Coimbra, 10.
Era o tempo de dois pontos por vitória, um pelo empate e zero pela derrota. Outros tempos!

Sem comentários:

Enviar um comentário