sábado, 20 de julho de 2019

4 761 - BCAV. 8423: Continuar em Carmona ou antecipar o regresso a Luanda?!

A actividade operacional do CCAV. 8423, há 44 anos e em Carmona. alargou-se a especialidades como
a de escriturário, caso do 1º. cabo João Pires, que vemos pronto para sair do BC12 - em cuja parada,
como se vê, se protegiam refugiados. Alguém reconhece o Cavaleiro do Norte da direita da imagem?
Imagem dos trágicos incidentes de Carmona,
na primeira semana de Junho de 1975

Os dias de Julho de 1975 iam sendo riscados do calendário e mantinha-se a expectativa quanto ao futuro imediato dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 pelas terras uíjanas do norte de Angola.
A retracção do dispositivo militar do Uíge estava feita e, na cidade de Carmo-
na, mantinha-se intensa e permanente a actividade de todos os lá aquartelados, em patrulhamentos constantes, horas atrás de horas, noite e dia, continuada-
mente, e mobilizando, até, especialidades que pouco, ou nada mesmo, tinham a ver com os operacionais da unidade. Até escriturários! Quem diria?!
Tal actividade, todavia, foi (era) pouco considerada, nomeadamente pela comu-
nidade civil europeia. Foi até, como por aqui já recordámos, «permanente alvo da crítica das populações brancas»«Havia, assim, que encontrar uma opção para os dias futuros», lê-se no livro  «História da Unidade», no qual o coman-
dante Carlos Almeida e Brito fez a memória escrita da jornada africana dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423.
A dúvida era simples: continuar em Carmona ou antecipar o regresso a Luan-
da? Luanda onde, de resto, o BCAV. 8423 há muito era esperado e desejado.
«Jogados o dados da equação, entendeu-se que o melhor seria a segunda opção, pelo que se expôs o assunto ao Quartel General da Região Militar de Angola», escreveu o então tenente-coronel Caros Almeida e Brito.
Estevão Neto

Neto de Aldeia Viçosa,
67 anos em Abrantes !

O soldado Estevão Fernandes Neto, da 2ª. CCAV. 8423, festeja 67 anos a 21 de Julho de 2019 e em Abrantes.
Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa e atirador de Cavalaria de especialidade militar, regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, fixando-se na sua natal terra da Chaminda,  freguesia da Bemposta, no município de Abrantes. E por lá tem feito a sua vida familiar e profissional, sendo participante regular dos encontros anuais da unidade do BCAV. 8423 que por Angola, em 1974 e 1975, foi comandada pelo capitão miliciano José Manuel Cruz e também jornadeou por Carmona. Parabéns!
Fernando Vieira

Vieira, civil de Carmona,
65 anos na Amadora !

 O uíjano Fernando Antunes Vieira, contemporâneo dos Cava-leiros do Norte do BCAV. 8423 na cidade de Carmona, em 1975, festeja 65 anos a 21 de Julho de 2019.
Funcionário público em Carmona e por cá quadro administra-
tivo da Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, já por várias vezes colaborou com o blogue «Cavaleiros do Norte | Quitexe», que regularmente acompanha. Por exemplo, aqui narrou a sua vivência pes-
soal dos trágicos dias da primeira semana de Junho de 1975, na cidade de Carmona - agora Uíge. Actualmente, já aposentado, mora na Amadora, para onde, e para ele, vai o nosso abraço de parabéns!




Sem comentários:

Enviar um comentário