CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

O alferes Simões, da 3ª. CCAV. 8423, festeja 73 anos nas Caldas da Rainha!

 

Capitão José Paulo Fernandes e alferes Barros
Simões - que hoje festeja 73 anos! -, Carlos Silva,
Pedrosa de Oliveira e Honório Campos (médico)


O alferes miliciano Mário José Barros Simões comandou um dos grupos de combate da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, e hoje festeja 73 anos.
Atirador de Cavalaria, comandou o grupo que integrava os furriéis milicianos Graciano Silva, Luís Capitão (já falecido) e José Fernando Carvalho.
Há 51 anos, festejou 22 anos e estava em vésperas de rodar para o Quitexe. Ainda passaria por Carmona e regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, a Tomar (na Aurora de Macedo), cidade onde então residia e tinha estudado, na escola Jacom Raton.
A sua vida profissional foi sempre ligada ao ensino, cursou Segurança e Higiene do Trabalho (no ensino superior) e vive actualmente nas Caldas da Rainha.
Grande abraço e parabéns!

O furriel Carvalho, da 3ª. CCAV. 8423, faz 73 anos no Entroncamento!

Furriéis Viegas e José Carvalho
na messe do Quitexe (em 1974)
 !


O furriel miliciano José Fernando da Costa Carvalho foi atirador de Cavalaria da 3ª. CCAV. 8423 e festejou 22 anos na saudosa Fazenda Santa Isabel - lá pelo Uíge do norte de Angola e igualmente em vésperas de rodar para o Quitexe. Hoje, festeja 73!
Pertencia ao grupo de combate do alferes Mário Simões e, como ele, também se especializou na Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, e também se aquartelou no Quitexe e em Carmona - durante a sua jornada africana do norte de Angola.
Regressou a Portugal a 11 de Setembro de 1975 e à sua terra do Entroncamento, à rua D. João II, onde já residia. Fez vida profissional como agente da PSP, estando já aposentado e vivendo as delícias da vida, em forma íntima de família e, mais geral, com os amigos de toda a vida.
Grande abraço e muitos parabéns!

Almeida foi 1º. cabo do PELREC e faria 75 anos! Faleceu em 2009!


Os 1º. cabos Joaquim Almeida e Jorge
Vicente, do PELREC e ambos já falecidos

O 1º. cabo Joaquim Figueiredo de Almeida foi atirador de Cavalaria e elemento sempre activo, disponível e generoso do PELREC da CCS do BCAV. 8423.
Hoje faria 75 anos mas, infelizmente, faleceu a 28 de Fevereiro de 2009, de doença e em Pedrogão de S. Pedro, Penamacor.
O 1º. cabo Almeida foi corajoso atirador e notabilizou-se como padeiro, no crítico período da primeira semana de Junho de 1975, a dos graves incidentes de Carmona - que lhe valeu um louvor do comandante do BCAV. 8423. Regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, fixando-se em Pedrogão, Penamacor, sua terra natal - onde trabalhou na área da construção civil, casou e teve dois filhos: o Paulo, a morar em Espanha, a filha Cristina para os lados de Lisboa.
Em Setembro de 2018, passando por Penamacor, demos um salto por Pedrogão de S. Pedro e estivemos com a viúva, D. Piedade, que dele disse ter sido um bom marido e um bom pai.
Infelizmente, faleceu, de doença cancerosa, a 28 de Fevereiro de 2009 e hoje, quando faria 75 anos, o recordamos com saudade. RIP!

Martins de Aldeia Viçosa festeja 73 anos no Seixal!

Joaquim Martins
 


O soldado Joaquim Bento Martins foi Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, e festeja 73 anos a 5 de Dezembro de 2025.
Hoje mesmo!!!
Mecânico auto-rodas de especialidade militar, também passou pela cidade de Carmona (no BC12) e regressou a Portugal a 10 de Setembro de 1975, fixando-se na Quinta do Morgado, no Seixal - onde já residia.
Actualmente, mora no lugar de Redondos, em Fernão Ferro, freguesia do mesmo concelho do Seixal. Para lá, e para ele vai o nosso abraço de parabéns pelos 73 anos que hoje festeja!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

O furriel Luís Gordo festeja 73 anos em Alter do Chão!

Furriel A. Gordo


O furriel miliciano António Luís Barradas Mendes Gordo foi atirador de Cavalaria de especialidade militar e combatente da 3ª. CCAV. 8423. Hoje, dia 4 de Dezembro de 2025, festeja 73 anos.
Cavaleiro do Norte da Fazenda Santa Isabel, teve formação militar (recruta e especialidade) na Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, e, já no uíjano norte de Angola, passou também pela vila do Quitexe e pela cidade de Carmona.
Regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975 e fixou-se em Belames, chão do alentejano do município de Alter do Chão.
Já aposentado, fez carreira profissional na Câmara Municipal deste concelho - e como ele, ufanamente, gostava de se afirmar como... alentejano!... -, onde em mora e onde, em 2012 - já lá vão 13 anos!... -, organizou o encontro dos antigos combatentes daquela subunidade do BCAV. 8423.
É para lá e para ele que bem farto e fortemente amigo, vai o nosso abraço de parabéns! E mais e bons anos venham, cheios de saúde e boa disposição!

Mendes foi condutor de Santa Isabel e faz 73 em em Carcavelos !

O condutor Manuel Mendes, o alferes
Carlos Silva e o atirador Ernesto Simões
 dade! RIP!!! 


O soldado Manuel Augusto Marques Mendes foi Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a da saudosa e uíjana Fazenda Santa Isabel, e hoje, dia 4 de Dezembro de 2025 comemora 73 anos.
Condutor-auto de especialidade militar e natural de uma povoação (Comarca de Cima?) da freguesia de Avelar, do concelho de Ansião, lá voltou a 11 de Setembro de 1975, no final da sua (e nossa) comissão militar na província do Uíge, em Angola.
Sabemos que emigrou logo depois para o Luxemburgo e por lá fez vida profissional. Julgamos saber que reside(irá) em Carcavelos, perto de Cascais, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

O soldado condutor Gonçalves faria 73 anos. Faleceu em 2024!

 

António Gonçalves


O soldado condutor António dos Santos Gonçalves foi Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423 e hoje faria 73 anos! 
Infelizmente, faleceu, de doença, a 24 de Fevereiro de 2024, em Penude, nos arredores de Lamego.
Integrou o parque-auto da CCS, no Quitexe e em Carmona, temdo regressado a Portugal o dia 8 de Setembro de 1975.
Profissionalmente, toda a vida trabalhou como motorista profissional, em empresas (inter)nacionais de construção civil, e, no currículo clínico, inclui uma operação ao estômago e duas à coluna (em 2008 e 2009). Em 2014, sofreu um enfarte de miocárdio. A tudo resistiu e foi presença regular - e sempre muito bem disposta e recebida... - dos encontros anuais da CCS, a companhia do Quitexe.
Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

- Há 51 anos: O capitão José Paulo Falcão no Comando do Sector do Uíge!

 

O capitão José P. Falcão


O capitão José Paulo Montenegro Mendonça Falcão era o então comandante interino do BCAV. 8423 e esteve no Comando de Sector do Uíge (CSU), na cidade de Carmona, a 2 de Dezembro de 1974.
Há precisamente 51 anos!
O objectivo, segundo o livro «História da Unidade», era «estabelecer contactos entre comandos, necessariamente mais do que nunca, dada a constante evolução dos acontecimentos».
O capitão José Paulo Falcão foi oficial de Cavalaria e faleceu a 9 de Dezembro de 2019, de prolongada doença e já aposentado, com a patente de tenente-coronel e em Coimbra, onde residia.
Há 51 anos, no ido ano de 1974, recordemos, estava em marcha o plano de rotação dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423. A 1ª. CCAV. 8423 há tinha rodado de Zalala para Vista Alegre / Ponte do Dange (iniciada a 21 de Novembro) e a 3ª. CCAV. 8423 começaria a rodar de Santa Isabel para o Quitexe a 10 de Dezembro de 1974.

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

O alferes Lains dos Santos, de Zalala, festeja 73 anos!

Alferes Lains Santos 


O alferes miliciano José Manuel Lains dos Santos foi oficial da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda de Zalala, e festeja 73 anos a 2 de Dezembro de 2025.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, também passou pelos aquartelamentos de Vista Alegre / Ponte do Dange e das cidades do Songo e de Carmona - durante a sua (e nossa) jornada africana por chãos do norte de Angola, província do Uíge.
Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, a Almeirim, onde então residia.
Prossionalmente, esteve ligado ao empresariado agrícola e foi presidente da Junta de Freguesia de Cadafais (no concelho de Alenquer), pelo menos no mandato autárquico de 2006/2009.
Morou em Refugidos, em Alenquer, passando já, antes e depois, por outras localidades (tanto quanto sabemos). Julgamos que actualmente morará em Coimbra - o que não conseguimos confirmar. Para onde quer que esteja, para ele vai o nosso abraço de parabéns!

O condutor Jose Rocha faria 73 anos. Faleceu em 2022!


Condutor José Rocha


O soldado José Alves da Rocha foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda Maria João, a de Zalala, e hoje faria 73 anos - dia 2 de Dezembro de 2025. 
Infelizmente, faleceu a 29 de Junho de 2022.
Condutor auto-rodas de especialidade militar, o combatente José Rocha também jornadeou por Vista Alegre (e pelo Destacamento de Ponte do Dange) e pelas cidades do Songo e de Carmona (a actual cidade do Uíge e capital da Província Angolana do mesmo nome).
Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, no final da sua (e nossa) jornada africana, e fixou-se em Vila Chã, lugar da freguesia de Arcozelo, no município de Vila Nova de Gaia, a sua terra natal e onde acabou por falecer, supomos que por doença.
Hoje o lembramos com saudade. RIP!!!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

- Há 51 anos: Os Grupos de Mesclagem do BCAV. 8423!


Militares do Grupo de Mesclagem e Cavaleiros do
Norte da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Zalala


O dia 1 de Dezembro de 1974 e lá pelas terras uíjanas de Angola, foi tempo de «os Grupos de Mesclagem entrarem de licença registada».
Há 51 anos e forma de dizer que deixavam o serviço militar.
Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 tinham três, um em cada uma das companhias operacionais: a 1ª. CCAV. 8423 (a d de Zalala), a 2ª. CCAV. 8423 (a de Aldeia Viçosa) e a 3ª. CCAV. 8423 (a de Santa Isabel).
Os Grupos de Mesclagem eram formados por militares nativos, ou tropas da mobilização local.
«Tornando-se necessário remover as dificuldades que estavam a criar aos comandos que serviam e na continuação da desactivação do destacamento, mercê da retracção do dispositivo, foi possível pensar em dispensar a prestação do serviço militar aos Grupos de Mesclagem», refere o livro «História da Unidade».
O livro precisa também que tal aconteceria «com algum esforço para as tropas metropolitanas, mas, por outro lado, com vantagens no campo da sua vivência». Assim sendo, «foi determinado superiormente que os Grupos de Mesclagem entrassem de licença registada a partir de 1 de Dezembro, o que rapidamente se realizou ao longo do mês». 
Dezembro de há 51 anos, bem entendido.

Joel Catarino foi 1º. cabo de Santa Isabel e faria 73 anos. Faleceu em 1983!



Fazenda Santa Isabel

O 1º. cabo Joel Carlos Gonçalves Catarino foi atirador de Cavalaria de especialidade militar e combatente da 3ª. BCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel. Faleceu a 1 de Dezembro de 1983.
Há precisamente 42 anos!!!
Ao tempo da mobilização para Angola, ainda em 1974, era morador em Paiva, da freguesia de Amora, no município do Seixal, e lá voltou a 11 de Setembro de 1975 - no final da sua comissão angolana - por terras do norte e com aquartelamentos também na vila do Quitexe e na cidade de Carmona - a actual cidade do Uíge e capital desta província angolana.
Nascido a 8 de Novembro de 1952, mais nada mais sabemos dele, a não ser que faleceu naquela data de já lá vão 41 anos e com apenas 31 de idade.
Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!