quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

4 917 - Comandante em Carmona, em cumprimentos do Natal de 1974!

O edifício onde, em 1974, funcionava o Comando do Sector do Uíge (CSU) e Zona Militar Norte
 (ZMN), na cidade de Carmona, agora Uíge. Actualmente, é o Tribunal Militar das Forças Armadas de
Angola. Foto de 25 de Setembro de 2019
Almeida e Brito
Ornelas Monteiro


O dia 26 de Dezembro de 1974, pelas bandas do norte angolano, foi tempo de o comandante Carlos Almeida e Brito se deslocar a Carmona, onde  foi retribuir a mensagem de Natal do comandante do Sector do Uíge.
A mensagem sublinhara a certeza de todos os militares deslocados «estarem a cumprir uma alta missão, ajudando a construir, em paz, um novo país de expressão portuguesa». E que, nesta quadra em que todo o mundo se deseja «paz na
Notícia do Diário de Lisboa
na terra aos homens de boa vontade», e citamos o livro «História da Unidade», «juntemos os nossos esforços para que em Angola se consiga essa paz e, indiferentes a ofensas e calúnias, com a consciência tranquila, prossigamos confiantes e seremos até ao fim, para que possamos dizer, com satisfação e orgulho, missão cumprida».
Um ano depois, exactamente a 16 de Dezembro de 1975, foi o dia de o tenente-coronel Carlos José Saraiva de Lima Almeida e Brito assumir o comando do Regimento de Polícia Militar (RPM), em Lisboa, com o 2º. comandante José Luís Jordão Ornelas Monteiro, também tenente-coronel e que, em Maio de 1974, então major e 2º. comandante do BCAV. 8423, foi «desviado» para o Comando Chefe das Forças Armadas na Guine (agora Guiné-Bissau). Por isso, não seguindo para Angola com os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423.

Carlos Mendes

Mendes, 1º. cabo da CCS,
67 anos em Abrantes !

O 1º. cabo Carlos Alberto Serra Mendes, da CCS do BCAV. 8423, festeja 67 anos a 26 de Dezembro de 2019.
Bate-chapas de especialidade militar, foi Cavaleiro do Norte do Parque-Auto comandado pelo alferes miliciano António Albano Cruz e regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana do norte de Angola e ao Pátio Joaquim Pedro, em Abrantes. 
Sabemos que mora(rá) no Bairro Catroga e Gaio, da freguesia de S. Vicente, também em Abrantes, para onde vai o nosso abraço de parabéns!  
Fazenda Zalala

Martins de Zalala
faleceu há 15 anos !

O soldado Fernando Martins, atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, faleceu há 15 anos.
Cavaleiro do Norte de Zalala, «a mais rude escola de guerra», e depois de Vista Alegre, Songo e Carmona, regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975,  ao lugar de Ermida, no município da Sertã. O que sabemos dele, por informação do furriel João Custódio Dias (TRMS), é que faleceu em Coimbra, a 26 de Dezembro de 2004. Hoje se passam 15 anos!|
Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário