O mês de Dezembro de 1974 foi tempo de chegada, à 1ª. CCAV. 8423 e em data indeterminada, do furriel miliciano João Rito, que rendia o também furriel mili-
ciano Mota Viana - que a 22 de Outubro tinha sido transferido para a 1ª. CART. 6321/73 «em diligência e por motivo disciplinar».
João Carlos Marques Rito, de seu nome completo, rodava de Casage, onde era quadro da 1ª. CCAÇ. do Batalhão de Ca-
Furriel João Rito |
ros do Norte de Zalala, julgamos, então se aquartelavam em Vista Alegre e Ponte do Dange.
Natural de Salgueira, da freguesia de Freixianda, no mu-
nicípio de (Vila Nova de) Ourém, lá voltou e por lá fez a sua vida, celibatário por opção (embora se lhe reconhe-
çam algumas paixões) e trabalhando na área das resinas.
A 17 de Maio de 2008, já lá vão 10 anos e em circunstâncias que nunca foram bem esclarecidas, o seu cadáver apareceu abandonado numa estrada de Al-
bergaria dos Doze - ainda hoje não se sabendo se ali foi atropelado e não as-
sistido, ou se, morto noutro lado, ali foi deixado por quem (sabe-se lá quem...) o terá vitimado. Nunca se saberá o que na verdade aconteceu!
O blogue Cavaleiros do Norte, que hoje aqui o evoca, curva-se ante a sua me-
mória. Paz à sua alma! Até um destes dias, companheiro!!! RIP!!!
Ordem de Serviço nº. 291 com a mobilização de vários furriéis do BCAV. 8423 |
Mobilização de 60
furriéis do BCAV. 8423
A Ordem de Serviço nº. 291, do Regimento de Cavalaria nº. 4, em Santa Margarida e datado de 13 de Dezembro de 1973, há 45 anos!!!..., publicou a nomeação «para servir no Ultramar e com destino ao BCAV. 8423/73/RC4», de 4 futuros furriéis milicianos aquartelados no CIOE, em Lamego. Além de outros.
Três deles, eram de Operações Especiais (os Rangers) e para a CCS: José Monteiro, Viegas e Francisco Neto. E um de Transmissões e para a 2ª. CAV. 8423: António Rebelo.
A mesma OS dava conta de uma mão cheia de outros futuros furriéis milicianos, então colo-
cados em diversas unidades militares de todo o Portugal e para as quatro Companhias do BCAV. 8423:
- CCS, a do Quitexe António Lopes (enfermei-
ro), José Pires e Nelson Rocha (TRMS), Fran-
cisco Dias (vagomestre), Joaquim Farinhas, Cândido Pires e Luís Mosteias (Sapadores), António Cruz (Rádio-montador), Francisco Bento (Informações) e José Carlos Fonseca (Amanuense).
Joaquim Farinhas e Luís Mosteias já faleceram, ambos de doença.
- 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala: José Nascimento (vagomestre), Jorge Barreto (enfermeiro), João Dias (TRMS), Manuel Pinto (Operações Especiais), Mota Via-
na, José Louro, Américo Rodrigues, Baldy Pereira, Eusébio Martins, Vitor Cos-
ta, João Aldeagas, Jorge Barata e Plácido Queirós (atiradores de Cavalaria).
Eusébio Martins, Jorge Barata e Américo Rodrigues já faleceram.
- 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa: Abel Mourato (vagomestre), Carlos Letras (Operações Especiais), José Maria Ferreira, José Gomes, José Manuel Costa, António Cruz, António Guedes, José Fernando Melo, João Brejo e António Chitas (todos atiradores de Cavalaria).
A lista incluía Jaime Silvério (enfermeiro), José M. S. Gomes (atirador de Cava-
laria, da incorporação de 1971) e Mário Santos (atirador de Cavalaria), que, por qualquer razão, que desconhecemos, não integraram a 2ª. CCAV. 8423.
- 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel: Agostinho Belo (Vagomestre), Ângelo Ra-
biço (Enfermeiro), João Cardoso (TRMS), Victor Guedes (Armamento Pesado) e, atiradores de Cavalaria, António Flora, José Querido, Graciano Silva, José Fernando Carvalho, Alcides Ricardo, Delmiro Ribeiro, António Luís Gordo, Grenha Lopes e António Fernandes.
O Manuel Quaresma da Silva em santa Isabel |
M. Quaresma Silva (1975) |
Quaresma, 1º. cabo de Santa
Isabel, faria 66 anos !
O 1º. cabo Manuel Quaresma da Silva, da 3ª. CCAV. 8423, a dos Cavaleiros do Norte de Santa Isabel, faria 66 anos a 13 de Dezembro de 2018. Faleceu a 6 de Fevereiro de 2004.
Apontador de morteiros, de especialidade militar, e natural e residente em Cacia, Aveiro, lá regressou a 11 de Setembro de 1975, no final da sua comissão militar em Angola. Por lá fez vida mas não resistiu a doença incurável.
«Recordo-me dele como pessoa discreta, amiga do seu amigo e cumpridora das tarefas de que foi incumbido», aqui o lembrou o 1º. cabo Manuel Deus, seu companheiro de jornada em Santa Isabel, em depoimento de 2010 e formulando o desejo de que «repouse em paz, pois a doença de que padeceu certamente lhe terá causado grande sofrimento». Hoje o recordamos com saudade. RIP!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário