Carmona, a estrada para o Quitexe, em Dezembro de
2012 (foto de Carlos Ferreira, 1º. cabo da 1ª. CCAV.
8423, a da Fazenda de Zalala)
|
O domingo de 14 de Setembro de 1975 foi tempo de os Cavaleiros do Norte continuarem a sua adaptação ao Portugal novo e, também, de ofensiva do MPLA em duas frentes; a sul e norte. Aqui, após duros combates com a FNLA, próximo da cidade de Duque de Bragança.
Um comunicado do movimento de Agostinho Neto, distribuído em Luanda, relatava que «as forças rivais bateram
Noticia do Diário de Lisboa |
em retirada».
Duque de Bragança era (é) bem perto
to das famosas quedas de água o mesmo nome (agora, Calandula) e as forças do MPLA, a esta data de há 44 anos, aprestavam-se a conquistar a cidade, no caminho para Carmona, onde se concentrava a FNLA. Ainda havia o Negage (e a sua estratégica base aérea) pelo meio.
«Esta ofensiva do MPLA insere-se - noticiava o Diário de Lisboa de 15 de Setembro de 1975 - na progressão das suas forças rumo a Ambriz e Carmona, iniciada após a expulsão da FNLA da área da Barra do Dande».Cavaleiros do Norte da CCS do BCAV. 8423 na parada do BC12, em Carmona! |
A queda de Carmona
em Janeiro de 1976
Carmona, a actual cidade de Uíge, só viria a ser tomada a 4 de Janeiro de 1976, depois de o MPLA ocupar pontos essenciais de todo o noroeste angolano, quase sem combater, com a excepção do Negage - onde o ELNA ofereceu «uma desesperada resistência».
A primeira coluna das FAPLA´s, alías, «foi massacrada e obrigada a recua». A artilharia, já na semana de Natal de 1975, faria a diferença e ocupara o aeroporto do Negage, abrindo caminho para Carmona.
As tropas do ELNA que resistiram no Negage, recuaram e dispersaram-se, muitos refugiaram nas matas de Capuku, Quitexe (o «nosso» Quitexe!!!...), Songo, Kimbele, Nsoso e outras localidades, onde, como agora se sabe, continuariam a resistir por vários anos. Não sei quantos, nem como.
Carlos Carvalho |
Carvalho de Santa Isabel,
67 anos na Mealhada !
O soldado Carvalho, da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel, festeja 67 anos a 15 de Setembro de 2019.
Carlos Alberto Baptista de Carvalho foi atirador de Cavalaria e regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975 - depois de, para além de Santa Isabel, também ter passado pelo Quitexe e Carmona, antes do tempo final do Campo Militar do Grafanil.
Fixou-se no Barcouço, da Mealhada, de onde é e onde reside. Parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário