O capitão Castro Dias, comandante da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, e o alferes João Machado, 2º. comandante da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa. Ambos milicianos |
Castro Dias |
O dia 11 de Maio é de fes-
ta para vários Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423. De anos vários natais: ca-
pitão miliciano Castro Dias (73), padre-dr. Albino Capela (77), furriel Frei-
tas Ferreira e soldados Fernandes, Guer-reiro e Caetano (67).
O mesmo dia de há 45 anos foi um sábado e o primeiro dos últimos dias de férias pré-embarque para Angola, imediatamente após a IAO de Santa Margarida. E de aniversários «distribuídos» por vários pontos do Portugal multi-continental de então.
1 - CASTRO DIAS. Davide de Oliveira Castro Dias, comandante da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, e ao tempo morador em Rio Tinto, nos arredores do Porto.
O seu comando mereceu louvor porque «soube sempre orientar a sua subunidade para o cumprimento das suas missões, muito embora nem sempre as circunstâncias fossem favoráveis, quer devido ao isolamento inicial em que a companhia viveu, quer depois, devido a ter transitado para zonas particularmente delicadas, aonde foi zelador do cumprimento do processo de descolonização, o que nem sempre foi fácil de conseguir».
O padre Albino Capela num baptizado do Quitexe, crian- ca da Família Rei |
cada, não olhando aos esforços pedidos (...), procuran-
do sempre as melhores soluções para os problemas em discussão, torneando as dificuldade logísticas por vezes vividas, de modo a obter as melhores condições de vida para os seus subordinados».
Licenciado em engenharia geológica, exerceu o profes-
sorado e destacou-se como dirigente sindical (Sindica-
O dr. Albino Capela, com a dra. Margarida Cruz, esposa do al- feres Cruz, no encontro de Santo Tirso, em 2015 |
O furriel Freitas Ferreira nu momento musical |
A 1 de Julho de 1974, sofreu um acidente no decorrer de um patrulhamento, quando se despistou um Unimog numa curva do Quibaxe (para a fazenda Maria Fernan-
da), caindo ele e o condutor por uma ravina. Os feri-
mentos sofridos foram de tal ordem que foi reclas-
sificado como amanuense e colocado em Luanda.
O Freitas Ferreira trabalha na área da auditoria, con-
tabilidade e consultadoria fiscal e reside em Costa (Guimarães) e é participante activo dos encontros
Fazenda de Zalala, a da 1ª. CCAV. 8423 |
4 - FERNANDES. Jaime Galvão Fernandes, soldado condutor auto-rodas da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala. Desconhece-se a data do seu regresso a Portugal, sendo certo que não consta a lista desta CCAV., que voltou no dia 9 de Setembro. O furriel João Dias
José Caetano, clarim da CCS e adepto do Boavista |
5 - GUERREIRO. José Casimiro Rodrigues Guerreiro, soldado atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa. Rodou para a 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, em Outubro de 1974, por razões disciplinares.
É de Olhão, onde regressou a 9 de Setembro de 1975.
6 - CAETANO. José António Cardoso Caetano, soldado clarim da CCS, a do Quitexe, é natural do Bairro do Bonsucesso, no Porto - aonde regressou a 8 de Setembro de 1975. Nasceu a 11,mas só foi registado a 25 de Maio de 1952. Tem duas datas de nascimento festeja a dobrar. Mora actualmente na rua das Oliveiras, em Vila Nova de Gaia, onde hoje festeja os 67 anos.
Marques de Zalala faria 67
anos, faleceu em 2009!
O soldado clarim Marques, da 1ª. CCAV. 8423, também faria 67 anos a 11 de Maio de 2019. Faleceu a 20 de Dezembro de 2009.
João Nunes Marques era natural de Vale de Coelheiro, da freguesia de Santo André dos Toseiros, do município de Castelo Branco, e lá se fixou a 9 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana do Uíge angolano. Não sabemos a razão da sua morte, mas hoje o recordamos com saudade! RIP!
Sem comentários:
Enviar um comentário