Cavaleiros do Norte do PELREC. De pé, 1º. cabo Almeida (falecido a 28/02/2009, de doença e em Pena-
macor), Messejana (f. a 27/11/2009, em Lisboa e de doença), Neves, 1º. cabo Soares, Florêncio, António,
Marcos, 1º. cabo Pinto, Caixarias e 1º. cabo Florindo (enfermeiro). Em baixo, Vicente (f. a 21/01/1997,
de doença e em Vila Moreira, Alcanede), furriel Viegas, Francisco, Leal (f. a 10/06/2007, de doença e em
Pombal), 1º. cabo Oliveira (TRMS), 1º. cabo Hipólito, Aurélio (Barbeiro), Madaleno e furriel Neto
Alvor, há 42 anos: Almeida Santos, Mário Soares, Jonas Savimbi (UNITA), Holden Roberto (FNLA), Costa Gomes, AgostinhoNeto (MPLA) e Rosa Coutinho |
«Os termos da negociação da independência de Angola polarizaram todas as atenções», refere o Livro da Unidade, na história escrita que faz da abertura daquele mês de há 42 anos.
O Diário de Lisboa de 15/01/1975 |
Governo de Transição
e Presidente de Angola
O dia, por coincidência, era o último da Cimeira do Alvor e pré-conheciam-se algumas decisões do acordo que ira ser assinado às 20 horas.
Albino A. Almeida |
Vasco V. Almeida |
Manuel A. R. Oliveira |
«A retirada das tropas portuguesas iniciar-se-á em Junho, devendo estar completa no dia da independência», noticiava o Diário de Lisboa.
Oura notícia relevante era a da eleição do Presidente da República de Angola: «Será na Assembleia Constituinte e tomará posse no próprio dia da independência, assistindo à cerimónia o Chefe de Estado Português», reportava o jornal vespertino da capital portuguesa, precisando que Costa Gomes «permaneceu no Algarve durante toda a Cimeira, acompanhando de perto os trabalhos», mas, curiosamente, com tempo para «dar um passeio pela Praia da Rocha».
Sem comentários:
Enviar um comentário