Imagem e legenda do Diário de Lisboa de 12/12/1974 |
Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 souberam, a 12 de Dezembro de 1974, uma quinta-feira de há 44 anos e pela imprensa diária, que a cimeira entre o MPLA, a FNLA e a UNITA seria «antes do Natal», muito embora Melo Antunes, ministro sem pasta do Governo de Portugal, considerasse «prematuro indicar desde já o dia e local em que se verificará a reunião».
O objectivo do encontro era preparar a formação do Governo de Transição de Angola e o Diário de Lisboa desse dia antecipava que «o Governo Português propôs que a cimeira se realize antes do Natal e no arquipélago dos Açores» - provavelmente na Ilha Terceira.
A delegação portuguesa ainda não estava formada, mas era certa a participa-
ção dos ministros Ernesto Melo Antunes (sem pasta) e António Almeida San-
tos (da Coordenação Inter-Territorial), admitindo-se que o general Francisco da Costa Costa Gomes estar presente no final dos trabalhos. Era o então Presi-
dente da República de Portugal.
O mesmo dia foi tempo para, de manhã e em Lisboa, uma delegação do MPLA, liderada por Paulo Jorge, responsável pelas Relações Exteriores do movimen-
to presidido por Agostinho Neto, se reunir com dirigentes do PCP. O Comité de Acção de Lisboa, do MPLA, esteve representado pelo escritor Luandino Vieira, Ilídio Machado (um dos fundadores do movimento) e Arménio Ferreira.
Lá pelo Uíge angolano, os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 continuavam muito expectantes quanto ao desenvolvimento do processo de descoloniza-
ção. Quanto mais rápido fosse, mais depressa regressariam a Portugal e aos seus chãos natais e afectos familiares. Mal imaginavam quanto tempo ainda continuariam na sua jornada africana.
Emanuel Miranda dos Santos, 1º. cabo da CCS, do Quitexe |
Emanuel, 1º. cabo da CCS,
66 anos nos Estados Unidos!
O 1º. cabo Emanuel Miranda dos Santos, da CCS do Quitexe, festeja 66 anos a 12 de Dezembro de 2018.
Escriturário de especialidade, trabalhou na Secção de Informação e Operações do BCAV. 8423, o que lhe valeu louvor por ter «demonstrado a maior dedicação pelo serviço, sempre pronto a cumprir quaisquer tarefas, por vezes em prejuízo do merecido descanso».
O louvor foi proposto pelo capitão José Paulo Falcão, oficial de operações do BCAV., e considerava também que «é de realçar a acção desenvolvida como encarregado do SPM do Batalhão, a que facilmente se adaptou e onde desenvolveu actividade muito meritória».
O Emanuel regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, fixando-se na Gafanha da Boa Hora, em Vagos, de onde mais tarde saiu para a Venezuela e daqui transitando para os Estados Unidos - onde é empresário do sector dos transportes, em South River, e para onde vai o nosso abraço de parabéns!
Santos, o Plateias de Zalala |
Costa, o Plateias de
Zalala, faria 66 anos !
Carlos Alberto da Costa Santos, o Plateias, foi atirador de Cava-
laria da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, e faria 66 anos a 12 de De-
zembro de 2018. Faleceu há 3 anos!
Atirador de Cavalaria, regressou a Portugal a 9 de Setembro de 1975, no final da sua jornada angolana do Uíge, fixando-se no seu natal lugar de Pisões, freguesia de Pataias, no município de Alcobaça. Pouco mais sabemos dele, a não ser que, por doença, faleceu a 22 de De-
zembro de 2015. Hoje e aqui o recordamos com saudade! RIP!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário