CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 28 de abril de 2024

Algumas memórias do BCAV. 8423 dos últimos dias de Abril e primeiros de Maio!

Comandante Carlos
Almeida e Brito


Algumas memórias dos últimos dias de Abril e primeiros de Maio na história dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423:


- DIA 28 DE ABRIL, COMANDANTE
ALMEIDA E BRITO NO QUITEXE
: O comandante Almeida e Brito voltou ao Quitexe a 28 de Abril de 1975, no âmbito da «continuação das visitas às subunidades», mas desta feita sem companhia de nenhum oficial do BCAV. 8423. Ali se aquartelava, ao tempo, a 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel e comandada pelo capitão miliciano José Paulo de Oliveira Fernandes.
- SOLDADO SOUSA: O soldado Joaquim Castro de Sousa foi Cavaleiro do Norte do Pelotão de Sapadores da CCS do BCAV. 8423. Natural de Jovim, em Gondomar, lá regressou a 8 de Setembro de 1975, no final da sua (e nossa) jornada africana do Uíge angolano. E lá vive, na Rua dos Netos, onde hoje faz 72 anos.  
Grenha Lopes
furriel miliciano


- DIA 29, FURRIEL
GRENHA LOPES: O dia 29 de Abril de  2024 é tempo de o furriel miliciano Grenha Lopes, da 3ª. CCAV. 8423, festeja3 72 anos.
Atirador de Cavalaria, José Avelino Grenha Lopes, é este o seu nome completo, regressou a Portugal e a Barcelos no dia 11 de Setembro de 1975 e foi empresário do ramo têxtil. É agora empresário do sector da saúde (com clínicas de fisioterapia na Grande Lisboa), embora ele mesmo se confesse «homem de muitos ofícios» - que começaram pela indústria de passamanaria, na sua natal Barcelos, uma indústria de família.
Mora no Lumiar, na Azinhaga das Travessas, em Lisboa.

O  1º. cabo Teixeira


- TEIXEIRA, 1º. CABO
PINTOS DA CCS: O 1º. cabo Agostinho Pinto Teixeira foi pintor da CCS e festeja  72 anos a 29 de Abril de 2024.
Regressou a Portugal no dia 8 de Setembro e fixou-se na freguesia de Ramalde, no Porto. Actualmente e já aposentado, foi pequeno empresário, reside em Perafita, no concelho de Matosinhos.

Américo Oliveira


- DIA 30, SAPADOR
AMÉRICO OLIVEIRAO soldado Américo da Silva Oliveira, da CCS do BCAV. 8423, festeja 72 anos a 30 de Abril de 2024.
Cavaleiro do Norte do Pelotão de Sapadores comandado pelo alferes Jaime Ribeiro, no Quitexe e depois em Carmona, É natural do Alto do Vilar, freguesia do Sobrado, no município de Valongo, e lá regressou a 8 de Setembro de 1975.
Tanto quanto sabemos, morará agora em Taíde, na Póvoa do Lanhoso.



António M. Garcia

- DIA 1 DE MAIO,
ALFERES A. GARCIA: O alferes miliciano António Manuel Garcia faria 72 anos a 1 de Maio de 2024. Faleceu a 2 de Novembro de 1979, vítima de um acidente de viação, ao serviço da Polícia Judiciária.
Comandante do PELREC, era natural de Pombal de Ansiães, em Carrazeda de Ansiães. Cursou Operações Especiais (Rangers) em Lamego, no segundo turno de 1973, e foi louvado em Ordem de Serviço nº. 162 refere que «como comandante do PELREC, sempre manifestou o maior desembaraço e competência, possuindo alto espírito de sacrifício em todos os momentos difíceis em que foi necessária a sua acção, salientando-se a sua colaboração sempre pronta e esforçada à actividade operacional desenvolvida na cidade de Carmona, aquando dos graves incidentes aí verificados»!

