A Casa dos Furriéis, à esquerda, e secretaria da CCS dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, no Quitexe |
A sexta-feira de 24 de Maio de 1974 foi tempo de mais notícias de Angola, para onde a CCS iria partir a 27, a segunda-feira seguinte. Seria, afinal, no dia 29 desse mês de há 45 anos!
A imprensa do dia noticiava a chegada, a Lusaka e no dia seguinte, de Mobutu Sese Seko, presidente do Zaire da Organização de Unidade Africana (OUA), que lá iria reunir com Julyis Nyerere, presidente da Tanzânia, e Holden Roberto, líder da FNLA, para analisar a situação política de Angola. A Luanda e no dia 23 de há 45 anos, chegava António Almeida Santos, ministro português da Coordenação Inter-Territorial, que viajava da Beira (Moçambique) e «recebido por uma grande multidão, incluindo dirigentes militares, civis, políticos e homens de negócios, tanto brancos como negros».
«É preciso que todos nos ajudemos uns aos outros a construir os caminhos do futuro, que são necessariamente os caminhos da paz», disse Almeida Santos, na sua chegada a Luanda.
Era para essa Angola que os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 faziam vésperas de partida. Há 45 anos! O tempo voou!
O soldado clarim José Caetano e o furriel Viegas no estádio do Bessa e Agosto de 2016 |
Caetano, clarim da CCS,
67 anos em VN de Gaia !
O soldado clarim Caetano, da CCS dos Cava-
leiros do Norte do BCAV. 8423, festeja 67 anos a 25 de Maio de 2019, repetindo os mesmos anos de 10 de Abril: respectivamente, os dias de nascimento e de registo.
José António Cardoso Caetano, de seu nome completo, é oriundo da cidade do Porto e lá voltou a 8 de Setembro de 1975, no final da sua (e nossa) comis-
são militar em Angola, por terras do Uíge. Já aposentado, mora agora em Vila Nova de Gaia, na Rua das Oliveiras, para onde vai o nosso abraço de parabéns. A dobrar, no seu caso!
A Fazenda Santa Isabel |
Ferrão, cozinheiro de Santa
Isabel, 67 anos em Seia !
O soldado cozinheiro Mário Jorge da Costa Ferrão, da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, festeja 67 anos a 26 de Maio de 2019.
Cavaleiro do Norte da Companhia comandada pelo capitão miliciano José Paulo Fernandes, também jornadeou pela vila do Quitexe e cidade de Car-
mona, tendo regressado a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, no final da sua comissão militar africana por terras do norte de Angola. Morador em Pa-
ranhos da Beira, no município serrano de Seia, para lá «cozinhamos» o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário