segunda-feira, 10 de junho de 2019

4 448 - Cavaleiros do Norte de Zalala evocaram os seus mortos!

Os Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423 do BCAV. 8423, os da Fazenda de Zalala, deopis de Vista 
Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona, que se encontraram a 9 de Junho de 2019, em Fátima

Encontro dos Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de
 Zalala e em Fátima, a 9 de Junho de 2019: os furriéis
milicianos João Aldeagas, Victor Velez e Victor Costa


Os Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423 estiveram reunidos em Fátima, fazendo memória da sua jornada africana do Uíge angolano.
Momento emotivo do encontro foi a evocação dos companheiros que já faleceram, um deles ainda em Angola e de doença - o Joaquim Henriques.
Furriéis Eusébio e Barata
Furriel Rodrigues e
1º. sargento Fialho
A leitura foi do furriel João Dias, que organizou o encontro e compilou a lista, a seguinte:
- 1º. sargento: Alexandre Joaquim Fialho Panasco, a 22 de Junho de 2005, aos 70 anos e em Carnaxide.
- Furriéis milicianos: Américo Rodri-
gues, Eusébio Martins, João Baldy Pe-
Furriel Évora
Soares
Furriel Baldy
Pereira
Fur. Manuel
Dinis Dias
reira, João Rito, Jorge Barata, José Évora Soares e Manuel Dinis Dias.
- 1º.s cabos: Adão Morais, Adérito Barros, Albino Ferreira (rodado da CCS), Jaime Rego, Manuel Gonçalves e Manuel Gon-
çalves dos Santos, 
- Soldados: Adriano Lopes, Agostinho Mendes  Moreira (ver abaixo)  Américo Soares, Carlos Costa, Carlos Santos, Fernando Coelho, Joaquim Duarte Henriques, Fernando Lopes, Fernando Martins, Fernando Silva, João Marques, José Maria Costa, José Gonçalves  Nunes (ver abaixo) e Rui Miranda Cardoso.
O solene momento, vivido com emoção e silêncio no encontro de Fátima, concluiu com uma salva de palmas! Continência a todos eles! RIP!!! (continua)

O 10 de Junho e os
Cavaleiros do Norte 

O dia 10 de Junho, sendo agora o Dia de Portugal, de Camões e da Comunidades, está associado a vários acontecimentos ligados ao BCAV. 8423.
Vejamos, ano por ano:
- 1973: Juramento de bandeira, em Santarém e na Escola Prática de Cavalaria, dos futuros furriéis milicianos Viegas (da CCS, a Companhia do Quitexe), Barata, Queirós, Mota Viana, Rodrigues, Costa, Eusébio, Aldeagas e Louro (da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala), Cruz, Freitas Ferreira, Matos, Brejo, Melo, Ramalho, Costa, Gomes e Guedes (da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa) e Ribeiro, Flora, Fernandes e Ricardo, Carvalho, Graciano, Gordo, Grenha Lopes, Capitão e Querido (da 3ª. CCAV. 84233, a de Santa Isabel).
- 1974: Chegada da 2ª. CCAV. 8423, a do capitão miliciano José Manuel Cruz, a Aldeia Viçosa. Rodava do Campo Militar do Grafanil onde, voando de Lisboa, tinha chegado no fia 4 de Junho.
Agostinho Moreira

Moreira da Zalala
faria 67 anos !

O soldado Agostinho Mendes Moreira, da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, faria 67 anos a 10 de Junho de 2019. Faleceu em 2009.
Atirador de Cavalaria de especialidade, regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975 e fixou-se na suja terra de Rio Moinhos, em Penafiel, onde, entre outras actividades, se dedicou ao espiritismo, por isso sendo conhecido como o Bruxo de Rio Moinhos. Foi barbaramente assassinado a 21 para 22 de Outubro de 2009, aos 57 anos e no decorrer de um assalto à sua residência - onde morava com um irmão, ambos solteiros. 
O Tribunal da Relação do Porto confirmou as penas aplicadas aos cinco homens que  estiveram envolvidos no roubo e seu homicídio: José Cardoso, que apanhou a condenação mais pesada, viu  os juízes confirmarem a pena de 20 anos de cadeia. Os outros dois cúmplices na morte, Angel Hernandez e Paulo Freitas, tinham apanhado 19 anos.
Hoje o recordamos com saudade. RIP!!!
José G. Nunes

Nunes, o Valetas 
Zalala, faria 67 anos !

José Gonçalves Nunes, o Valetas de Zalala, faria hoje 67 anos mas faleceu a 23 de Maio de 2018, em Castelo Branco.
Atirador de Cavalaria de especialidade e por Angola conhecido como o Valetas, este Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423 regres-sou a Portugal a 9 de Setembro de 1975 e por lá fez a sua vida profissional e familiar - com dois filhos (um casal). Também esteve emigrado em França, onde trabalhou como operador de máquinas, e faleceu, vítima de doença cancerosa, ao quase 66 anos. Hoje o recordamos com saudade. RIP!

Sem comentários:

Enviar um comentário