domingo, 7 de outubro de 2018

4 263 - Vida calma mas trabalhosa pelas bandas do Uíge angolano!

O então major Ornelas Monteiro, à esquerda, a 10 de Junho de 1973 e nos Açores, quando foi condecorado
com Medalha de Prata de Serviços Distintos, com palma. Foi 2º. comandante do BCAV. 8423 até às
vésperas da partida para Angola, quando foi deslocado para a Guiné e integrou o MFA local
O edifício que serviu de Comando do BCAV. 8423,
na avenida do Quitexe e em versão relativamente  actual


Os primeiros dias do mês de Outubro de 1974, o quinto da jornada africana dos Cavaleiros do Norte por Angola e terras do Uíge, foram relativamente tranquilos, embora ocupados.
«A vida operacional continuou a carac-
terizar-se por intensa actividade de patrulhamentos, nomeadamente orien-tados para a obtenção da liberdade dos itinerários», reporta o Livro da Unidade, referindo, também, que se caracterizou, aliás, «por três acontecimentos a mais elevada importância»:
1- O  cessar-fogo, ainda não oficial, mas anunciado publicamente no dia 15, pela FNLA - o movimento de libertação presidido por Holden Roberto.
2 - O êxodo maciço dos trabalhadores das fazendas, o que afectava o poderio económico do concelho do Quitexe e outros, grandes produtores de café.
3 - O desarmamento dos milícias rurais, a partir do dia 21 de Outubro de 1974.
Qualquer um destes acontecimentos «não tocou directamente» a vida dos Ca-
valeiros do Norte e para o primeiro, aliás, havia já  até «uma plataforma de entendimento que levava à paragem das hostilidades entre as NT e a FNLA» - que era o movimento de libertação (dos três) mais implantado no Uíge.
Ornelas Monteiro
major de Cavalaria
Notícia do Diário de Lisboa
 sobre a posse de Almeida
 e Brito e Ornelas Monteiro

Coronel Ornelas Monteiro
faria hoje 87 anos !

O coronel José Luís Jordão Ornelas Mon-

teiro faria hoje 87 anos. Hoje, dia 7 de Outubro de 2018. Faleceu há 7: a 17 de Julho de 2011.
Major de Cavalaria, ao tempo, foi 2º. co-
mandante do BCAV. 8423, adjunto do tenente-coronel Almeida e Brito. Em vésperas da partida para Angola, foi «desviado» pelo Conselho da Revolução e mandado para Bissau - servindo no Comando Chefe das Forças Armadas da Guiné e participando directamente no processo de descolonização da antiga colónia portuguesa.
A 26 de Dezembro de 1975, foi colocado no Regimento de Polícia Militar, em Lisboa, como 2º. comandante e adjunto do tenente coronel Carlos Almeida e Brito. O nosso (e dele) comandante dos Cavaleiros do Norte.
Seguiu a carreira militar até à aposentação e faleceu a 17 de Julho de 2011, vítima de doença. Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!


Azevedo de Santa Isabel,
66 anos em Oliv. Frades

O atirador de Cavalaria João Azevedo foi soldado da 3ª. CCAV. 8423 e faz 66 anos a 7 de Outubro de 2018.

João Luís Pinto Azevedo, de seu nome completo, foi Cavaleiro do Norte da guar-nição da Fazenda Santa Isabel, comandada pelo capitão miliciano José Paulo Fernandes, e, ao tempo, residia na Rua Cândido dos Reis, na cidade da Amado-
ra. Lá voltou a 11 de Setembro de 1975, no final da sua jornada angolana do Uíge. Vive agora no Bairro da Remolha, freguesia e concelho de Oliveira de Frades, distrito de Viseu, para onde vão os nossos parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário