segunda-feira, 2 de setembro de 2019

4 800 - UNITA e FNLA sem acordo, tanques russos em Luanda!

Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa e todos furriéis milicianos: António Rebelo
(especialista de trasmissões), Amorim Martins (mecânico-auto), Abel Mourato (vagomestre) e
Mário Matos (atirador de Cavalaria e colaborador da secretaria)
Furriéis milicianos da CCS do BCAV. 8423, à civil e
na rampa da messe de sargentos (ex-oficiais) do Bairro
Montanha Pinto, em Carmona

A segunda-feira de 2 de Setembro de 1975, há 44 anos e quando os Cavaleiros do Norte levedavam a sua expectativa quando ao regresso a Portugal, já marcado para o dia 8, daí a meia dúzia de dias, sabiam-se as «dúvidas sobre as conversações entre a FNLA e a UNITA».
Os dirigentes dos dois movimentos estiveram reunidos em Lisboa e, quanto a um possível cessar-fogo, não parecia muito fácil, «pelo menos a curto prazo», como noticiava o Diário de Lisboa.
O jornal A Província de Angola, diário que se 
Notícia do Diário de Lisboa
de 2 de Setembro de 1975
publicava em Luanda e, na altura, reflectiria os pontos de vista do MPLA, por sua vez comentava que «a luta de libertação de Angola se transformou num conflito entre o povo angolano e a UNITA, aliada à FNLA».
Outro círculos próximos do MPLA davam conta de «são escassas as possibilidades de, mesmo que das direcções dos dois movimentos acordem o fim das hostilidades, se conseguir reparar as respectivas forças n as áreas onde a FNLA e a UNITA combatem em conjunto».
Rumores da véspera, entretanto, faziam crer quer que «teriam chegado a Luanda, por avio,  12 tanques russos». O Diário de Lisboa noticiava, sob interrogação, que «estes tanques teriam mesmo atravessado a cidade, de madrugada, para alcançarem um objectivo desconhecido».
O Uíge, onde a FNLA era «dona e senhora», é que continuava fora do círculos noticiosos. De lá tinham saído os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, menos de um mês antes - a 4 de Agosto de 1975.
Fernando M. Simões
1º. cabo de Santa Isabel

Martins de Santa Isabel
faria 67 anos !

O 1º. cabo Fernando Martins Simões, da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, faria 67 anos a 2 de Setembro de 2019. Faleceu a 17 de Agosto de 1998.
Cavaleiro do Norte com a especialidade de apontador de metralhadoras, regressou a Portugal a 11 de Setembro de 1975, fixando-se no Lourinhal, em Penacova. Fez vida profissional como motorista e uma grave doença do foro psíquico levou-o, infelizmente, ao suicídio, por enforcamento - deixando viúva e uma filha.
Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!
A Fazenda de Zalala

Cruz de Zalala, 67 
anos em Barcelos !

O 1º. cabo Cruz, dos Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda de Zalala, festeja 67 anos a 2 de Setembro de 2019.
Apontador de morteiros de especialidade militar, Manuel Vieira da Cruz (é este o seu nome completo) regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975 e fixou-se na aldeia da Boa Vista, freguesia de Aldeia, do concelho de Barcelos. Mora agora no Fragoso, também em Barcelos, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário