CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 30 de abril de 2025

Oliveira foi sapador da CCS e festeja 73 anos na Póvoa do Lanhoso !

Américo S. Oliveira
 

O soldado Américo da Silva Oliveira foi combatente da CCS do BCAV. 8423, a Companhia do Quitexe, e festeja 73 anos a 30 de Abril de 2025.
Cavaleiro do Norte e sapador de especialidade militar, integrou o pelotão comandado pelo alferes miliciano Jaime Ribeiro e também passou pelo BC12, na cidade de Carmona. 
Voltou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, fixando-se em Alto do Vilar, lugar da freguesia de Sobrado, no município de Valongo.
Supomos (não estamos certos, não conseguimos confirmar...) que, actualmente, viverá em Taíde, lugar da freguesia do concelho da Póvoa do Lanhoso, para onde, ou para onde quer que esteja, vai o nosso abraço de parabéns!

terça-feira, 29 de abril de 2025

Grenha Lopes foi furriel de Santa Isabel e festeja 73 anos em Lisboa !

Furriéis do BCAV. 8423: Belo, Morais, Genh
Lopes, Armindo Reino, José Pires (TRMS)
 e, á frente e sentado, A. Verdelho Lopes



O furriel miliciano José Avelino Grenha Lopes foi Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a da saudosa Fazenda de Santa Isabel, e está em festa de 73 anos. 
Hoje, que é terça-feira e dia 29 de Abril de 2025.
Natural de Barcelos, foi atirador de Cavalaria de especialidade militar e durante a nossa jornada africana de Angola também passou pelo Quitexe e cidade de Carmona. 
Fora das suas missões militares e já por terras do Uíge, foi responsável pelas aulas regimentais da 3ª. CCAV. 8423.
Actualmente, é empresário do sector da saúde (com clínicas de fisioterapia na Grande Lisboa), embora ele mesmo se confesse «homem de muitos ofícios» - que começaram pela indústria familiar de passamanaria, na sua natal terra de Barcelos.
Regularmente falamos com ele e sabemos que está de boa saúde e melhor disposição anímica, entre o trabalhos e boas caçadas.
Mora no Lumiar, na Azinhaga das Travessas, em Lisboaa, e para lá e para ele vai o nosso abraço de parabéns!

Agostinho Teixeira foi 1º. cabo da CCS e faz 73 anos em Matosinhos !

Agostinho Teixeira, alferes António Albano
Cruz e o condutor Américo Gaiteiro (2017)
 




O 1º. cabo Agostinho Pinto Teixeira, foi combatente da CCS do BCAV. 8423, a da saudosa vila do Quitexe, e comemora 73 anos a 29 de Abril de 2025.
Hoje mesmo.
Cavaleiro do Norte com a especialidade de pintor (de viaturas automóveis), também passou pela cidade de Carmona (no BC12) e regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975 e fixou-se em Ramalde, no Bairro Arantes de Oliveira, na cidade do Porto, de onde é natural. 
Trabalhou na área comercial dos acessórios do sector automóvel e a vida «empurrou-o» um bocadinho para o lado e vive actualmente em Perafita, no concelho de Matosinhos, onde foi pequeno empresário.
Agora já aposentado, para lá e para ele enviamos os nossos parabéns.

segunda-feira, 28 de abril de 2025

Os 73 anos do soldado sapador Joaquim Sousa do Quitexe!


O soldado sapador J. Sousa

O soldado Sousa foi sapador de especialidade militar e combatente dos Cavaleiros do Norte, integrado no Pelotão de Sapadores comandado pelo alferes miliciano Jaime Ribeiro - pelotão operacional da CCS do BCAV. 8423..
Festeja 73 anos a 28 de Abril de 2025.
Hoje mesmo!
Joaquim de Castro Sousa, de seu nome completo, é natural de Jovim, uma freguesia do município de Gondomar, e lá regressou no dia 8 de Setembro de 1975, no final da sua (e nossa) jornada africana por terras e chãos do Uíge do norte angolano. No seu caso, pela vila do Quitexe e pelo BC12, este na cidade de Carmona - agora Uíge.
Lá vive, na Rua dos Netos, e para lá e para ele vão os nossos parabéns, com o desejo de que a data se repita por muitos e bons anos. E cheios de saúde e muitos abraços!
 

domingo, 27 de abril de 2025

O padre dr. Albino Capela faleceu há 2 anos!

 

O padre Albino Capela no
Quitexe (num baptizado da
Família Rei)
O dr. A. Albino
V. M. Capela


O dr. António Albino Vieira Martins Capela foi missionário católico e companheiro dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 na saudosa vila angolana do Quitexe.
Faleceu aos quase 81 anos, a 27 de Abril de 2023, há 2 anos e em Barcelos, vítima de doença!
Missionário da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, Albino Capela foi o último dos Cavaleiros do Norte por terras do Uíge e na cidade de Carmona, onde, ido do Quitexe, já estava em Agosto de 1975. E por lá ficou, depois do adeus do BCAV. 8423 à capital do Uíge.
«Tenho de ficar com a minha gente...», disse ele ao comandante Almeida e Brito, que então com ele insistiu, de nada valendo, no seu abandono da cidade. Uma semana depois, teve de fugir para Luanda, na boleia de um avião, para se furtar do inferno em que transformara Carmona
O momento foi recordado por Albino Capela, a 12 de Setembro de 2009, no encontro de Águeda - onde a emoção não apagou a memória:
«Vi-vos partir!!! Fui ver-vos partir...», contou o então missionário dos Capuchinhos, referindo-se à madrugada de 4 de Agosto de 1975, quando de lá saíram as últimas companhias dos Cavaleiros do Norte.
- Ver AQUI

Condutor José Gomes foi da CCS e festeja 73 anos em Leça da Palmeira!

Condutores da CCS: Gomes (que hoje
faz 73 anos) e Canhoto (em cima) e
Serra, Picote (falecido a 8/8/2018) 
e Gonçalves (f. a24/02/2024)


O soldado José António de Sousa Gomes foi condutor auto-rodas de especialidade militar e Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423.
Festeja 71 anos a 27 de Abril de 2025. Hoje mesmo!
Natural de Gueifães, na Maia, apresentou-se no BCAV. 8423 a 6 de Março de 1974, transferido do Batalhão de Engenharia 3 (o BE 3) - que era mesmo ao lado e o mesmo Campo Militar de Santa Margarida. 
Não foi sozinho: com ele e no mesmo dia e hora, também se apresentaram o Manuel Gonçalves Alves, o Alípio Canhoto Pereira, o Manuel Brites da Costa, o António Rosário Picote e o António dos Santos Gonçalves, todos eles condutores-auto e alguns deles na imagem ao lado. Todos eles membros do Parque-Auto comandado pelo alferes miliciano António Albano Cruz.
O Gomes, como toda a CCS do BCAV. 8423, regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975 e, profissionalmente, trabalhou como afinador de tintas (numa fábrica). Reformou-se aos 60 anos, mas continua a... afinar tintas e a ajudar o filho na oficina de automóveis.
É participante, sempre activo e participativo, dos encontros da CCS, mora agora em Leça do Balio, para onde vai o nosso abraço da parabéns!

Pereira foisodlado de Zalala e faz 71 anos em Alcabideche!

 ns!

António Pereira


O 1º. cabo António Cardoso Pereira foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423 e festeja 73 anos a 27 de Abril de 2025. Hoje mesmo e em Alcabideche!
Condutor-auto de especialidade militar, foi combatente da mítica Fazenda Maria João, a da saudosa Zalala, e também rodou por Vista Alegre/Ponte do Dange, pelo Songo e por Carmona, antes de, em Agosto de 1975, voltar ao Campo Militar do Grafanil, nos arredores de Luanda, e de regressar a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975.
Regressar ao lugar de Pousada, freguesia de Espadanede, no concelho de Cinfães - de onde é natural. Vive agora em Alcabideche, freguesia do concelho de Cascais, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

O soldado Batanete Palma festeja 73 anos em Vila Viçosa!


Batanete Palma

O soldado Joaquim José Batanete Palma foi combatente da 2ª. CCAV. 8423 e festeja 73 anos a 27 de Abril de 2025. 
Condutor-auto de especialidade militar e dos Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa, foi louvado «pelo sentido de responsabilidade sempre posto no cumprimento das missões da sua especialidade», conforme se lê na Ordem de Serviço nº. 170, acrescentando que foi militar «dedicado, eficiente e zeloso do material distribuído a seu encargo».
O Batanete Palma e a  sua subunidade também passaram pela cidade de Carmona e regressaram a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975. Ele, à sua residência de Fonte da Moura, na freguesia de Pardais, do concelho de Vila Viçosa.
Mora agora nolugar de Covões, também da freguesia de Pardais de Vila Viçosa, e para lá, e para ele, vai o nosso abraço de parabéns!

sábado, 26 de abril de 2025

Celestino foi condutor da CCS e festeja 73 anos em Leça do Balio !


Serra, Joaquim Celestino (que hoje faz 73 anos),
furriel Morais e Gomes, Cavaleiros do Norte
do Parque-Auto da CCS


O soldado Joaquim Celestino Gonçalves da Silva foi combatente da CCS do BCAV. 8423, a companhia do Quitexe, e comemora 73 anos a 26 de Abril de 2025.
Condutor-auto de especialidade militar, foi louvado em Angola  porque «além de ter desempenhado os serviços da sua especialidade com a melhor eficiência, ainda se creditou como precioso auxiliar do pessoal encarregado da escrituração da secretaria do parque-auto»
O louvor foi publicado na Ordem de Serviço nº. 181 e acrescenta que foi «militar muito disciplinado e correcto», o que o creditou como «merecedor de ser distinguido» por também «ser merecedor da estima de quem com ele privou».
Joaquim Celestino regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, à sua casa de Perafita, em Matosinhos. Mora agora em Leça do Balio, para onde, e para ele, um forte abraço de parabéns!

sexta-feira, 25 de abril de 2025

O furriel Matos, de Aldeia Viçosa, festeja 73 anos em Anadia !


O furriel Mário Matos
O furriel miliciano Mário Augusto da Silva 
Matos foi combatente dos Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, e hoje festeja 73 anos. 
Dia 25 de Abril de 2025.
Já hoje falámos e, com humor e piada (como sempre...) reportou-nos as comemorações do dia, em Anadia,  de onde é e onde reside: «Ninguém se lembrou dos que há 51 anos malhavam na tropa e há 50 estavam em Angola. Foi festa só para alguns...».
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, festejou 22 anos em Santa Margarida, no RC4 (em 1974) mas, além disso e já em Angola, desempenhou funções administrativas na secretaria dirigida pelo 1º. sargento Fernando Norte - já falecido.
O seu desempenho foi louvado porque «sempre demonstrou as melhores qualidades militares no desempenho de todas as missões que lhe foram determinadas», nomeadamente quando «chamado a ajudar o 1º. sargento da sua subunidade (...) rapidamente se adaptou a essas funções», para além de sempre se ter mostrado militar disciplinado e cumpridor».
O furriel Mário Matos regressou a Portugal a 10 de Setembro de 1975, esteve alguns anos emigrado nos Estados Unidos e, agora já aposentado, mora em Anadia. É para lá e para ele, que vai o nosso abraço de parabéns.

O 1º. cabo Pinho, da CCS, faria 73 anos. Faleceu em 1996 !

 

O 1º. cabo Jorge Pinho


O 1º. cabo Jorge Manuel de Sousa Pinho foi escriturário da CCS do BCAV. 8423 e faria 68 anos a 25 de Abril de 2025. 
Infelizmente, faleceu em 1996, há 29 anos!
Cavaleiro do Norte da secretaria do Comando do Batalhão, na vila do Quitexe, também passou pelo BC12, na cidade de  Carmona, e regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, fixando-se na cidade do Porto - de onde era natural e onde vivia, como ainda há dias AQUI lembrámos, evocando a sua morte.
Louvado pela sua missão angolana, a Ordem de Serviço nº. 169 testemunha que pôs «muito entusiasmo, interesse e aplicação» nas suas tarefas «não se poupando a esforços» e a isso aliando «trato correcto e solícito».
O Jorge Pinho vivia no Bairro dos CTT, no Port, e morreu de doença a 19 de Abril de 1996, em vésperas de fazer 44 anos. Ainda muito jovem!
Hoje o lembramos com saudade. RIP!!!

Adriano Lopes de Zalala faria 73 anos! Faleceu em 1986!

 

Adriano Lopes


O soldado Adriano da Silva Lopes foi comatente da 1ª. CCAV. 8423 do BCAV. 8423 e hoje, dia 25 de Abril de 2025, faria hoje 73 anos.
Infelizmente, faleceu a 26 de Novembro de 1986. Há 39 anos!
Cavaleiro do Norte com a especialidade de atirador de Cavalaria, jornadeou pela mítica Fazenda de Zalala, também passou pelos aquartelamentos de Vista Alegre/Ponte do Dange, do Songo e de Carmona e regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, a S. João do Freixo, freguesia do minhoto concelho de Ponte de Lima - de onde era natural e onde residia.
Por lá vez sua vida familiar e profissional e lá faleceu (supomos) de doença, aos 34 anos. Hoje o recordamos com saudade. RIP!!!

quinta-feira, 24 de abril de 2025

- Há 50 anos: O adeus da 1ª. CCAV. 8423 a Vista Alegre e Ponte do Dange!

 

Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, que há 50 anos deixaram Vista Alegre. De pé, o quinto é o 1º. cabo Gigante, 
seguido dos furriéis miliciano Queirós, NN, furriel Eusébio (falecido a 16/04/2014, em Belmonte), Coelho (atirador),
 NN e NN (de cor) e Santos (Plateias). Em baixo, Adélio (PM), Aires (TRMS), Santos e NN (de cor), Moura (clarim e impedido da messe de oficiais), NN e NN (de cor) e Borges Martins

O alferes Pedro Rosa, ladeado pelos furriéis Pinto (à esquerda
 e à civil) e João Aldeagas, milicianos da 1ª. CCAV. 8423



Os aquartelamentos de Vista Alegre e do Destacamento da Ponte do Dange, dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, foram «desactivados a 24 de Abril (...), conduzindo tal facto à transferência da 1ª. CCAV. 8423 para o Songo, com um Destacamento temporário em Cachalonde»
Em 1975. Há 50 anos!
O dia foi também, de acordo com o livro «História da Unidade», tempo para a visita do capitão
O quartel de Vista Alegre em foto de 2019
José Diogo Themudo, 2º. comandante do BCAV. 8423, a última a Vista Alegre e precisamente no dia da saída. Quer isto dizer que, na prática, estava em andamento final «a remodelação do dispositivo» dos Cavaleiros do Norte, que continuaria a 26 - quando a 2ª. CCAV. 8423 rodou de Aldeia Viçosa para o BC12.
Ao tempo, estava a CCS já aquartelada no BC12, em Carmona (desde 2 de Março e rodada do Quitexe), e a 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel, no Quitexe - para onde rodou a 10 de Dezembro de 1974.
O dia foi também tempo para a realização de mais uma e a última «palestra de esclarecimento» das eleições marcadas para o dia seguinte e nas quais o BCAV. 8423 participava activamente. As eleições para a Assembleia Constituinte.
Recorda o livro «História da Unidade» que «dando a nossa colaboração ao processo revolucionário de Portugal, foi o BCAV. encarregado de montar as mesas de voto em Carmona».
Tal facto permitiu o objectivo «no dia 25 de Abril se verificou a ida às urnas de todo o pessoal que o quis fazer». Foram as primneiras eleições após o 25 de Abril de 1974.

quarta-feira, 23 de abril de 2025

O 1º. cabo Ferreira, de Zalala, «faz» 73 anos na Póvoa de Santa Iria!




O 1º. cabo João Viegas Ferreira foi combatente  da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Maria João, a da mítica Zalala, e comemora 73 anos no dia 23 de Abril de 2025. 
Hoje mesmo!
Atirador de Cavalaria de especialidade militar e membro do grupo de combate dos Cavaleiros do Norte comandados pelo alferes miliciano Pedro Marques da Silva Rosa, com os furriéis João Aldeagas, Manuel Pinto e Victor Velez, tambem passou por Vista Alegre/Ponte do Dange, pelo Songo e pela cidade de Carmona - a capital do Uíge e com este nome depois da independência.
Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975 e fixou-se na freguesia dos Olivais, em Lisboa - onde então residia. Sabemos, por informação do furriel João Dias (TRMS), que agora mora(rá) na Póvoa de Santa Iria, em Vila Franca de Xira, para onde, para ele, vai o nosso abraço de parabéns!

Costa, o Alfama das TRMS de Zalala, faleceu há 10 anos !|

Carlos Costa (o Mouraria)


O soldado Carlos Costa, o Mouraria e/ou Alfama (na foto ao lado), foi  combatente da 1ª. CCAV. 8423, faleceu a 24 de Abril de 2015. 
Amanhã se passarão 10 anos!
Especialista de transmissões e Cavaleiro do Norte da mítica Fazenda Maria João, a de Zalala - e depois de Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e cidade de Carmona -, Carlos Alberto dos Santos regressou a Portugal no da 9 de Setembro de 1975, a Santos-o-Velho, freguesia da cidade de Lisboa, onde residia - na avenida 24 de Julho.
A informação do furriel miliciano João Dias permite-nos saber que, por vários ans da sua vida, morou em Azeitão, no município de Setúbal, quando faleceu há 10 anos, ainda não tinha 63 - que faria a 29 de Agosto desse mesmo ano de 2015.
Hoje o recordamos com saudade. RIP!

terça-feira, 22 de abril de 2025

- Há 51 e 50 anos: Instrução operacional no RC4 e rotações em Angola!


O PELREC da CCS do BCAV. 8423 antes de partir para mais uma missão. Em cima, da esquerda para a direita,
Caixarias, 1º. cabo Pinto, 1º. cabo Ezequiel, Florêncio, 1º. cabo Soares, Neves, Messejana e 1º. cabo Almeida.
Em baixo, Aurélio (Barbeiro), 1ºs. cabos Hipólito e Oliveira (TRMS), Leal, Francisco, furriel Viegas e 1º. cabo
Vicente. Já faleceram, Soares, Messejana, Almeida, Leal e Vicente. RIP!!!


A 22 de Abril de 1974, há 51 anos, os futuros Cavaleiros do Norte do Batalhão de Cavalaria nº. 8423 (o BCAV. 8423) regressaram ao Regimento de Cavalaria nº. 4 (o RC4), no Campo Militar de Santa Margarida, depois de terem gozado os clássicos 10 dias da chamada Licença de Normas.
O dia foi uma segunda-feira e o objectivo do regresso era «dar efectivação à instrução operacional», que antecederia a partida para Angola, para onde estavam mobilizados - ainda que se desconhecendo as datas, que entretanto, e citamos o livro «História da Unidade», «foram marcadas para fins de Maio, princípios de Junho».
A instrução logo foi interrompida, refere o mesmo «HdU», «face ao Movimento das Forças Armadas de 25 de Abril de 1974». Que foi na seguinte quinta-feira.
Um ano depois, em 1975 e já pelos chãos do norte de Angola, os Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, estavam em fase de adeus a Vista Alegre e a Ponte do Dange, desactivando estes aquartelamentos, logo entretanto ocupados pelos movimentos de libertação (creio que de forma mista...) e rodando para o Songo, «com um Destacamento temporário em Cachalonde».

Pereira de Aldeia Viçosa faz anos 73 em Murça!

Alexandre Pereira



O soldado Alexandre José de Morais Pereira foi  Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a da vila de Aldeia Viçosa, e festeja 73 anos a 22 de Abril de 2025.
Hoje mesmo!
Clarim de especialidade militar, é natural de Murça, vila e sede de concelho da (então) província de Trás-os-Montes, onde morava na Rua 5 de Outubro. Lá regressou a 10 de Setembro de 1975, no final da sua comissão militar por terras do Uíge angolano - que também o levou à cidade de Carmona (a actual Uíge).
Sabemos que ainda reside em Murça, mas agora na Rua Soldado Herói Milhões, e é para lá, e para ele, que vai o nosso abraço de parabéns! E mais e muitos bons anos venham!

segunda-feira, 21 de abril de 2025

As mortes do tenente João Mora e do 1º. cabo Carlos Mendes!

Os alferes milicianos Jaime Ribeiro e António Garcia e os tenentes SGE Acácio Luz
 e João Eloy Borges da Cunha Mora, que faleceu a 21 de Abril de 1993, com 67
 anos. Também neste dia, mas em 2010, aos 58, faleceu o 1º. cabo Carlos Alberto
 Mendes, ambos de doença e em Lisboa


O 1º. cabo Carlos Alberto Jesus  Mendes, 
mecânico electricista da CCS do BCAV. 8423.
aqui no BC12, em Carmona e em 1975

O dia 21 de Abril é de luto do BCAV. 8423. Está ligado à morte de dois Cavaleiros do Norte, em anos diferentes: o tenente Mora e o 1º. cabo Mendes. 
João Eloy Borges da Cunha Mora era  tenente SGE e natural de Pombal, onde nasceu a 30 de Junho de 1926. Foi 2º. comandante da CCS do BCAV. 8423 e personagem inesquecível da missão que nos levou a Angola. Regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975 e prosseguiu a sua carreira militar. Casado com uma senhora de origem indiana, que o acompanhou em Angola, faleceu a 21 de Abril de 1993, de doença e aos 67 anos de idade. Morava na Lapa, em Lisboa. Carlos Alberto de Jesus Mendes, 1º. cabo mecânico electricista, era natural da freguesia de Santa Isabel, na Rua Maria Pia, em Lisboa, e lá regressou a 8 de Setembro de 1975. Faleceu a 21 de Abril de 2010, de doença e quando residia na Presidente Arriaga, aos Prazeres, também em Lisboa. Tinha 58 anos, nascido a 3 de Fevereiro de 1952. Ambos recordamos, com saudade. RIP!!

- Há 50 anos: Troca de prisioneiros tentada sem êxito!


O furriel Viegas e o condutor Nogueira
a caminho de Úcua, a 24/09/2019




A 21 de Abril de 1975, em vésperas das primeiras eleições portuguesas pós-25 de Abril, os Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423 foram a Úcua, com uma missão muito especial: a troca de prisioneiros.
Há 50 anos!
«Tentada sem êxito», reporta o livro «História da Unidade».
O patrulhamento, porém, também recolheu informações, muito úteis para «a reunião a nível mais elevado com elementos do Gabinete Militar Misto».
O Batalhão de Cavalaria 8423, com a CCS e parte da 2ª. CCAV. 8423 ao tempo aquarteladas no BC12, «foi honrado com a presença do brigadeiro comandante do Comando Territorial de Carmona, acompanhado do seu Estado Maior e recebido no aquartelamento com formatura geral».

domingo, 20 de abril de 2025

- Há 50 anos: Calma em Carmona, visita do Comandante e incidentes no Negage!

Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423. Sentados, os alferes Carvalho de Sousa e João Machado, capitão
José Manuel Cruz, alferes Jorge Capela e furriel José Fernando Melo, todos milicianos. De pé e à direita,
João Rito, que hoje faria 73 anos mas, de doença, faleceu a 01/03/2016. Alguém identifica os outros dois?

Condutores da CCS: Manuel Alves (?), Alípio
Canhoto (em cima), Delfim Serra, António
Picote (falecido) e Manuel Gonçalves (f.)


Os incidentes entre combatentes armados dos movimentos de libertação eram «coisa» do dia-a-dia angolano do Uíge de há 50 anos - querendo, cada qual, marcar posição no território político.
A 20 de Abril de 1975 e apesar disso, o quotidiano uíjano continuava mais ou menos calmo, repetindo-se esses incidentes, é certo, mas avulsos e controlados pela intensa actividade desenvolvida pelos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 nos patrulhamentos de longo curso diariamente feitos.
Assim como os serviços de «policiamento» permanentemente desenvolvidos nas malhas urbanas - ora em Carmona, principalmentenesta cidaa capital, ora no Negage, no Songo, no Quitexe e em em Vista Alegre/Ponte do Dange, por onde ainda estavam activos aquartelamentos militares portugueses.
A 20 de Abril de 1975, porém, essa estabilidade foi quebrada no Negage, o que, segundo o relato do livro «História da Unidade», «obrigou à realização de uma reunião conjunta com a FNLA, de modo a obter uma mentalização do que deverá ser a missão das NT e dos Exércitos de Libertação neste período que decorre até à independência».
O que andava em causa, na prática, era uma questão de autoridade e soberania: que ainda era totalmente responsabilizada às Forças Armadas Portuguesas. O que, valha a verdade, não era muito bem aceite pelos movimentos de libertação - que entre eles também não se entendiam.

Almeida e Brito
Almeida e Brito na CCAÇ.
4741 e em dia de incidentes
no Negage !

O comandante Carlos Almeida e Brito deslocou-se ao Negage no dia 20 de Abril de 1975, na «continuação das visitas às subunidades» então operacionalmente dependentes do BCAV. 8423.
Lá estava aquartelada a CCAÇ. 4741/74 e o dia, como acima se lê, coincidiu com os incidentes desta cidade, o que obrigou à realização da sobredita reunião conjunta, com a FNLA, com vista a «encontrar entendimentos entre os movimentos».
O que, valha a verdade, não era nada fácil. Bem pelo contrário! Eram bem conhecidas as suas diferenças políticas, cada vez mais «discutidas» mais pelas armas e menmos pela diplomacia.

O soldado João Rito, de Aldeia Viçosa, faria hoje 73 anos !

 a.

O soldado João Rito em 1974 (AV)


O soldado João Jerónimo Rito foi atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423 e faria 73 anos neste dia (20 de Abril) de Páscoa de 2025.
Infelizmente e de doença incurável, faleceu a 1 de Março de 2016. Já lá vão mais de 9 anos!
Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa (e depois da cidade de Carmona, para onde a sua subunidade rodou a 11 de Março de 1975), regressou a Castelo Branco no dia 10 de Setembro deste mesmo ano, por lá fazendo a sua vida familiar e profissional.
A viúva Maria dos Anjos Jerónimo, que sempre o acompanhava nos encontros anuais, continuou, em sua honra, a participar nas confraternizações dos Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa e coorganizou o de Castelo Branco - a 20 de Maio de 2023.
Hoje o recordamos com saudade!

O 1º. cabo Gonçalves foi «cripto» de Santa Isabel e festeja 73 anos em Oliveira de Azeméis!


Abílio Gonçalves

O 1º. cabo Abílio Pimenta Gonçalves foi operador-cripto de especialidade militar e combatente da 3ª. CCAV. 8423. Comemora 73 anos a 20 de Abril, o Dia de Páscoa de 2025.
Cavaleiro do Norte da guarnição da Fazenda de Santa Isabel, comandada pelo capitao miliciano José Paulo Fernandes, de lá rodou para o Quitexe a 10 de Dezembro de 1974. E daqui para a cidade de Carmona a 8 de Julho de 1975.
Natural do lugar de Costa, da freguesia e vila de Cucujães, do município de Oliveira de Azeméis, lá voltou a 11 de Setembro de 1975, quando terminou a sua (e nossa) comissão angolana, pelos chão uíjanos do norte.
Por lá continua a viver, já aposentado, e não se «poupa» a abraços de saudade e não «falta» aos encontros anuais dos Cavaleiros de Santa Isabel. Para ele, vai o nosso abraço de parabéns!

sábado, 19 de abril de 2025

Carvalho de Santa Isabel festeja 73 anos em Amares !


O soldado Joaquim Fernandes de Carvalho foi combatente da 3ª. CCAV. 8423, a da saudosa Fazenda de Santa Isabel, e festeja 73 anos a 19 de Abril de 2025.
Hoje mesmo!
Cavaleiro do Norte com a especialidade de condutor auto-rodas, também jornadeou pela vila do Quitexe e pela cidade de Carmona - terras do nortenho Uíge de Angola que foram chão do BCAV. 8423.
Natural da freguesia de Fiscal, no concelho de Amares, distrito de Braga e a terra natal do falecido cantor António Variações, lá residia, na Rua da Igrejam, e lá regressou a 11 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana de Angola.
Para lá e para ele vai o nosso abraço de felicitações.

sexta-feira, 18 de abril de 2025

- Há 50 anos: O 2º. comandante José Themudo em Vista Alegre e Quitexe!

O capitão José D. Themudo

O capitão José Diogo Mota da Silva Themudo foi 2º. comandante do BCAV. 8423 e deslocou-se a Vista Alegre e ao Quitexe no dia 18 de Abril de 1975.
Há 50 anos e no âmbito do seu plano de «visitas às subunidades».
A vila de Vista Alegre, por esse tempo, aquartelava a 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda de Zalala - «a mais rude escola de guerra» -, comandada pelo capitão miliciano Davide de Oliveira Castro Dias e que para lá começara a rodar no dia 21 de Novembro de 1974.
A guarnição incluía o Destacamento de Ponte do Dange e o capitão José Diogo Themudo fez-se acompanhar pelo alferes miliciano António Albano Cruz, o oficial responsável pelo Parque-Auto do BCAV. 8423, em missão de rotina fiscalizadora das viaturas.
O regresso de Vista Alegre motivou uma paragem no (nosso saudoso) Quitexe, onde ao tempo de há 50 se aquartelava a 3ª. CCAV. 8423, a do capitão José Paulo de Oliveira Fernandes. Que para lá rodara da Fazenda Santa Isael a 10 de Dezembro de 1974.
- lá chegada a 10 de Dezembro de 1974, rodando da Fazenda de Santa Isabel e então se se juntand


O 1º. cabo Martins de Zalala festeja 73 anos em Alverca !

 amília Neves Polido, onde morava a madrinha Isolina, mãe de Cecília Neves.

A 1ª. CCAV. 8423 (Zalala)


O 1º. cabo José Miguel Martins foi combatente da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda Maria João, a de Zalala, e festeja hoje 73  anos.
Hoje, que é dia 18 de Abril de 2023.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, integrou o 4º. Grupo de Combate, o do alferes miliciano José Manuel Lains dos Santos, com os furriéis milicianos Américo Rodrigues, Jorge Barata (ambos já falecidos) e José Louro.
Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, fixando-se em Aldeia de Santa Margarida, do concelho de Idanha-a-Nova.
Mora agora em Alverca, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

quinta-feira, 17 de abril de 2025

O soldado Joaquim Mendes festeja 73 anos em Estevais de Vila de Rei!

 

Joaquim G.  Mendes



O soldado Joaquim Gaspar Mendes foi atirador de Cavalaria e combatente da 2ª. CCAV. 8423, a do capitão miliciano José Manuel Cruz. 
Festeja 73 anos a 17 de Abril de 2025. 
Hoje mesmo!
Cavaleiro do Norte da guarnição do BCAV. 8423 da vila de Aldeia Viçosa, em plena Estrada do Café, aquartelou-se mais tarde na cidade de Carmona, para onde rodou com a sua Companhia - a 11 de Março de 1975. 
O Mendes regressou a Portugal no dia 10 de Setembro deste mesmo ano, quando a sua subunidade terminou a sua comissão militar em Angola.
Natural do lugar de Souto, da freguesia de Fundada, no concelho de Vila do Rei, do distrito de Castelo Branco (na Beira Baixa) - onde há 50 anos se radicou -, a vida levou-o mais tarde para um bocadinho ao lado, para Estevais, em Vila de Rei - a terra de Vicente José Alves, que foi condutor da CCS. É para lá, e para ele, que vai o nosso abraço de parabéns!

quarta-feira, 16 de abril de 2025

O furriel Victor Guedes, da 3ª. CCAV. 8423, faleceu há 27 anos! n

 

Furriel Victor Guedes



O furriel miliciano Victor Mateus Ribeiro Guedes foi Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, e faleceu a 16 de Abril de 1998, de doença e em Lisboa.
Há exactamente 27 anos!
Especialista de armamento pesado, também jornadeou pela vila do Quitexe e pela cidade de Carmona -, servindo sempre com eficiência, disciplina e camaradagem.
Regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975 e radicou-se na Travessa dos Remédios, freguesia de S. Sebastião da Pedreira, em Lisboa - de onde partira a 5 de Junho de 1974. Tinha apenas 46 anos na altura da sua morte, nascido que foi a 27 de Maio de 1952. Partiu muito novo e hoje, o recordamos com saudade! RIP!!!

O alferes-médico Honório Campos festeja 81 anos em Coimbra !

O alferes médico
Honório Campos

O alferes miliciano médico António Honório de Campos festeja hoje 81 anos, em Coimbra.
Ao tempo de Novembro de 1974, substituiu o capitão Manuel Leal na CCS e serviu também as 2ª. CCAV., de Aldeia Viçosa, e a 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel, e com «elevada competência profissional», que justificou «merecido louvor», proposto pelo capitão José Paulo Fernandes, da 3ª. CCAV. 8423.
Acumulou funções militares com as de Delegado de Saúde do Quitexe, apoiando «toda a população civil, sem olhar a horas de trabalho», como se lê no louvor do comandante Almeida e Brito, acrescentando-lhe «dedicação integral a todos os casos vividos».
O grave conflito armado entre a FNLA e o MPLA, no Quitexe e em Junho de 1975, levou-o a ter de «actuar quase sozinho, perante elevado número de feridos muito graves, patenteando elevada isenção» e manifestando «a sua capacidade técnica e humana, em actividade digna de realce».
Regressado a Portugal, seguiu carreira de dermatologista, foi assistente graduado do Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro, e exerceu medicina privada. Está aposentado desde Outubro de 2006 e vive em Coimbra, dividindo o seu dia-a-dia com a Figueira da Foz. Parabéns!

terça-feira, 15 de abril de 2025

- Há 50 anos: Grupo de conbate da 3ª. CCAV. 8423 reforçou guarnição de Carmona!

Os capitães José Manuel Cruz e José Paulo 
Fernandes, comandantes da 2ª. e 3ª. CCAV´s
8423, e o alferes João Machado


Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 foram reforçados, na capital do Uíge, de 15 para 16 de Abril de 1975.
Há 50 anos e com um grupo de combate da 3ª. CCAV. 8423, a do capitão miliciano José Paulo Fernandes.
A subunidade dos Cavaleiros do Norte estava ao tempo aquartelada na vila do Quitexe, para lá rodada a 10 de Dezembro de 1973 - indo da Fazenda Santa Isabel.
A véspera, como ontem lembrámos, tinha sido tempo de ao BC12, quartel situado na saída de Carmona para o Songo, ter chegado outro grupo de combate - este, do BCAÇ. 5015.
A razão era óbvia: «A necessidade de intensificar patrulhamentos e a segurança da cidade de Carmona», como reporta o livro «História da Unidade».´

Santos foi atirador de Zalala e festeja 73 anos em Monte da Caparica !

 

José B. dos Santos,


O soldado José Baptista dos Santos foi combatente dos Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423 e festeja 73 anos a 15 de Abril de 2025.
Hoje mesmo, a terceira terça-feira deste mês.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, jornadeou pela mítica e saudosa Fazenda de Zalala e depois por Vista Alegre/Ponte do Dange, pelo Songo e pela cidade de Carmona .
É natural da Penasqueira, lugar da freguesia e concelho de Oleiros, e lá voltou no dia 9 de Setembro de 1975, no final da sua (e nossa) comissão militar em Angola.
Actualmente e já reformado, mora no Monte da Caparica, no concelho de Almada, e é para lá e para ele vai o nosso abraço de parabéns!

segunda-feira, 14 de abril de 2025

- Há 50 anos: Cavaleiros do Norte reforçados em Carmona com grupo da BCAÇ. 5015!

 

Os furriéis milicianos Cruz, rádio-montador, e Viegas, de Operações Especiais (Rangers), ambos da
CCS do BCAV. 8423 e nas férias angolanas da Nova Lisboa huambana de Abril de 1975. Há 50 anos! 


Grupo de militares do BCAÇ. 5015, aquartelado no Songo e do qual, a
a 14/04/1975, saiu um Grupo de Combate para reforçar os Cavaleiros
do Norte, ao tempo em Carmona e no BC12. Há 50 anos!


Há 50 anos e aos 14 dias de Abril de 1975, a guarnição dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, em Carmona, foi «temporariamente reforçada» com um Grupo de Combate do BCAÇ. 5015, cuja 1ª. Companhia estava instalada em Chimacongo, passando por Lucunga e Songo. 
O objectivo da rotação deste grupo do Songo era claro: «(..) cumprir a intensa actividade de patrulhamentos mistos», que vinham a assoberbar as NT.
«(...) Os incidentes de Luanda e Salazar vieram de ressaca até Carmona, dando origem a que houvesse que fazer intervenção a conflitos diversos, o mais grave deles em 13 de Abril, na própria cidade, aquando uma acção de fogo entre o MPLA e a FNLA, através de elementos das suas forças militares», relata o livro «História da Unidade». 
O incidente é o mesmo que aqui ontem historiado e que originou o louvor do alferes miliciano Meneses Alves.
Notícia do Diário de Lisboa, sobre
Angola, de 14 de Abril de 1975

Lutas entre o MPLA
e a FNLA !

Os furriéis Cruz e Viegas, ambos da CCS e nesse tempo de há 50 anos, continuavam por Nova Lisboa (no Huambo) e Luanda, a capital angolana, recebia uma delegação da OUA e da ONU, formada por 4 elementos e ali deslocada especialmente para, segundo o «Diário de Lisboa» desse dia, «estudar o panorama político de Angola, onde as lutas entre ao MPLA e a FNLA ameaça pôr em risco a passagem pacífica para a independência». 
A da ONU, após protesto do MPLA, assegurou que não teria interferência na actividade política. Iriam, durante 10 dias, «estudar as necessidades do país no campo social e económico».
O MPLA, ao tempo, também se opunha ao envio, para Angola, de uma missão da OUA e da ONU para investigar as confrontações armadas ocorridas na cidade. Lúcio Lara, alto dirigente do movimento/partido e chefe da Delegação em Luanda, afirmou mesmo, numa conferência de imprensa, que tal interferência «era contrária aos interesses nacionais».