sábado, 1 de julho de 2017

3 810 - O acidente do furriel Ferreira, 3 cavaleiros em festa de anos!

Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa, todos furriéis milicianos, em 2014:
Jesuíno Pinto (falecido a 3 de Maio de 2017, em Parada do Gatim, Vila
Verde e de doença), Freitas Ferreira, José Gomes e António Artur Guedes
O furriel miliciano Freitas Ferreira num
momento de viola, em Aldeia Viçosa,
no ano de 1974. Há 43!


O mês de Julho de 1974 começou de maneira menos boa para a 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viosa, devido a um acidente com um UNIMOG, desptado no Quitexe e com dois feridos: o condutor (cujo nome infelzmente não lembramos) e o furriel miliciano Freitas Ferreira.
O 1º. Grupo de Combate de Aldeia Viçosa fazia um patrulhamento, integrado numa coluna comanda-
da pelo capitão José Manuel Cruz, quando o UNIMOG se despistou numa curva para a Fazenda Maria Fernanda.
«Atravessou a estrada e caiu na ravina, eu rebo-
lei até ao fundo, assim como o condutor», recor-
da-se o José Maria Freitas Ferreira, referindo que «não me lembro do nome dele», do condutor.
Ambos ficaram feridos e o furriel com mais gravidade, com uma perna e uma clavícula partidas) de tal forma que viria a ser considerado inapto como atirador de Cavalaria (a sua especialidade) e reclassificado como amanuense, sendo transferido para Luanda.
«Fui contra a minha vontade, pois gostava  mais de ter continuado em Aldeia Viçosa, com os nossos companheiros da Companhia», disse ele, recordando esse dia de há 43 anos. Vive em Costa (Guimarães), onde é profissional da área da auditoria, consultadoria fiscal e contabilidade.
Uma das últimas notícias do A Província de Angola.
A 1 de Julho de 1975 passou a Jornal de Angola. Em
baixo, o cabeçalho do jornal fechado a 30/07/1975


A Província de Angola, 
o ««Jornal de Angola» 

O dia 1 de Julho de 1975, um ano depois, foi o da saída da primeira edição do «Jornal de Angola», que substituiu o «A Província de Angola», o maior diário que então se publicava no futuro país africano de língua oficial portuguesa, encerrado na véspera. Com o mesmo director: Ruy Correia de Freitas.

O jornal teve alguns problemas com os poderes pós-25 de Abril e, pelo menos uma vez, foi alvo de ataque à bomba, por alegadamente apoiar a FNLA. Numa outra altura (porventura entre outras), o director teve de fugir para a África do Sul, neste caso «porque também publicava coisas da UNITA, não era só do MPLA»
Ruy Correia de Freitas retornou a Angola em 1975, de onde saiu para o Brasil, em 1976, e depois para Portugal, em 1979. Faleceu a 16 de Outubro de 2009, de morte súbita e em Sintra.
O último número de "A Província de Angola" saiu a 30 de Junho de 1975.  Nascia o "Jornal de Angola" a 1 de Julho de 1975, hoje se fazem 42 anos.


José J.  P. Freire
de Aldeia Viçosa
Jacinto, Freire e Aires,
Cavaleiros de 65 anos! 

O dia 2 de Julho de 2017 é de aniversário de três Cavalaeiros do Norte, um de cada companhia operacional: fazem 65 anos o Victor Jacinto, o José Freire e o José Aires.
José Pereira da Costa Aires foi soldado de Transmissões da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Zalala. Era da Baixa da Banheira, na Moita, e lá regressou e lá reside.
José P. Aires,
TRMS de Zalala
José Joaquim Pereira Freire foi 1º. cabo clarim da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa. Era natural e residia no lugar de Venda Nova, freguesia de Louredo, concelho de Paredes. Lá regressou a 10 de Setembro de 1975 e neste concelho mora, em Beire.
Victor Manuel Gouveia Jacinto foi soldado condutor da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel. Era de Fazendas de Almeirim e por lá tem feito vida, até aos dias de hoje.
Parabéns para os três. Muitos e bons mais anos de vida para todos!


Sem comentários:

Enviar um comentário