O Presidente Costa Gomes no Alvor. À frente e sentados: Almeida Santos, Rosa Coutinho, Costa Gomes e Melo Antunes |
Dias de Janeiro de 1975 e da Cimeira do Alvor. A 14, uma terça-feira, ficou a saber-se que o Governo de Transição de Angola seria formado até ao dia 31. E que o acordo entre Portugal e os três movimentos de libertação seria assinado no dia seguinte, às 20 horas.
Que boas notícias chegaram ao Quitexe, a Aldeia Viçosa e Vista Alegre/Ponte do Dange, terras uíjanas de Angola por onde jornadeavam os Cavaleiros do Norte do BCAV.. 8523!!!
Capa do Diário de Lisboa de 14/01/1975 |
Governo de Transição
e Forças Armadas
A constituição do Governo de Transição tinha avançado para uma formação diferente das até aí propostas e discutidas: «Compreenderá três vice-primeiros ministros, um por cada movimento, além do Alto-Comissário, de nomeação Portuguesa». E este não seria Rosa Coutinho, mas antes o brigadeiro Silva Cardoso. Admitia-se, há 42 anos, que os vice-1º.s ministros fossem Lúcio Lara (indicado pelo MPLA), Johny Eduardo (da FNLA e sobrinho do presidente Holden Roberto) e António Vakulukuta (da UNITA). Portugal teria (expectava-se) as pastas ministeriais da Economia e da Informação, enquanto cada um dos três movimentos teriam cinco ministérios.
O futuro Exército teria 36 000 homens: 18 000 de Portugal e 6 000 de cada movimento. Os portugueses, porém, iriam gradualmente abandonando Angola até à data de independência: 11 de Novembro de 1975. O Alto-Comissário Português acumularia com o Comando-Chefe das Forças Armadas, «não sendo de excluir a formação de comissões militares mistas, a exemplo do que tinha acontecido em Moçambique».
O Estrela e a sua «mais-que-tudo», em, 2016, no Encontro de Custóias. Com o Teixeira, o estofador |
Estrela de 23 anos
em terras do Quitexe
A 15 de Janeiro de 1975, há já distantes 42 anos e numa quarta-feira de muito calor e farta saudade, um Estrela alentejano das terras de Campo Maior «amadureceu» e mais brilhou por terras do Uíge, no Quitexe angolano - festejando 24 verdes e viçosos anos!
O Estrela em Luanda, em Agosto de 1975 |
Concluída a missão que nos levou a terras de Angola, a 8 de Setembro de 1975 voltou a Portugal e a Lisboa, à Rua dos Amenos, em Benfica - onde então tinha residência e se adaptou, como todos, ao país novo que viemos encontrar. Actualmente, com uma vida profissional bem cheia, é consultor imobiliário da Remax-Prime da Amadora e nesta cidade vive, onde amanhã, sexyyyygenário!!!! e aos felizes 15 dias de Janeiro de 2017, erguerá a taça para comemorar a bonita e bem vivida idade sénior dos 66 anos. Parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário