domingo, 9 de abril de 2017

3 726 - O blogue nasceu» há 8 anos! Aí está o 9º. ano de memórias dos Cavaleiros do Norte!

Os Cavaleiros do Norte da  CCS do BCAV. 8423 reunidos em Custóias, a 4 de Junho de 2016.
Já «sexYyyyygenários», mas de espírito bem jovem e alma a verter saudades dos mágicos
tempos da jornada africana do Uíge angolano! Mágica e inesquecível!

Cavaleiros do Norte da CCS no encontro de 2009, o primeiro depois da abertura do blogue.
 As três Companhias operacionais também participam activamente deste espaço de memórias.
Zalala, Aldeia Viçosa e Santa Isabel não morrerão! Serão históricas, sempre!
O primeiro post do blogue «Cavaleiros do Norte» foi editado a 9 de Abril de 2009. Hoje se fazem 8 anos!! 
O blogue foi criado para «falar de um tempo memorável das nossas vidas», com depoimentos, histórias e memó-
rias de muitos dos que, como nós, participaram na saudosa - e épi-
ca!!!..., e mági-
O comandante Almeida e Brito e o capitão-médico
Manuel Leal no encontro da CCS de 1996, em Penafiel
ca!!!... - jornada do Uíge angolano.
Muitos desses momentos aqui ficaram registados, reflectindo emoções e memórias de vida! Mais epopeicos, uns; outros mais trágicos e até dramáticos, mas, todos eles, levedaram as pessoas que todos os Cavaleiros do Norte hoje são, quase 42 anos depois do regresso ao chão das nossas terras e ao afecto de familiares e amigos, mas sempre com a saudade de Angola.

Postar para e
memória futura


Capitão A. Oliveira
Este post é o nº. 3 726, diariamente publicados desde 9 de Abril de 2009, e anima-nos a vontade de querer continuar a «alimentar» este espaço de encontro e de memória das 4 Companhias do Batalhão de Cavalaria 8423: 
1 - A Companhia de Comando e Serviços (CCS), comandada pelo capitão António Martins de Oliveira (já falecido), a do Quitexe e depois de Carmona. Teve como 2º. comandante o tenente João Elóiy Borges da Cunha Mora.
Capitão Castro Dias
- A  1ª. CCAV. 8423, comandada pelo capitão miliciano Davide de Oliveira Castro Dias, a da Fazenda Zalala e depois de Vista Alegre e Ponta do Dange, Songo e Cachalonde e Carmona, onde se aquartelou nas instalações da ZMN.
- A 2ª. CCAV. 8423, comandada pelo capitão miliciano José Manuel Romeira Pinto da Cruz, a que esteve aquartelada na vila de Aldeia Viçosa e Destacamento de Luísa Maria, depois no aquartelamento do BC12, na cidade de Carmona;
Cap. José M. Cruz
- A 3ª. CCAV. 8423, comandada pelo capitão miliciano José Paulo de Oliveira Fernandes, a da Fazenda Santa Isabel e depois do Quitexe, antes de chegar a Carmona e ao BC12.
Também as Companhias e Pelotões que integraram os Cavaleiros do Norte: a CCAÇ. 209/RI 21 (a do capitão Paulo e da Fazenda Liberato), a CCAÇ. 4245 de Vista Alegre e o Pelotão de Morteiros 4281 (do alferes João Leite e aquartelada no Quitexe e depois em Carmona), todos desde a primeira hora em que pisámos o chão da terra uíjana. 
Cap. José P. Fernandes
Mais tarde, já em 1975 e devido ao processo de independência de Angola, Acordo do Alvor e implícita rotação das unidades portuguesas, também a CCAÇ. 4741 do Negage e a 1ª. CCAÇ. do BCAÇ. 4911 de Sanza Pombo - para onde foi deslocado o furriel Mota Viana, de Zalala (em Outubro de 1974), e de onde mais tarde veio o também furriel João Domingos Peixoto. Também um grupo de combate do BCAÇ. 5015 (do Songo).


Amazonas do Norte da CCS no Encontro de 2017, a 4 de Junho e em Custóias (Matosinhos) 
Amazonas do Norte de 
todas as quatro
Companhias

As famílias dos garbosos e saudosos Cavaleiros do Norte - das quatro Companhias do BCAV. 8423 - são companhia permanente nas suas vidas, ontem como hoje..., e muitas não falham aos encontros anuais do seu «tropa». São as nossas queridas Amazonas do Norte e excelentes companheiras destas jornadas de convívio e emoções - a que «emprestam» a sua beleza espiritual e física.
O capitão Acácio Luz e a esposa, D. Violontina,
Cavaleiro e Amazona maiores do BCAV. 8423
Os encontros são anuais, por cada Companhia, e reúnem mulheres e filhos, até netos (nalguns casos), todos à volta - a espreitar e a admirar!..., a envolve-
rem-se!... - aqueles tão gratos momen-
tos de permanentes emoções e eterna saudade dos (seus) Cavaleiros do Norte.
O capitão Acácio Luz, o então tenente Luz da secretaria do Comando, é o Cavaleiro do Norte maior da CCS (e do BCAV. 8423), do alto dos seus vigorosos 88 anos acabadinhos de comemorar, a 28 de Março de 2017. 
Alferes A. Garcia
O muito amado oficial sempre se faz acompanhar da sua «mais-que-tudo», a «veterana» Amazona do Norte senhora dona Violontina! Viaja, da Marinha Grande, às vezes do Algarve.
O capitão miliciano médico Manuel Soares Cipriano Leal é outro dos maiores: a 3 de Outubro de 2017, comemorará 89 anos e esteve no encontro de 2016, da CCS e em Custóias (Matosinhos) - com a esposa e filha. Em boa forma, de memória actualíssima e melhor disposição! É de Fafe e mora na Póvoa do Varzim.
Furriel J. Farinhas
A memória e a saudade fazem recordar, sempre e com emoção, alguns Cavaleiros do Norte que a morte já levou do nosso convívio físico: o comandante Carlos José Saraiva de Lima Almeida e Brito (então tenente-coronel e que atingiu a patente de general), o capitão António Martins de Oliveira (que foi promovido a major, já em Portugal), o tenente João Eloy Borges da Cunha Mora e o alferes miliciano António Manuel Garcia - todos oficiais.
Furriel L. Mosteias
A classe de sargentos também já «perdeu» alguns Cavaleiros do Norte: o ajudante Luís Ferreira Leite Machado (da secretaria do Comando do BCAV. 8423) e os 1ºs. sargentos Joaquim António do Aires (mecânico da CCS), Alexandre Joaquim Fialho Panasco (chefe da secretaria da 1ª. CCAV.) e Fernando Mendes Pereira Norte (idem, da 2ª. CCAV.). Também os furriéis milicianos Joaquim Augusto Loio Farinhas e Luís João Ramalho Mosteias (ambos sapadores da CCS), Manuel Dinis Dias, mecânico-auto, e os atiradores de Cavalaria Eusébio Manuel Martins e Jorge António Eanes Barata (da 1ª. CCAV.), Luís Ribeiro Capitão e Victor Mateus Ribeiro Guedes (da 3ª. CCAV.), neles representando todos os Cavaleiros do Norte que já partiram e evocamos na celebração litúrgica dos encontros.
Alberto Marques

Marques de Aldeia Viçosa,
65 anos em Vila Nova de Gaia

O 1º. cabo operador-cripto Alberto Marques, dos Cavaleiros do Norte, festeja 65 anos a 10 de Abril de 2017.
Alberto Joaquim de Oliveira Marques, de seu nome completo, é natural de Mafamude, em Vila Nova de Gaia, e lá voltou a 10 de Setembro de 1975 - depois de cumprida a sua jornada africana de Angola, servindo na 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa. Por lá faz vida fami-liar e profissional e (re)apareceu no encontro de 2016, em Guimarães. Vive em Vila Nova de Gaia e é para lá que «criptamos» o  nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário