CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 15 de setembro de 2019

4 812 - A ofensiva do MPLA, para norte e a caminho de Carmona!

Um comício da FNLA em Aldeia Viçosa, onde se aquartelou a 2ª. CCAV. 8423 dos Cavaleiros do Norte,
que ali foi a última guarnição portuguesa. Era comandada pelo capitão miliciano José Manuel Cruz e e lá
saiu, para o BC12 e Carmona, a 26 de Abril de 1975
Carmona, a estrada para o Quitexe, em Dezembro de 
2012 (foto de  Carlos Ferreira, 1º. cabo da 1ª. CCAV.
8423, a da Fazenda de Zalala)


O domingo de 14 de Setembro de 1975 foi tempo de os Cavaleiros do Norte continuarem a sua adaptação ao Portugal novo e, também, de ofensiva do MPLA em duas frentes; a sul e norte. Aqui, após duros combates com a  FNLA, próximo da cidade de Duque de Bragança. 
Um comunicado do movimento de Agostinho Neto, distribuído em Luanda, relatava que «as forças rivais bateram 

Noticia do Diário de Lisboa
em retirada».
Duque de Bragança era (é) bem perto 
to das famosas quedas de água o mesmo nome (agora, Calandula) e as forças do MPLA, a esta data de há 44 anos, aprestavam-se a conquistar a cidade, no caminho para Carmona, onde se concentrava a FNLA. Ainda havia o Negage (e a sua estratégica base aérea) pelo meio.
«Esta ofensiva do MPLA insere-se - noticiava o Diário de Lisboa de 15 de Setembro de 1975 - na progressão das suas forças rumo a Ambriz e Carmona, iniciada após a expulsão da FNLA da área da Barra do Dande».
Cavaleiros do Norte da CCS do BCAV. 8423
na parada do BC12, em Carmona!

A queda de Carmona
em Janeiro de 1976

Carmona, a actual cidade de Uíge, só viria a ser tomada a 4 de Janeiro de 1976, depois de o MPLA ocupar pontos essenciais de todo o noroeste angolano, quase sem combater, com a excepção do Negage - onde o ELNA ofereceu «uma desesperada resistência»
A primeira coluna das FAPLA´s, alías, «foi massacrada e obrigada a recua». A artilharia, já na semana de Natal de 1975, faria a diferença e ocupara o aeroporto do Negage, abrindo caminho para Carmona. 
As tropas do ELNA que resistiram no Negage, recuaram e dispersaram-se, muitos refugiaram nas matas de Capuku, Quitexe (o «nosso» Quitexe!!!...), Songo, Kimbele, Nsoso e outras localidades, onde, como agora se sabe, continuariam a resistir por vários anos. Não sei quantos, nem como.
Carlos Carvalho

Carvalho de Santa Isabel,
67 anos na Mealhada !

O soldado Carvalho, da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel, festeja 67 anos a 15 de Setembro de 2019.
Carlos Alberto Baptista de Carvalho foi atirador de Cavalaria e regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975 - depois de, para além de Santa Isabel, também ter passado pelo Quitexe e Carmona, antes do tempo final do Campo Militar do Grafanil.
Fixou-se no Barcouço, da Mealhada, de onde é e onde reside. Parabéns! 

Sem comentários:

Enviar um comentário