Governo de Transição de Angola tomou posse há 45 anos, hoje se completam! Foto do jornal
"A Província de Angola", de 1 de Fevereiro de 1975.
Os elementos do Governo de Transição de Angola, em
foto da revista "Notícia", de 8 de Fevereiro de 1975. Clicar na imagem, para a ampliar |
O Governo de Transição de Angola tomou posse há precisamente 45 anos, a 31 de Janeiro de 1975, no Palácio do Governador, em Luanda e numa cerimónia presidida por António Almeida Santos, ministro português da Coordenação Inter-Territorial.
Os 12 ministérios foram distribuídos, igualmente, pelo Governo Português e pelos três movimentos de libertação.
Almeida Santos |
Finanças) e Diógenes Boavida (Justiça). Secretários de Estado: Augusto Lopes Teixeira (Indústria e Energia), Conélio Kaley (Trabalho) e Henrique Santos (Interior). Colégio Presidencial: Lopo do Nascimento.
- FNLA: Ministros Kabaneu Sauhde (Interior), Samuel Abrigada (Assuntos Sociais) e Mateus Neto (Agricultura). Secretários de Estado: Graça Tavares (Comércio), Hendrick Vaal-Neto (Informação) e Baptista Nguvulu (Trabalho). Colégio Presidencial: Johnny Eduardo.
- UNITA: Ministros EduardoWanga (Educação), Augusto Dembo (Trabalho) e Jeremias Chitunda (Recursos Naturais). Secretários de Estado: Jaka Jamba (Informação) e João Waiken (Interior). Colégio Presidencial: José N´Dele.
Portugal estava representado pelo Alto Comissário Silva Cardoso e pelos ministros Vasco Vieira de Almeida (Economia), Alfredo Resende Oliveira (Obras Públicas) e Antunes Cunha (Comunicações e Transportes).
Os futuros furriéis milicianos Manuel Pinto e Grenha Lopes no Campo Militar de Santa Margarida, há 46 anos! |
Inspecção ao BCAV. 8423
no RC4 de Santa Margarida
Um ano antes, precisamente, e no Campo Militar de Santa Margarida, o BCAV. 8423 foi inspeccionado, na sua fase de formação para a missão africana de Angola.
Os futuro Cavaleiros do Norte estavam instalados na Destacamento do RC4 e a inspecção foi realização pelo coronel de infantaria Paixão, da Inspecção Geral de Educação Física do Exército.
Tratou-se de uma inspecção normal da escola de recrutas que estava a decorrer e da visita nada há de especial para assinalar. Preparavam-se bem os futuros combatentes de terras uíjanas de Angola.