terça-feira, 15 de março de 2016

3 336 - Patrulhamentos mistos em Carmona, inspecção aos Cavaleiros no RC4!

O quartel do Regimento de Cavalaria 4 (RC4), em Santa Margarida. Foi a 
unidade mobilizadora do BCAV. 8423 e no seu Destacamento aconteceu 
a primeira inspecção militar, há precisamente 42 anos!

Encontro de Águeda, a 9 de Setembro de
1995: Alfredo Coelho (Buraquinho), Joaquim
Moreira, NN (o careca, quem, é?) e José Gomes,
enfermeiros da CCS do BCAV. 8423

A 15 de Março de 1975, Carmona foi palco das comemorações do feriado da FNLA, assinalando o 14º. ano do início da sua luta armada contra a presença portuguesa. Foi o primeiro dia dos patrulhamentos mistos - envolvendo tropas portuguesas e dos exércitos da FNLA (o ELNA - Exército de Libertação Nacional de Angola), do MPLA (as FAPLA - Forças Armadas Populares de Libertação de Angola) e da UNITA (o ELNA -Exército de Libertação Nacional de Angola). 
A experiência de patrulhamentos mistos, que se oficializaria a 26 para 27 desse mesmo mês de Março, funcionou, neste caso (o do dia 15), «exclusivamente em serviço de segurança dos locais aonde iriam celebrar-se tais comemorações», como refere o Livro de Unidade. E passou quase despercebida à grande maioria da guarnição dos Cavaleiros do Norte, nessa tarde mais interessados em sintonizar a onda média da Emissora Nacional (actual RDP) e ouvir os relatos do Benfica-CUF (1-0) e do Boavista-Sporting (2-0), pois os dois clubes da capital iam à frente da classificação, separados por dois pontos. Já agora, os outros resultados: Espinho-Oriental, 1-3; Leixões-Belenenses, 2-0; Farense-Olhanense, 2-1; União de Tomar-Académico(a) de Coimbra, 1-4; Atlético-FC Porto, 1-2; Setúbal-Guimarães, 0-4.
O Benfica continuou isolado na liderança (com 42 pontos), seguido do Sporting (37), FC Porto (35), V. Guimarães (33), Boavista (32), Belenenses (26), Farense (25) e Leixões (24),  CUF (22), V. Setúbal e Atlético (21), U. Tomar (19), Oriental (18), Académico(a) (17), Espinho e Olhanense (13). A vitória, nesse tempo, valia 2 pontos.
Um ano antes e no Destacamento do RC4 do Campo Militar de Santa Margarida, os futuros Cavaleiros do Norte do Uíge de Angola eram alvo da «primeira inspecção de Instrução Operacional», feita pelo coronel tirocinado Lobato Faria, na sua qualidade inspector da Região Militar de Tomar. Era sexta-feira e dia último desse período de instrução, já que a 18 (a segunda-feira seguinte) foi tempo para «o início da Licença de Normas».
O Serviço de Informação Pública das Forças Armadas dava conta, nesse 15 de Março de 1974, de mais um morto em combate, na Guiné. o 1º. cabo Amândio da Silva Carvalho, natural de Sarzedo, em Arganil.

Sem comentários:

Enviar um comentário