terça-feira, 7 de junho de 2016

3 420 - Cavaleiros de Santa Isabel navegaram em Castelo de Bode * MPLA expulso de Carmona

Cavaleiros do Norte de Santa Isabel já a bordo do barco S. Cristovão,
para 4 horas de passeio, almoço e  convívio, a 4 de Junho de 2016 


Cavaleiros do Norte de Santa Isabel no convívio da
albufeira do Castelo do Bode: os alferes milicianos
Honório Campos (médico), Mário Simões, Carlos
Silva (o organizador) e Pedrosa de Oliveira, com o
capitão miliciano José Paulo Fernandes,
comandante da 3ª. CCAV. 8423  
Os Cavaleiros do Norte de Santa Isabel - a 3ª. CCAV. 8423!!!... - estiveram reunidos a 4 de Junho de 2016, em Ferreira do Zêzere e com passeio na albufeira do Castelo de Bode.
A organização foi do alferes Carlos Silva e, procurando juntar o útil ao agradável, o almoço e convívio foram a bordo do barco S. Cristóvão. Foram 118 os inscritos (militares, esposas, filhos e netos), que se concentraram em frente à Câmara de Ferreira do Zêzere, onde decorreu uma sessão de boas-vindas, com a participação do dr. Hélio Antunes, vereador da Cultura e do Turismo.
Bolo de festa do encontro dos
Cavaleiros do Norte de Santa Isabel
A chamada, felizmente, não teve faltas e os «santa isabéis» partiram para o Lago Azul, onde embarcaram para mais de quatro horas de passeio e comes e bebes, num convívio que certamente ficará na memória de todos. Grande dia!!!...
O próximo operacional de serviço será o (atirador de Cavalaria) Manuel Cordeiro Pedroso, o Batalha, que organizará o encontro de 2017, na zona da... Batalha, secretariado pelo (enfermeiro) Floro Gomes Teixeira.
Há 41 anos, Carmona continuava uma cidade tensa, mas controlada. «Cabe aqui afirmar-se, em relação às NT, que a calma demonstrada, o sangue frio posto, o verdadeiro espírito de missão, o espírito de sacrifício mostrado, são garantes da sua tenacidade e forme certeza de que nelas - no BCAV. 8423 - está verdadeiramente imbuído o sentido de grandeza próprio do consciente desinteressado e leal desejo de cumprir a missão que lhe está imposta no processo de descolonização», lê-se no Livro da Unidade.
O furriel Rodrigues, da 1ª. CCAV.
8423, já no quartel da ZMN, há 41 anos
A 7 de Junho de 1975, hoje se passam 41 anos, era certo que «as forças do MPLA foram expulsas, recolhendo aos quartéis portugueses». Mas aumentavam os problemas de abastecimento, agudizados por «estarem cortadas as ligações rodoviárias com Luanda», como noticiava o Diário de Lisboa desse dia. O abastecimento (militar) foi feito, por esta altura, por aviões da Força Aérea.
A 1ª. CCAV. 8423, comandada pelo capitão miliciano Davide Castro Dias e ao tempo aquartelada no Songo (depois de Zalala e Vista Alegre/Ponte do Dange), começou a rodar para Carmona a 6 de Junho (completando a 12). Ficou instalada no espaço da extinta ZMN.


Sem comentários:

Enviar um comentário