sábado, 25 de maio de 2019

4 432 - A necessidade de unificação dos movimentos de libertação de Angola!

O tenente-coronel de Cavalaria Carlos Almeida e Brito, comandante do BCAV. 8423, e os alferes milicia-
nos João Machado, de Operações Especiais, os Rangers (que amanhã festeja 67 anos,  Amadora) e
Jorge Capela, atirador de cavalaria, ambos da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa
Os alferes milicianos António Garcia (falecido a 02/11/1979,
de acidente), Jaime Ribeiro e António Albano Cruz e
o capitão António Oliveira, comandante da CCS

Aos 25 dias de Maio de 1974, antevés-
pera da anunciada (e não concretizada) partida da CCS para Angola, reuniram em Lusaka os presidentes Mobutu Sese Seko (do Zaire), Kenneth Kaunda (da Zâmbia) e Holden Roberto (da FNLA) para «conversações relativas ao futuro de Angola e à nova política portuguesa relativamente as seus territórios em África».
Os temas dominantes, segundo o Diário de Lisboa desse tempo, tinham a ver com «a necessidade de unificação dos movimentos de guerrilheiros» e eram três em Angola, o MPLA, a FNLA e a UNITA - e, por acréscimo, «a boa vontade e prontidão para dar início às conversações sobre a independência, se os termos forem justos e aceitáveis».
A dois dias da partida da CCS, os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 interessavam-se por tudo o que fosse notícias da actualidade angolana. A CCS do capitão António Martins de Oliveira (do SGE), que se viria a aquartelar no Quitexe, assim como as três Companhias operacionais, comandadas por capi-
tães milicianos: a 1ª. CCAV. 8423, de Davide Castro Dias e da Fazenda Zalala; a 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa e de José Manuel Cruz; e a 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel e de José Paulo Fernandes.
João Machado
alferes miliciano

Alferes Machado, 67
anos na Amadora !

O alferes miliciano Machado, da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, festeja 67 anos a 26 de Maio de 2019.
João Francisco Pereira Machado foi especialista de Opera-
ções Especiais (Rangers) e «pelas qualidades demonstradas no decurso da sua comissão de serviço na RMA» foi louvado pelo Comando Territorial de Carmona, por proposta do tenente-coronel Carlos Almeida e Brito, comandante do BCAV. 8423.
O louvor refere as suas funções de comandante de um Grupo de Combate da 2ª. CCAV. 8423 e «posteriormente como adjunto do comandante de Compa-
nhia», sublinhando que «cotou-se como um bom oficial (...), de elevado senti-
do de servir e de extrema dedicação», nomeadamente, precisa o documento,  «merecendo destaque a sua actuação no decurso dos graves incidentes vividos na cidade de Carmona no mês de Junho».
O alferes João Machado regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, fixando-se em Lisboa, depois fazendo carreira profissional como quadro da Autoridade Tributária (Finanças). Já aposentado, mora agora na Amadora, para onde vai o nosso abraço de parabéns!  
Fazenda Santa Isabel

Oliveira de Santa Isabel,
67 anos em Guimarães !

O soldado Fernando da Silva Oliveira, apontador de morteiros da 3ª. CCAV. 8423, comemora 67 anos a 26 de Maio de 2019.
Cavaleiro do Norte da Fazenda Santa Isabel, depois do Quitexe e de Carmona, do comando do capitão miliciano José Paulo Fernandes, regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, fixando-se em Sub-Estrada, da freguesia de Nespereira, em Guimarães. É lá que vive e é para a que vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário