Imagem dos trágicos incidentes de Carmona, na primeira semana de Junho de 1975 |
Os dias de Julho de 1975 iam sendo riscados do calendário e mantinha-se a expectativa quanto ao futuro imediato dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 pelas terras uíjanas do norte de Angola.
A retracção do dispositivo militar do Uíge estava feita e, na cidade de Carmo-
na, mantinha-se intensa e permanente a actividade de todos os lá aquartelados, em patrulhamentos constantes, horas atrás de horas, noite e dia, continuada-
mente, e mobilizando, até, especialidades que pouco, ou nada mesmo, tinham a ver com os operacionais da unidade. Até escriturários! Quem diria?!
Tal actividade, todavia, foi (era) pouco considerada, nomeadamente pela comu-
nidade civil europeia. Foi até, como por aqui já recordámos, «permanente alvo da crítica das populações brancas». «Havia, assim, que encontrar uma opção para os dias futuros», lê-se no livro «História da Unidade», no qual o coman-
dante Carlos Almeida e Brito fez a memória escrita da jornada africana dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423.
A dúvida era simples: continuar em Carmona ou antecipar o regresso a Luan-
da? Luanda onde, de resto, o BCAV. 8423 há muito era esperado e desejado.
«Jogados o dados da equação, entendeu-se que o melhor seria a segunda opção, pelo que se expôs o assunto ao Quartel General da Região Militar de Angola», escreveu o então tenente-coronel Caros Almeida e Brito.
Estevão Neto |
Neto de Aldeia Viçosa,
67 anos em Abrantes !
O soldado Estevão Fernandes Neto, da 2ª. CCAV. 8423, festeja 67 anos a 21 de Julho de 2019 e em Abrantes.
Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa e atirador de Cavalaria de especialidade militar, regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, fixando-se na sua natal terra da Chaminda, freguesia da Bemposta, no município de Abrantes. E por lá tem feito a sua vida familiar e profissional, sendo participante regular dos encontros anuais da unidade do BCAV. 8423 que por Angola, em 1974 e 1975, foi comandada pelo capitão miliciano José Manuel Cruz e também jornadeou por Carmona. Parabéns!
Fernando Vieira |
Vieira, civil de Carmona,
65 anos na Amadora !
O uíjano Fernando Antunes Vieira, contemporâneo dos Cava-leiros do Norte do BCAV. 8423 na cidade de Carmona, em 1975, festeja 65 anos a 21 de Julho de 2019.
Funcionário público em Carmona e por cá quadro administra-
tivo da Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, já por várias vezes colaborou com o blogue «Cavaleiros do Norte | Quitexe», que regularmente acompanha. Por exemplo, aqui narrou a sua vivência pes-
soal dos trágicos dias da primeira semana de Junho de 1975, na cidade de Carmona - agora Uíge. Actualmente, já aposentado, mora na Amadora, para onde, e para ele, vai o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário