CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 17 de julho de 2019

4 758 - Grupo de combate a 2ª. CCAV. em Carmona; memória do capitão Falcão e do furriel Rodrigues!

Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 na noite de Natal de 1974: furriel Armindo Reino, comandante
 Almeida e Brito, soldado clarim Armando Silva e capitão José Paulo Falcão, que hoje comemora 77 
anos, em Coimbra. De costas, o capitão António Oliveira, comandante da CCS

O comandante Carlos Almeida e Brito e
o agora tenente-coronel José Paulo Falcão
no encontro de Águeda de 1995
José Paulo Falcão

O dia 17 de Julho de 1974, há 45 anos, foi tempo de mais uma deslocação do comandante Car-
los Almeida e Brito ao Comando do Sector do Uíge (CSU), em Carmona, para «estabelecimen-
to de contactos operacionais».
O dia regista alguns outros acontecimentos de importância e significado para a comunidade militar uíjana, particularmente para os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423:
1 - Rotação para Carmona, a capital do Uíge e «em diligência», do Grupo de Combate comandado pelo alferes miliciano Domingo Carvalho de Sousa, da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa. A decisão, segundo o livro «História da Unidade», decorria «em virtude dos acontecimentos de Luanda, que, de certo modo, poderiam via a influenciar aquela ZA».
O objectivo era fazer «patrulhamentos na área suburbana de Carmona».
2 - Último dia da operação «Turbilhão», que por várias dias fez vários grupos de combate dos Cavaleiros do Norte das várias subunidades andarem a galgar as matas uíjanas, em missões de segurança e garantia de soberania.
3 - Os destacamentos de Luísa Maria e Vista Alegre «retornaram à responsabi-
lidade operacional do BCAV. 8423», com comando estabelecido no Quitexe.
4 - O dia dos 32 anos do capitão José Paulo Falcão - como à frente se verá.
José Paulo Falcão


Falcão, capitão do BCAV. 8423.
77 anos em Coimbra !

O capitão José Paulo Falcão festejou 32 anos a 17 de Julho de 1974, no Quiexe uíjano de Angola, onde era oficial adjunto do Comando do BCAV. 8423. Hoje completa 77, em Coimbra.
José Paulo Montenegro Mendonça Falcão já tinha feito uma co-
missão em Angola, como alferes (em 1967) e outra em Timor, aqui já como ca-
pitão (em 1970). Continuou a carreira militar, depois do regresso a Portugal e da comissão em Angola (em 1975) e comandou a Polícia Militar (PM) do Porto, de Coimbra e Santa Margarida. Em Braga e já como major, foi 2º. comandante do Regimento de Cavalaria e passou também por Estremoz, Lisboa e Coimbra, atingindo a patente de tenente-coronel.
Passou à reserva em 1997, aos 54 anos e, como nos disse familiar próxima, nessa altura «já se sentia doente e cansado». Reside em Coimbra, em situação de saúde muito delicada. Para ele, embrulhado no desejo de muitas, muitas  melhoras, vai o nosso abraço de parabéns!
O casamento do furriel
Rodrigues e Angelina!

Rodrigues de Zalala,
casamento há 42 anos!

O furriel miliciano Rodrigues, da 1ª. CCAV 8433, a da Fazenda de Zalala, consorciou-se a 17 de Julho de 1977, auspicioso domingo de há 42 anos quando, de fato domingueiro e casa-
menteiro, de sorriso largo, deu o «sim» de uma vida à sua namorada Angelina - seu amor de toda a vida!
O Américo Joaquim da Silva Rodrigues, de Vila Nova de Famalicão, foi um dos muito bons companheiros da nossa jornada africana do Uíge angolano, mas traiçoeira doença «roubou-o» do contacto físico a 30 de Setembro de 2018. Hoje, com emoção e saudade,  aqui fazemos memória deste bonito dia da sua vida, que lhe deu dois filhos e a felicidade de uma família de excelência, que o orgulhava. Até um destes dias, Américo Joaquim!

Sem comentários:

Enviar um comentário