Carmona, a Zona Militar Norte (ZMN), onde o comandante Almeida e Brito esteve há 43 anos |
O tenente-coronel Carlos José Saraiva de lima Almeida e Brito deslocou-se a Carmona no dia 25 de Fevereiro de 1975, para, na Zona Militar Norte (ZMN), parti-
cipar em mais «uma reunião de traba-
lho» com vista à então cada vez mais provável rotação do BCAV. 8423 para aquela cidade e para o BC12.
O que há semanas se murmurava a rota-
Almeida e Brito. Cmdt. do BCAV. 8423 |
Ao tempo, os comandos militares angolanos optaram por «ul-
timar os aspectos da rendição do BC12», que ia ser (foi) extinto, e, afinal e na prática, substituído pelo BCAV. 8423 - que era comandado, precisamente, pelo tenente-coronel Carlos José Saraiva de Lima Almeida e Brito.
Notícia do Diário de Lisboa de há 43 anos sobre os incidentes em Angola |
incidentes por Angola!
Os tempos de há 43 anos iam serenos pelos chãos do Uíge, a tropa portuguesa mantinha a segurança e a paz públicas, mas o mesmo não acontecia por outras bandas de Angola.
As greves em Luanda tornavam tenso o meio urbano e, naturalmente, pertur-
bavam o normal funcionamento do porto e os representantes dos trabalhado-
res apresentaram reivindicações ao Governo e a MPLA, FNLA e UNITA.
A cidade de Salazar (depois, N´Dalatando), não muito longe de Carmona, era palco de incidentes: forças do MPLA cercaram a delegação da FNLA, aos gri-
tos de ordem («abaixo a FNLA imperialista»...), e registaram-se dois mortos civis (um branco e um negro) e dois feridos.
Nova Lisboa, a capital do Huambo, e depois rebaptizada com este nome, no centro do imenso território angolano, foi cenário de «novos combates que opuseram a Facção Chipenda a guerrilheiros do MPLA».
«Registou-se um morto», noticiava o Diário de Lisboa, acrescentando que no Quifangongo, onde houve um juramento de bandeira do Esquadrão Valório, do MPLA, se registaram incidentes entre as mesmas forças, deles resultando um morto.
... e em 2017 |
Ângelo Simões Teixeira em 1974 |
Teixeira de Santa Isabel
apresentou-se no RC4!
O soldado Teixeira, de transmissões, apresentou-se em Santa Margarida a 25 de Fevereiro de 1974, «por ter sido nomeado para servir no ultramar, com destino à 3ª. CCAV. 8423 do BCAV. 8423/74/RC4».
Ângelo Simões Teixeira rodou do Regimento de Infantaria 1, em Tavira, nessa segunda-feira de há 44 anos, e era natural e residente no lugar de Amoreira Ci-
meira, na freguesia de Portela do Fogo, do concelho de Pampilhosa da Serra. Lá voltou a 11 de Setembro de 1975, no final da comissão em Angola e, actual-
mente, faz vida pessoal e profissional em Alverca do Ribatejo - onde é comer-
ciante da área do calçado, os Armazéns Sitex.
Sem comentários:
Enviar um comentário