Parada do BC12, em Carmona e nos trágicos primeiros dias de Junho de 1975, há 44 anos e com os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 a apoiar a comunidade civil uíjana |
Um helicóptero da Força Aérea Portuguesa a aterrar na parada do BC12, em Carmona, para apoiar a comuni- dade civil uíjana (ao fundo, alguns dos civis) |
A imprensa portuguesa dava conta, a 7 de Junho de 1975, da situação em Ango-
la e, quanto a Carmona, noticiava que «as forças do MPLA foram expulsas, escolhendo aos quartéis portugueses».
«Os problemas estão a aumentar, em face da falta de abastecimentos, o que se agudizou, uma vez que estão cortadas as comunicações rodoviárias com Luanda», reportava ao Diário de Lisboa de há 44 anos, referindo-se ao Uíge angolano, a sua capital e principais vilas. O que era literalmente verdade.
Tinham passado os piores e mais trágicos dias da capital do Uíge - e seu dis-
trito... - e, por esse tempo, os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 continuavam «a viver momentos difíceis, preocupantes em todos os aspectos». Momentos que o livro «História da Unidade« sublinha que «vale a ena viver, dadas as certezas de que todos os militares deram em reais provas, unanimemente reconhecidas superiormente e pelas próprias populações».
O mesmo HdU também sublinha que o BCAV. 8423 estava «verdadeiramente imbuído do sentido de grandeza próprio do consciente desinteressado e leal desejo de cumprir a missão que lhe está sendo imposta no processo de descolonização».
O alferes António Cruz e o 1º. cabo Jacinto Diogo, da ZMN, no restaurante da Quarteira |
Jacinto da ZMN, 67
anos na Quarteira!
O 1º. cabo Jacinto, escriturário da Zona Militar Norte (ZMN) e contemporâneo dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, está a festejar 67 anos, a 7 de Junho de 2019.
Jacinto Sebastião Gomes Diogo é natural de Odeleite, do município de Castro Marim, e por Angola jornadeou na cidade do Uíge, durante a sua comissão militar, que em parte coincidiu com a do BCAV. 8423. Regres-
sou a Portugal e é, actualmente, próspero empresário do sector da restaura-
ção, proprietário do famoso restaurante O Jacinto, a Quarteira.
É para lá e para ele que vai o nosso abraço de parabéns!
José Almeida |
Almeida de Zalala, 67
anos em Sesimbra !
O soldado José António Gomes de Almeida, da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, festeja 67 anos a 7 de Junho de 2019.
Operador de Transmissões de Infantaria e Cavaleiro do Norte do 4º. Grupo de Combate da Companhia do capitão Miliciano Davide Castro Dias, comandado pelo alferes miliciano Lains dos Santos, o Almeida regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, à Travessa do Antunes, em Sesimbra. Em Sesimbra continua a viver e para ele vai o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário