O Governo de Transição de Angola tomou posse a 31 de Janeiro de 1975, há 43 anos! Foto do jornal "A Província de Angola", de 1 de Fevereiro de 1975 |
Os membros do Governo de Transição de Angola, um a um. Clicar na imagem para a ampliar. Imagem da revista «Notícia» (de Luanda) |
A Escola de Recrutas do Batalhão de Cavalaria 8423 foi visitada a 31 de Janeiro de 1974, pelo coronel Paixão, da Arma de Infantaria e quadro superior da Inspecção Geral de Educação Física do Exército (IGEFE).
Os futuros Cavaleiros do Norte estavam aquartelados no Destacamento do RC4, no Campo Militar de Santa Margarida e na quarta semana da Escola de Recrutas
Silva Cardoso, Alto Comissário, na sua chegada a Luanda, em Janeiro de 1975 |
Governo de Transição
de Angola
Um ano depois, em Luanda, tomava posse o Governo de Transição de Angola, nos termos do Acordo do Alvor.
Era assim formado, por cada uma das 4 partes envolvidas:
- PORTUGAL: Silva Cardoso (Alto Comissário) e Ministros Vasco Vieira de Almeida (Economia), Albino Antunes da Cunha (Transportes e Comunicações) e Manuel Alfredo Resende (Obras Públicas, Habitação e Urbanismo).
- MPLA: Lopo do Nascimento (Colégio Presidencial), ministros Manuel Rui (Informação), Saidy Mingas (Planeamento e Finanças) e Diógenes Boavida (Justiça); Secretários de Estado Augusto Lopes Teixeira (Indústria e Energia), Cornélio Caley (Trabalho) e Henrique Santos (Interior).
-UNITA: José N´Dele (Colégio presidencial), ministros Eduardo Wanga (Edu-
cação), António Dembo (Trabalho) e Jeremias Chitunda (Recursos Naturais), e Secretários de Estado Jaka Jamba (Informação) e João Wayken (Interior).
- FNLA: Johnny Eduardo (Colégio Presidencial), ministros Kabaneu Sahude (Interior), Samuel Abrigada (Assuntos Sociais) e Mateus Neto (Agricultura) e Secretários de Estado Graça Tavares (Comércio), Hendrick Vaal Neto (Informa-
ção) e Baptista Nvugulu (Trabalho).
Vasco Vieira de Almeida, o futuro Ministro da Economia, em representação do Governo Português, só na semana seguinte seguiu para Luanda.
Ver o Diário de Lisboa desse dia e também do dia seguinte.
Eira de Zalala, 66
anos em Vila de Rei!
O soldado Eira foi atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, e festeja 66 anos a 1 de Fevereiro de 2018.
Celestino Baptista Marques da Eira integrou o 1º. grupo de combate, comandado pelo alferes miliciano Mário Jorge de Sousa, com os furriéis Victor Costa, Baldy Pereira e Évora Soares. É natural de Lousa, da freguesia e concelho de Vila de Rei, a que regressou a 9 de Setembro de 1975, no final da sua comissão de serviço. Para lá vai o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário