domingo, 2 de julho de 2017

3 811 - A morte, por acidente, do Jorge Grácio, o soldado Spínola!

A Estrada do Café, aqui entre Quitexe e Carmona. A imagem é do (1º. cabo
mecânico de armamento ligeiro) Carlos Alberto Ferreira, da 1ª. CCAV. 8423,
a de Zalala, que por ali passou em Dezembro de 2012
Jorge Custódio Grácio, o Spínola, fale-
ceu de acidente há exactamente 42 anos,
na  estrada entre Quitexe e Carmona


O dia 1 de Julho de 1975, para os Cavaleiros do Norte, foi tristemente assinalado com a morte de Jorge Custódio Grácio, vítima de um acidente de motorizada, na curva da fazenda Pumbaloge, na Estrada do Café e entre o Quitexe e Carmona.
O Grácio era soldado atirador de Cavalaria da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel mas que, ao tempo e já desde 10 de Dezembro de 1974, estava aquartelada no Quitexe. Era popularmente conhecido por Spínola e ali ganhou a Corrida de S. Silvestre, na noite de passagem do ano de 1974 para 1975.
Nesse dia de há 42 anos, ia de boleia para a cidade,
A Estrada do Café. O Quitexe,
em baixo, e Pumbalog
com um empreiteiro civil, de nome Sidónio e numa carrinha 4L (deste), quando, na curva da Fazenda Pumbaloge, lhes apareceu pela frente e contra a mão uma ambulância Land Rover que tinha sido roubada à Delegação de Quitexe. 
O Spínola foi cuspido da 4L e morreu pouco depois - ainda assistido pelo 1º. cabo Coelho (Buraquinho), que o seguia noutra viatura. Também um guerrilheiro da FNLA que ia de boleia com o Sidónio - que ficou (este) caído no alcatrão e com a cabeça aberta.
Jorge Custódio Grácio era natural do Casal das Raposas, em Vieira de Leiria, onde o seu corpo foi deputado, depois de trasladado para Portugal no mesmo avião que transportou a (sua) 3ª. CCAV. 8423. Recordamo-lo com saudade! RIP!!!
Grupo da OPVDCA com uma mulher e filha capturadas
 na Aldeia, pela  CCART 3564, em Novembro de 1973 

A PSP/Guarda Rural
e a OPVDCA

Um ano antes e pelo Quitexe, «o mês come-
çou com a atribuição da responsabilidade operacional da 3ª. e 4ª. Companhias da PSPA/GR e das 3ª. e 4ª. Companhias da PSPA/GR, respectivamente sediadas no Quitexe e Vista Alegre». Por determina-
nação superior, «passaram ao comando 
Organização Provincial
de Voluntários de Defesa
Civil de Angola - OPVDCA
operacional das forças militares em Subsector». Isto é, no caso, ao comando do Batalhão de Cavalaria 8423. 
A Polícia de Segurança Pública de Angola/Guarda Rural passou-me despercebida no Quitexe, embora há uns 3 anos e por ser amigo do 1º. cabo Fernando Soares (PELREC) dela tenha falado com um agente lá contemporâneo e que mora no Laranjeiro, em Almada.
A Organização Provincial de Voluntários e Defesa Civil de Angola (OPVDCA) tinha quartel na saída do Quitexe para Carmona, ao lado direito. Era um corpo de voluntá-
rios (de ambos os sexos) que auxiliava as Forças Armadas, directamente subordinado ao Governador Geral de Angola e, por esta via, aos Governos Provinciais.
Polícia de Segurança Pú-
blica de Angola - PSPA
Também pouca actividade recordo desta força, embora a memória tenha presente o incidente de uma noite em que, cumprindo ordens, fomos ao quartel e lá fomos recebidos muito pouco simpaticamente, chegando a haver armas empunhadas. 
O blogue «CART 3564 - Os Furões», que citamos, faz alusão à OPVDCA do Dambi/Quitexe e publica uma foto de Novembro de 1973, com uma mulher e filha capturadas numa sua operação de assalto ao quartel Aldeia, da FNLA. O autor do blogue (o alferes Óscar Santos) refere que algumas das suas unidades eram «compostas só por mulheres»A imagem, aliás, mostra um grupo OPVDCA com várias mulheres!
- «A morte do soldado Jorge Grácio,
o Spínola», por Alfredo Coelho 
(Buaraquiho). - Ver AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário