Cavaleiros do Norte do PELREC no RC4, a 17 de Março de 2017: o condutor Vicente, o atirador Marcos e os furriéis milicianos Viegas e Neto, de Operações Especiais (Rangers) |
A apresentação dos futuros Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 foi a 8 de Janeiro de 1974, há precisamente 45 anos e no Regimento de Cavalaria 2, no Campo Militar de Santa Margarida.
Ao tempo, decorreu uma reunião de trabalho no Destacamento do RC4 «em que estiveram presentes os quadros do BCAV.», tendo sido, de acordo com o livro «História a Unidade», «precedida de uma palestra a todo o pessoal».
Palestra em que o comandante Almeida e Brito «expressou os princípios e hábitos de vida que teriam de nortear a vida do BCAV. durante o tempo em que, como unidade constituída, vivesse no RC4 e na Região Militar de Angola».
«Poderá dizer-se que foi uma apresentação informal», reporta o HdU, precisando que «o encontro da maioria do pessoal do futuro Batalhão - oficiais, sargentos e praças - só se deu no dia 7 de Janeiro» de 1974.
Não parece, mas já lá vão 45 anos! Todos éramos jovens e cheios de sonhos para o futuro, com uma guerra pelo meio. E era Angola o nosso destino!
A cimeira do Alvor
no Portugal de 1975
Um ano depois, exactamente, soube-se que a cimeira dos três movimentos angolanos com o Governo de Portugal não seria em Ofir, mas no Alvor, Algarve, no Hotel Penina. «Em avião especial, partirão hoje de Luanda para Faro, onde deverão chegar amanhã, às 9,30 horas, membros das delegações do MPLA e da UNITA», relatava o Diário de Lisboa de 8 de Janeiro de 1975 - que citamos.
O avião faria (fez) escala em Lusaka, «afim de embarcarem outros dirigentes destes dois movimentos».
Wilson Santos, Jorge Valentim Vakulukuta (da UNITA), Albertino Almeida, Maria do Carmo Medina e Diógenes Boavida (MPLA) eram alguns dos que viajam para Portugal nessa aeronave, também com «equipas de juristas». O Secretário de Estado da Administração Interna de Angola também viajaria, previa o DL. Era o tenente-coronel Gonçalves Ribeiro.
A delegação da FNLA, liderada por Holden Roberto, partiria de Libreville (Gabão), para Portugal, via Túnis, «ao que se julga(va), a bordo do avião pessoal de Mobutu, o presidente do Zaire». Em Libreville também se encontrava Jonas Savimbi, presidente da UNITA, e o DL admitia que viajasse para Portugal com Holden Roberto, no mesmo avião.
Idalmiro Vargas |
Idalmiro de Zalala,
68 anos nos Açores!
O soldado condutor Manuel Idalmiro Vargas, da 1ª. CCAV. 8423, festeja 68 anos a 8 de Janeiro de 2019.
Cavaleiro do Norte da mítica Fazenda de Zalala, voltou a Angola pelo menos por 4 vezes, em negócios, e continua a viver na sua ilha açoriana do Pico, onde tem um posto de gasolina e armazéns de venda de tudo e mais alguma coisa.
Não se dispensa dos encontros anuais da 1ª. CCAV. 8423 e voa para o continente para recordar, recarregar e multiplicar memórias, fazendo-se sempre acompanhar por familiares. Parabéns, Açoreano!!!, e muitos mais anos de vida!
Sem comentários:
Enviar um comentário