António O. Cruz

- CRUZ, FURRIEL
DA 2ª. CCAV. 8423: O furriel miliciano António Oliveira Cruz, da 2ª. CCAV. 8423, nasceu há 72 anos - dia 1 de Maio de 1952. Mas só foi registada no dia 4 seguinte.
Natural do lugar de Figueiró, na freguesia de Mosteiro, do con-
celho de Vila Verde, lá regressou a 10 de Setembro de 1975 - depois da jornada africana de Angola. Cavaleiro do Norte 
de Aldeia Viçosa, foi atirador de Cavalaria de especialidade militar, cursou na Escola Prática de Cavalaria em Santarém e regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975.
Fixou-se na sua terra natal, foi professor e por lá vive, já aposentado.
F. Carlos

- CARLOS, SOLDADO
SAPADOR DA CCSO soldado Francisco Simões Carlos foi sapador do pelotão comandado pelo alferes miliciano Jaime Ribeiro, do BCAV. 8423.
Cavaleiro do Norte da CCS, a companhia do Quitexe uíjano (e depois no BC12, em Carmona), regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, no final da sua (e nossa comissão miliyar em Angola).
Regressou à sua natal terra do Botulho, no município de Tondela, onde vive e onde é empresário do sector das limpezas.
- GONÇALVES, 1º. CABO
DE ZALALAO 1º cabo Joaquim Teixeira Gonçalves foi 1º. cabo atirador de Cavalaria, da 1ª. CCAV. 8423 e festeja 72anos a 1 de Maio de 2024.
Cavaleiro do Norte de Zalala e depois de Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona, regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, ao lugar de Lordelo, freguesia de Veade, em Celorico de Basto. Sabemos que esteve (ou está) emigrado em França.



- DIA 2 DE MAIO, O
«IAO» DO BCAV. 8423: O dia 2 de Maio de 1974, uma quinta-feira de há 50 anos, foi tempo de «efectivamente decidida a realização dos exercícios da Instrução Operacional». Para decorrerem «entre 3 e 10 de Maio», lê-se no livro «História da Unidade».
O BCAV. 8423 estava, ao tempo, aquartelado no Campo Militar de Santa Margarida, no RC4 (e respectivo Destacamento), com destino marcado para Angola. Faltava saber o dia. A CCS partiria a 29 de Maio.
- CARDOSO, 1º. CABO
 DE SANTA ISABEL
: O 1º. cabo António Manuel da Costa Cardoso, da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, festeja 72 anos a 2 de Maio de 2024.
Atirador de Cavalaria, regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975 e fixou-se no Carvalhinho, freguesia da Moita do Ribatejo, concelho da Moita. Mora na Moita, na Estrada Principal (Prédio Venezuela).

Almeida e Brito e esposa,
D. Maria Isabel, no encontro
da CCS de 1997, em Penafiel

- DIA 3 DE MAIO, O «IAO»
EM SANTA MARGARIDA
: A Instrução Altamente Operacional (IAO) do BCAV. 8423 começou há exactamente 50 anos, no dia 3 de Maio de 1974.
Decorreu na mítica Mata do Soares, próximo do Campo Militar de Santa Margarida e do RC4, e prolongou-se até ao dia 10 seguinte, «já com a autonomia das diversas companhias».
O objectivo, segundo o livro «História da Unidade», era «pô-las a viver à semelhança, embora ténue, daquilo que iria ser a sua vida no ultramar». 
Envolveu as 4 companhias.

- D. MARIA ISABEL DE
ALMEIDA E BRITO: A viúva do comandante Almeida e Brito, D.  Maria Isabel Almeida e Brito, faleceu a 3 de Maio de 2015, de doença e em Lisboa.
Participou nos encontros dos Cavaleiros do Norte de 1995 (em Águeda) e 1996 (em Leiria), ambos a nível de Batalhão, e no de 1997, da CCS (em Penafiel), neles irradiando enormíssima simpatia e afecto para com os combatentes do último comando de guerra colonial do senhor seu marido, o então tenente-coronel Almeida e Brito. 
O comandante do Batalhão de Cavalaria 8423 faleceu a 20 de Junho de 2003, de morte súbita e no decorrer de um passeio a Espanha. Aos 76 anos! Atingiu a patente de general e, depois da jornada de Angola, foi, entre outros cargos, comandante da Polícia Militar (em Lisboa), 2º. comandante da Região Militar Centro (em Coimbra), 2º. comandante geral da GNR e comandante da Região Militar Sul (em Évora).

Jesuíno Fernandes
Pinto nos anos 2000
Jesuíno Pinto
furriel miliciano

em 1974/75

- PINTO, FURRIEL
DA 2ª. CCAV. 8423: O furriel miliciano Jesuíno  Fernandes Pinto foi atirador da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, e faleceu há precisamente 7 anos, no dia 3 de Maio de 2017.
Apresentou-se em Aldeia Viçosa em Agosto de 1974, passando a integrar a companhia comandada pelo capitão miliciano José Manuel Cruz.  
Regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975 e fixou-se no lugar de S. Braz, freguesia de Parada do Gatim, concelho de Vila Verde. Sempre ligado ao movimento desportivo, social e radiofónico, sempre lá viveu e lá faleceu. RIP!!!

domingo, 21 de abril de 2024

Algumas memórias dos dias da quarta semana do mês de Abril! O Padre Albino Capela, Missionário no Uíge!


Os alferes milicianos Jaime Ribeiro e António Garcia (falecido a 2 de Novembro de 1979)
e os tenentes SGE Acácio Luz e João Elóy Borges da Cunha Mora, que faleceu
 a 21 de Abril de 1993, há 31 anos, de doença, em Lisboa e com 67 de idade

                                                              
O 1º. cabo Carlos Alberto Jesus Mendes,
 mecânico electricista da CCS d



Algumas memórias dos dias da quarta semana do mês de Abril, quanto aos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423:

- DIA 21: A morte, em anos diferentes, do tenente João Elóy Mora e do 1º. cabo Carlos Mendes.
João Eloy Borges da Cunha Mora era natural de Pombal, onde nasceu a 30 de Junho de 1926. Foi 2º. comandante da CCS do BCAV. 8423 e personagem inesquecível da missão que nos levou a Angola.
Casado com uma senhora de origem indiana, que o acompanhou em Angola, E sem filhos, faleceu a 21 de Abril de 1993, de doença e aos 67 anos de idade. Morava na Lapa, em Lisboa.
- MENDES: O 1º. cabo Carlos Alberto de Jesus Mendes era mecânico-electricista de especialidade militar - no parque-auto comandado pelo alferes miliciano António Albeno Cruz - e era natural da freguesia de Santa Isabel e morava na Rua Maria Pia, em Lisboa.
Ambos recordamos, com saudade. RIP!!! RIP!!!
- PRISIONEIROS: Os Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423 foram a Úcua, vila angolana na Estrada do Café e no caminho de Luanda. Foram com uma missão muito importante e especial: a troca de prisioneiros. Já havia sido tentada, mas sem êxito.
- COMANDANTE NO QUITEXE: O brigadeiro comandante do Comando Territorial de Carmona visitou o Quitexe, fazendo-se acompanhar pelo seu Chefe do Estado Maior. No mesmo dia, o 2º. comandante do BCAV. 8423, capitão José Diogo Themudo, foiao Sngo, para preparar a rotação da 1ª. CCAV. 8423.  
Alexandre Pereira


- DIA 22: O soldado Alexandre José de Morais Pereira, Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, festeja 72 anos. Clarim de especialidade militar, é natural de Murça, vila e sede de concelho da província de Trás-os-Montes, onde ainda reside. Parabéns!
- APRESENTAÇÃO: A maioria dos futuros Cavaleiros do Norte do Batalhão de Cavalaria nº. 8423 (o BCAV. 8423), os atiradores de Cavalaria,  regressaram ao Regimento de Cavalaria nº. 4 (o RC4), no Campo Militar de Santa Margarida, depois de terem gozado os clássicos 10 dias da chamada Licença de Normas.
Estava cada vez mais próxima a partida para Angola, embora ainda não fosse conhecida a data. Viria a ser a 30 de Maio - adiada de dois dias antes (dia 28), quando 
Furriel Victor M.
C. G. Velez
viajou a CCS, do capitão António Oliveira. Seguiram-se a 1ª. CCAV. 8423, do capitão Castro Dias (no dia 1 de Junho), a 2ª. CCAV. 8423, do capitão José Manuel Cruz (dia 4) e a 3ª. CCAV. 8423, do capitão Jose Paulo Fernandes (dia 5).

- DIA 23: O então futuro furriel miliciano Victor Manuel da Conceição Gregório Velez apresentou-se no RC4 a 23 de Abril de 1974, «por ter sido nomeado para o ultramar, com destino à 1ª. CCAV. 8423». Rodava da Escola Prática de Cavalaria (EPC), em Santarém - onde se especializara como atirador de Cavalaria. Ao tempo, morava na Rua Gonçalves Crespo, em Lisboa - cidade onde ainda reside.
- O 1º. cabo João Viegas Ferreira, da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Maria João, a da mítica Zalala, comemora 72 anos neste dia de 2024, na Póvoa de Santa Iria, em Vila Franca de Xira, onde reside.
- PALESTRA: O BC12 foi palco para uma palestra de esclarecimento e preparação dos militares da guarnição para as eleições do dia 25 de Abril - as primeiras de democracia e para a Assembleia Constituinte. Foi orientada por oficiais do Comando Territorial de Carmona (CTC) e do BCAV. 8423.
Carlos Costa

- DIA 24: O soldado Carlos Alberto dos Santos Costa, o Mouraria e/ou Alfama, da 1ª. CCAV. 8423, faleceu a 24 de Abril de 2015. Especialista de transmissões, morava em Azeitão, em Setúbal, ainda não tinha 63 - que faria a 29 de Agosto desse ano de 2015. RIP!
- DESACTIVAÇÃO: Os aquartelamentos de Vista Alegre e Destacamento da Ponte do Dange, dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, foram desactivados e a 1ª. CCAV. 8423, comandada pelo capitão miliciano Davide Castro Dias, rodou para o Songo, com um Destacamento temporário em Cachalonde.
- PALESTRA: O BC12 foi palco de mais uma palestra de esclarecimento e preparação dos militares da guarnição para as eleições do dia 25. Foi orientada por oficiais do Comando Territorial de Carmona (CTC) e do BCAV. 8423 e integrada nas comemorações do dia 25.
Furriel Mário
A. S. Matos

- DIA 25: O furriel miliciano Mário Augusto da Silva Matos, dos Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, festeja 72 anos a 25 de Abril de 2024.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, esteve alguns anos emigrado nos Estados Unidos e, agora já aposentado, mora em Anadia.
- PINHO: O 1º. cabo Jorge Manuel de Sousa Pinho, escriturário da CCS do BCAV. 8423, faria 72 anos a 25 de Abril de 2024. Faleceu em 1996, há 28 anos!
Cavaleiro do Norte da secretaria do Comando do Batalhão, também passou pelo BC12, em Carmona, vivia no Bairro dos CTT e morreu de doença a 19 de Abril de 1996. Ainda muito jovem!
- LOPES: O soldado Adriano da Silva Lopes, da 1ª. CCAV. 8423 do BCAV. 8423, faria 72 anos mas faleceu em 26 de Novembro de 1986. Atirador de Cavalaria, morava em S. João do Freixo, no concelho de Ponte de Lima - de onde era natural e onde residia.
- 25 DE ABRIL: O 1º. aniversário foi comemorado em Carmona e em 1975, com uma «cerimónia simples mas singela», no CTC e com içar da Bandeira Nacional Portuguesa, honras militares e presença de todos os oficiais aquartelados na cidade.
J. Celestino
G. da Silva


- DIA 26: O soldado condutor-auto Joaquim Celestino Gonçalves da Silva, da CCS do BCAV. 8423, a do Quitexe, comemora 72 anos em Leça do Balio, Matosinhos, em 2024 e praticamente recomposto de vários e delicados problemas de saúde, com sucessivos internamentos hospitalares.
- DESACTIVAÇÃO: O quartel de Aldeia Viçosa foi desactivado, em 1975, passando a 2ª. CCAV. 8423 para a cidade de Carmona.
- DIA 27: Dia de aniversário, em 2024, de 3 Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, de 3 subunidades diferentes.
José António
Sousa Gomes
- PEREIRA: O 1º. cabo António Cardoso Pereira, da 1ª. CCAV. 8423, festeja 72 anos a 27 de Abril de 2023, em Alcabideche. É natural do lugar o lugar de Pousada, freguesia de Espadanede, no concelho de Cinfães.
- PALMA: O soldado Joaquim José Batanete Palma, da 2ª. CCAV. 8423, festeja 72 anos em Fonte da Moura, na freguesia de Pardais, do concelho de Vila Viçosa. Foi condutor-auto de especialidade militar em Aldeia Viçosa e Carmona. Parabéns!
- GOMES: O soldado José António de Sousa Gomes foi condutor auto-rodas de especialidade militar e Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423, também festeja 72 anos mas em Leça do Balio.
Parabéns para os três.
Albino Capela
O Padre Albino no
Quitexe (anos 70)

Padre Albino Capela,
Missionário no Uíge!


O padre António Albino Capela Vieira Martins Capela faleceu há um ano, no 27 de Abril de 2023, vítima de doença e em Barcelos. 
Pertenceu à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, missionou por terras do norte uíjano de Angola e, depois de regressar a Portugal, deixou o sacerdócio e cursou Humanidades na Universidade Católica - o correspondente ao antigo Clássicas (Português, Latim e Grego).
Natural da Carvalheira, concelho de Terras de Bouro, era irmão de sangue da Irmã Maria Augusta Vieira Martins, da Congregação da Imaculada Conceição e Santo António, que com ele estava na Missão do Quitexe e que continuou em Angola depois da independência. Quando estava de férias, faleceu a 21 de Junho de 2006, em Lisboa e de doença.
Albino Capela, dispensado das responsabilidades religiosas, casou e foi pai de um casal, sendo frequentador habitual dos encontros anuais da CCS, «sem nunca esquecer Angola», onde viveu das maiores e mais marcantes experiências de vida.
Faria 82 anos a 11 de Maio de 2024 e aqui, hoje e sempre, o recordamos com saudade. RIP!!!


segunda-feira, 15 de abril de 2024

A morte de António, aos 97 anos! Pai de Alfredo Coelho - 1º. cabo Buraquinho!

António Pereira Coelho

Florinda Rosa



O pai do 1º. cabo Alfredo Rodrigo Ferreira Coelho, o Buraquinho, faleceu ontem no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos.
António Pereira Coelho, de 97 anos, era natural de Duas Igrejas, em Penafiel, onde nasceu a 2 de Fevereiro de 1927.
Era sacristão aposentado, morava na Rua António José de Almeida, em Custóias, e era viúvo de Florinda Rosa Ferreira Pereira 
Alfredo Coelho
(Buraquinho)
- falecida a 19 de Janeiro de 2019, aos 90 anos. De doença e no dia em que o filho Alfredo Rodrigo (Buraquinho) fez 67 anos.
O casal teve os filhos José Luís e Alfredo Rodrigo (o Buraquinho), Eva, Delfina, Rosa Manuela, Maria Lucília, Ilda Maria e Margarida Ferreira Coelho.
O funeral e as respectivas cerimónias religiosas estão marcadas para as 10 horas de amanhã, terça-feira, dia 16 de Abril de 2024, da Igreja Paroquial de S. Tiago para o cemitério de Custóias.
Abraço solidário para o Alfredo Coelho (Buraquinho), que, por terras do norte uíjano, foi nosso companheiro da jornada africana do norte de Angola.
RIP!!!

domingo, 14 de abril de 2024

Memórias da 3ª. semana de Abril dos Cavaleiros do norte do BCAV, 8423!

Memória do 1º. cabo
Adão  L. C. Morais


Algumas memórias dos dias da terceira semana do mês de  Abril, quanto aos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423:

- Dia 14, hoje: O 1º. cabo Adão Luís Correia de Morais, atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Zalala, faria 72 anos. Faleceu, em Lousada e de doença, a 7 de Agosto de 2009.
Também esteve em Vista Alegre/Ponte do Dange, no Songo e em Carmona. RIP!!!
- Dia 15, segunda-feira: O soldado José Baptista dos Santos, atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, festeja 72 anos em Monte da Caparica, Almada. Também esteve em Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona.
Memória do furriel
Victor M. R. Guedes
Memória do furriel
Eusébio M. Martins
Parabéns!
- Dia 16, terça-feira: Faleceu, em 1998, o furriel miliciano Victor Mateus Ribeiro Guedes, especialista de armamento pesado da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel e depois do Quitexe e Carmona. De doença e em Lisboa. Tinha 46 anos e nasceu a 17 de Maio de 1952.
RIP!!!
- Dia 16 de Abril, terça-feira: O alferes miliciano António Honório de Campos, médico de especialidade militar da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel, festeja 80 anos em Coimbra e/ou Figueira da Foz. T
ambém do BCAV. 8423, no Quitexe e em Carmona.
Parabéns!
- Dia 16 de Abril, terça-feira: O furriel miliciano Eusébio Manuel Martins faleceu em Belmonte, de onde era natural e vítima de doença, em 2014. Foi combatente da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Zalala, e depois
em Vesteve em Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona.
RIP!!!
- Dia 17, quarta-feira: O soldado Joaquim Gaspar Mendes, atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa e depois em Carmona, festeja 72 anos em Estevais, Vila de Rei. 
Parabéns!
- Dia 18, quinta-feira: O 1º. cabo José Miguel Martins, atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Zalala e de
 Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona, festeja 72 anos em Alverca.
Parabéns!
- Dia 19, sexta-feira: O soldado Joaquim Fernandes de Carvalho, condutor auto-rodas da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, festeja 72 anos em Amares. Também esteve no Quitexe e em Carmona.
Parabéns!
Memória do 1º. cabo
Jorge M. S. Pinho
Memória de João
Jerónimo Rito
- Dia 19, sexta-feira: O 1º. cabo Jorge Manuel de Sousa Pinho, escriturário da CCS, a da vila do Quitexe e depois em Carmona, trabalhou na secretaria do Comando do BCAV. 8423 e faleceu em 1996, de doença e na cidade do Porto. Tinha 44 anos, nascido a 25 de Abril de 1952.
RIP!!!
- Dia 20, sábado: O 1º. cabo Abílio Pimenta Gonçalves foi operador-cripto de especialidade militar da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel, Quitexe e Carmona, e festeja 72 anos na vila de Cucujães, em Oliveira de Azeméis.
Parabéns!
- Dia 20, sábado: O soldado João Jerónimo Rito, atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa e depois de Carmona, faria 72 anos. Faleceu de doença, a 1 de Março de 2016 e em Castelo Branco.
RIP!!!

sexta-feira, 12 de abril de 2024

A morte de Virgílio Antunes da 2ª. CCAV. 8423, e esposa, de acidente de viação!

 

A viatura do malogrado Virgílio Frade Antunes

Virgílio Frade Antunes
M. Nazaré Martins



O Cavaleiro do Norte Virgílio Frade Antunes e a esposa, Maria Nazaré Martins, foram vítimas mortais de um acidente rodoviário que ontem ocorreu na EN112.
Natural de Caniças, da freguesia de Cambas (em Oleiros), seguia no seu automóvel com a sua companheira quando aconteceu uma trágica e frontal colisão, na saída de Salgueiro do Campo, no concelho de Castelo Branco. Há ainda a registar um ferido ligeiro de 74 anos, passageiro da outra viatura, que foi  transportado para o Hospital Amato Lusitano.
Virgílio Frades Antunes foi 1º. cabo atirador de Cavalaria de especialidade militar e jornadeou por Aldeia Viçosa e Carmona, no nortenho Uíge angolano, integrando a subunidade do capitão miliciano José Manuel Cruz.
Festejou 72 anos no dia a 6 de Abril, há uma semana, e era participante habitual dos encontros anuais da 2ª. CCAV. 8423. A esposa tinha 70 anos.
As cerimónias fúnebres estão marcadas para as 15 horas de amanhã, dia 13 de Abril de 2024, na Igreja Matriz e seguindo para o cemitério de Cambas.
RIP!!! RIP!!!

terça-feira, 9 de abril de 2024

7 412 - O blogue nasceu há 15 anos! Vai deixar de ser diário!

O encontro da CCS de 2009, a 12 de Setembro, motivou a criação deste blogue dos Cavaleiros do Norte.
Há 15 anos, dia9 de Abril desse ano!!! Não imaginaríamos que se editasse tanto tempo e todos os dias!
O blogue «Cavaleiros do Norte»
do BCAV. 8423nasceu há 15 anos,
na Quinta-Feira Santa de 2009
O blogue tem 15 anos, de um dia
a dia que contou milhares
de histórias: 7 412!


O primeiro post do blogue dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 foi editado a 9 de Abril de 2009, Quinta-Feira Santa, intitulado «O furriel miliciano em Angola».
Hoje, o recordamos:
«A minha adolescência e juventude foram fermentadas pelo estigma da guerra. Era certo, fossemos nós minimamente saudáveis, que não escaparíamos à guerra do ultramar. Na Guiné, em Angola, Moçambique. E havia, ainda, Cabo Verde e Timor!
Isso aconteceu com milhares e milhares de portugueses que, sem perguntar porquê, vestiram camuflados e, de arma na mão e vencendo medos, galgaram fronteiras continentais para, de Lisboa a Timor, assumirem o chão que a Pátria definia. A mim. calhou-me Angola. No Quitexe e em Carmona (Uíge), depois ainda Luanda, integrando a CCS do Batalhão de Cavalaria 8423!
Sou o jovem furriel miliciano da foto! Os 21 anos! De Operações Especiais, os Rangers! Não nos faltaram motivações!».
A primeira mensagem do blogue.
Há exactamente 15 anos!

Hoje e sempre...,
por todos os dias!

Hoje e 15 anos depois, agradecendo a todos quantos por aqui passaram e nos ajudaram a fazer memória da nossa jornada africana do norte de Angola, por terras do Uíge, aqui vemos dizer que a edição deixará de ser diária.
Editámos mais de 7 500 mensagens e milhares de histórias, multiplicadas por milhares de imagens - que se fizeram memórias vivas de um tempo muito especial das nossas vidas.
Reachámos, neste imensa jornada de memórias, muitos companheiros que, por isto e aquilo, se foram «perdendo» pelas suas vidas.
Muitos já não são deste chão que nos dá vida e partiram para as suas eternidades.
Todos lembramos com carinho e emoção.
Aqui voltaremos quando e se tal se justificar.
Nenhum de nós esquecerá a irrepetível missão que a África nos levou para sermos personagens da independência de Angola - onde voltei em 2019, reencontrando o Quitexe, também Ponte do Dange e Vista Alegre, Aldeia Viçosa e Carmona e outras terras e gentes do nosso tempo de 1974 e 1975.
Éramos jovens e combatentes sem medos!
Hoje, aos nossos já mais de 70 anos, somos ainda gente de memória e esta - com as missões que possa ter; e tem... - está registada nos milhares de mensagens que, em 15 anos, se fizeram memórias da nossa epopeia angolana.
Portem-se bem!
Não nos esqueçamos uns dos outros e lembremos, sempre, os nossos companheiros que já partiram! 
VIEGAS
(ex-furriel miliciano da CCS)

segunda-feira, 8 de abril de 2024

7 411 - Férias militares no Huambo angolano e artigos contra o Acordo do Alvor !


Os furriéis milicianos Cruz e Viegas na Caála, arredores
de Nova Lisboa. Há 49 anos, em Abril de 1975

Há 49 anos e aos 8 dias de Abril de 1975, os furriéis milicianos Cruz e Viegas, ambos da CCS do BCAV. 8423, viajaram de Luanda para Nova Lisboa, no voo da TAAG (os Transportes Aéreos de Angola), em busca prazerosa de continuadas férias.
Férias militares para mais e melhor conhecer os chãos e as gentes da imensa Angola que medrava para as vésperas da sua independência.  
A cidade surpreendeu: pela modernidade urbana e pelas largas avenidas e amplos e  jardins, mas principalmente por ser extremamante calma e pacífica. 
Não se ouvia por lá qualquer som de guerra, não se sentia qualquer medo, a população circulava e fazia a sua vida na serenidade dos deuses. E deslumbrava-nos: pela grandiosidade da sua malha urbana, pelo desenho arquitectónico, pela grandeza dos edifícios, pela sua própria europeização. Pela sua força económica e pujanças industrial e comercial e agrícola.
Ambos iríamos ter, nos dias seguintes, oportunidade para a conhecer por dentro. E continuar surpreendidos. Assim como com outras localidades do planalto do Huambo.
A revista «Notícia», de Luanda (uma capa,
na imagem), foi suspensa pela Comissão
Nacional de Defesa, há 49 anos
!


Artigos contra o espírito
do Acordo do Alvor !

Luanda tinha ficado para trás e escaparam-nos as notícias de expulsão de 12 jornalistas e da suspensão da revista «Notícia», esta por «agressão ideológica ao MFA».
As emoções do dia permitiam expectar «climas de excitação nas Forças Armadas portuguesas e incompreensão das comunidades civis e dos movimentos de libertação em relação às mesmas Forças Armadas», como reportava o Diário de Lisboa. 
Não por acaso, dois dos 12 expulsos eram João Fernandes (director) e Sousa Oliveira (autor do artigo) - ambos da «Notícia». Os restantes eram da revista «Vida Portuguesa», que circulava na África do Sul e Rodésia mas era editada em Angola, dirigida por Jorge Coutinho e suportada por empresários portugueses daqueles dois países.
Além do director, o rol incluía Carlos Bártolo, Bela Jardim, Penteado dos Reis, Domingos de Azevedo, Hamilton Moreira, Reinaldo Silva, Hélder Martins, Jill Young e Júlio Marques. 
Os artigos eram «contrários ao espírito do Acordo da Penina (Alvor) e tendentes a provocar a discórdia no seio das Forças Armadas portuguesas e entre estas e os movimentos de libertação e o povo angolano», na opinião da Comissão Nacional de Defesa, presidida pelo Alto Comissário, o general Silva Cardoso.

Furriéis milicianos: Jorge Barata (que hoje faria 72
anos e faleceu a 11/10/1997, em Alcains), Queirós
Nascimento. Em baixo, Américo Rodrigues (f. a
30/08/2018, de doença e em VN de Famalicão) e
Eusébio Martins (f. a 16/4/2014, de doença
e em Belmonte)



Furriel Jorge Barata de 
Zalala faria hoje 72 anos,
mas faleceu em 1997!

O furriel miliciano Jorge António Eanes Barata, Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, faria 72 anos a 8 de Abril de 2024.
Hoje mesmo! 
Infelizmente, faleceu a 11 de Outubro de 1997, há quase 27 anos, aos 45 e vítima de doença súbita.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, integrou a guarnição da mítica  Fazenda Maria João (a de Zalala) e depois as de Vista Alegre e 
Ponte do Dange, Songo e Carmona.
Regressou a Portugal e a Alcains a 9 de Setembro desse ano, no final da sua (e nossa) jornada africana das terras uíjanas do norte de Angola.
Contabilista de profissão, foi também futebolista do Desportivo de Castelo Branco (um excelente defesa-central) e do Clube Desportivo de Alcains, o clube da sua terra natal.
A 10 de Outubro de 1997, já pela noite fora dessa sexta-feira e depois de mais um treino de futebol, jantou, sentiu-se indisposto e de imediato seguiu de ambulância para o hospital. Infelizmente, faleceu no dia seguinte, às 7 horas da manhã. Deixou viúva Graciosa Dias e dois filhos, o Vitor (então com 17 anos) e a Eduarda (com 12). 
Hoje o recordamos com saudade. 
Até um estes dias, companheiro Barata! RIP!!!

António Lucas e esposa no encontro de 2016

Lucas de Zalala faz 
72 anos em Castanheira 
do Ribatejo !

O soldado António Filipe Louro Lucas foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda de Zalala, e hoje festeja 72 anos em Castanheira do Ribatejo.
Mecânico-auto de especialidade militar, regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, ao lugar de Cardosas, freguesia do município de Arruda dos Vinhos, de onde é natural e onde então residia. Mora agora e já aposentado em Castanheira do Ribatejo, freguesia do concelho de Vila Franca de Xira, para onde e para ele, vai o nosso abraço de parabéns!