quinta-feira, 1 de agosto de 2019

4 768 - O 1 de Agosto de 1975, vésperas do adeus a Carmona!

Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Zalala e depois de Vista Alegre/Ponte do Dange,
 Songo e Carmona. Foi uma das duas unidades do BCAV 842 que, a 3 de Agosto de 1975, rodou para
 Luanda de avião. A outra foi a CCS

Cavaleiros do Norte do PELREC do BCAV. 8423: o
furriel Francisco Neto (Operações Especiais, os Rangers)
e os atiradores de Cavalaria Francisco Madeleno, Dionísio
Baptista e 1º. cabo Ezequiel Silvestre 

A sexta-feira de 1 de Agosto de 1975, há 44 anos e em Carmona, foi tempo de chegarem ao BC12 mais «viaturas que ajudariam a transportar o BCAV. 8423, escoltadas por uma Companhia de Comandos e uma Companhia de Para-
quedistas» - estacionando esta na base militar do Negage.
A operação começara na véspera, dia 
O bloco habitacional militar (a amarelo) antes
 do BC12 (ao fundo) e, à direita, a esttrada de
e para Carmona
31 de Julho, já «com a chegada de viaturas e de tropas de reforço» e sabia-se já que duas das quatro Companhias dos Cavaleiros do Norte rodariam de avião, na manhã de domingo seguinte, 3 de Agosto - a CCS, a subunidade do Quitexe, e a 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala.
A messe de sargentos (a antiga, de oficiais) do bairro Montanha Pinto já tinha sido «abandonada» pela CCS, instalando-se estes quadros (sargentos e furriéis milicianos) no bloco habitacional que fica(va) imediatamente antes do BC12, para quem ia de Carmona para o Songo.
«Os seis primeiros dias deste mês foram marco inesquecível do trabalho do BCAV. 8423 na Região Militar de Angola», regista o livro «História da Unidade.
O dia foi também tempo de, chegados de Lisboa, desembarcarem em Luanda o general Carlos Fabião (Chefe do Estado Maior do Exército), o almirante Rosa Coutinho e o major Canto e Castro (da Força Aérea), todos membros do Cons-
lho de Revolução. Iam em missão do MFA e para «estudarem «in locco» a situação militar do território», para além de «levar aos nossos camaradas uma palavra de amizade e até de  conforto».

Artur Rosa

Artur Rosa, de Aldeia Viçosa,
67 anos em F. do Zêzere !

O Artur Rosa, 1º. cabo da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, festeja 67 anos a 1 de Agosto de 2019.
Artur da Maia Ferreira da Rosa foi Cavaleiro do Norte atirador de Cavalaria e foi louvado «pela dedicação sempre demonstrada no cumprimento das missões de serviço que lhe foram solicitadas». Também, de acordo com  Ordem de Serviço nº. 172, «pelo seu aprumo e disciplina, pelo interesse e espírito de missão», salientando-se como «muito bom auxiliar do seu comandante de pelotão».
Regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, fixando-se no lugar de Chão da Serra, da freguesia e concelho de Ferreira do Zêzere. Ainda lá vive e para lá vai o nosso abraço de parabéns!
Estevão Neto

Neto de Aldeia Viçosa, 67 anos
na Bemposta de Abrantes !

O soldado Estevão Fernandes Neto, da 2ª. CCAV. 8423, festeja 67 anos a 31 de Julho de 2019, em Abrantes.
Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa e atirador de Cavalaria de especialidade militar, regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, fixando-se na sua natal terra de Chaminda, da freguesia da Bemposta, no município de Abrantes. E por lá tem feito a sua vida familiar e profissional, sendo participante regular dos encontros anuais da unidade do BCAV. 8423 que por Angola, em 1974 e 1975, foi comandada pelo capitão miliciano José Manuel Cruz e também jornadeou por Carmona. Parabéns!

- NOTA: O 67º. aniversário de Estevão Fernandes Neto foi aqui erradamente anunciado a 20 de Julho, como sendo a 21. O (1º. cabo) Beato, quem nos tinha dado a informação, apressou-se a corrigir a data, o que fazemos hoje, com o nosso pedido de desculpas.

Sem comentários:

Enviar um comentário