Furriéis milicianos da CCS do BCAV. 8423, à civil e na rampa da messe de sargentos (ex-oficiais) do Bairro Montanha Pinto, em Carmona |
A segunda-feira de 2 de Setembro de 1975, há 44 anos e quando os Cavaleiros do Norte levedavam a sua expectativa quando ao regresso a Portugal, já marcado para o dia 8, daí a meia dúzia de dias, sabiam-se as «dúvidas sobre as conversações entre a FNLA e a UNITA».
Os dirigentes dos dois movimentos estiveram reunidos em Lisboa e, quanto a um possível cessar-fogo, não parecia muito fácil, «pelo menos a curto prazo», como noticiava o Diário de Lisboa.
O jornal A Província de Angola, diário que se
Notícia do Diário de Lisboa de 2 de Setembro de 1975 |
Outro círculos próximos do MPLA davam conta de «são escassas as possibilidades de, mesmo que das direcções dos dois movimentos acordem o fim das hostilidades, se conseguir reparar as respectivas forças n as áreas onde a FNLA e a UNITA combatem em conjunto».
Rumores da véspera, entretanto, faziam crer quer que «teriam chegado a Luanda, por avio, 12 tanques russos». O Diário de Lisboa noticiava, sob interrogação, que «estes tanques teriam mesmo atravessado a cidade, de madrugada, para alcançarem um objectivo desconhecido».
O Uíge, onde a FNLA era «dona e senhora», é que continuava fora do círculos noticiosos. De lá tinham saído os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, menos de um mês antes - a 4 de Agosto de 1975.
Fernando M. Simões 1º. cabo de Santa Isabel |
Martins de Santa Isabel
faria 67 anos !
O 1º. cabo Fernando Martins Simões, da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, faria 67 anos a 2 de Setembro de 2019. Faleceu a 17 de Agosto de 1998.
Cavaleiro do Norte com a especialidade de apontador de metralhadoras, regressou a Portugal a 11 de Setembro de 1975, fixando-se no Lourinhal, em Penacova. Fez vida profissional como motorista e uma grave doença do foro psíquico levou-o, infelizmente, ao suicídio, por enforcamento - deixando viúva e uma filha.
Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!
A Fazenda de Zalala |
Cruz de Zalala, 67
anos em Barcelos !
O 1º. cabo Cruz, dos Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda de Zalala, festeja 67 anos a 2 de Setembro de 2019.
Apontador de morteiros de especialidade militar, Manuel Vieira da Cruz (é este o seu nome completo) regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975 e fixou-se na aldeia da Boa Vista, freguesia de Aldeia, do concelho de Barcelos. Mora agora no Fragoso, também em Barcelos, para onde vai o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário