domingo, 10 de fevereiro de 2019

4 377 - A 2ª.-feira de Carnaval de 1975 dos Cavaleiros do Norte

Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa: Joaquim Henrique Ferreira Pereira
Verde (atirador de Cavalaria,  que hoje festeja 67 anos em Leiria), 1º. cabo José Freire (clarim) e
Oliveira (condutor). Aqui no encontro de 2014, em Valongo
Jonas Savimbi, presidente da UNITA


A segunda-feira de Carnaval de 1975, dia 10 de Fevereiro de há 44 anos, foi passa-
do na paz dos anjos pelas bandas do Uíge angolano, por onde jornadeavam os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 - a CCS e a 3ª. CCAV. 8423 na vila do Quitexe, a 2ª. CCAV. 8423 em Aldeia Viçosa, a 1ª. CCAV. 8423 em Vista Alegre e Ponte do Dange.
O Uíge, a vermelho, no norte
de Angola, «terra» dos
Cavaleiros do Norte
O dia, uma segunda-feira, era o do meio de dois dias fartos da festa carnavalesca desse ano mas os Cavaleiros do Norte - Domingo Gordo e Dia de Entrudo, 3ª. feira. Mas era também o único (todas as 2ªs.-feiras) em que não havia correio de Portugal e, por isso mesmo, as informações que nos chegavam era limitadas. No entanto, a imprensa escrita de Angola dava conta da realização, em Nova Lisboa (actual Huambo), e na véspera, da Conferência Magna da UNITA, presidida por Jonas Savimbi e exigindo do Governo de Transição «prioridade na resolução do problema das terras», com isso directamente questionando «as áreas que tenham sido distribuídas aos colonos brancos» pela administração portuguesa.
Outra decisão importante da Conferência Magna unitista foi a de «criar um centro de administração política» e também um «serviço de segurança» para as áreas libertadas pela mesma UNITA, neste caso procurando assegurar «um processo de descolonização pacífico, metódico e democrático».
A influência da UNITA na área de acção dos Cavaleiros do Norte era praticamente inexistente. A FNLA era o movimento dominante no Uíge.
Joaquim Verde

Verde de Aldeia Viçosa,
67 anos em, Leiria !

O atirador de Cavalaria Joaquim Verde, da 2ª. CCAV. 8423, festeja 67 anos a 10 de Fevereiro de 2019.
Joaquim Henrique Ferreira Pereira Verde é o seu nome com-
pleto e regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, depois de 15 meses de comissão militar por terras do norte de Angola. Fixou-se no lugar de Casal da Cortiça, na freguesia de Barreira, município de Leiria. 
A vida «levou-o», entretanto, para Vale do Gracioso, da freguesia de Azóia, também em Leiria, ali bem próximo, onde actualmente  reside e para onde vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário