quarta-feira, 17 de junho de 2020

5 090 - Reuniões com comerciantes, população e contra-subversão do Quitexe!

O PELREC da CCS do BCAV. 8423. De pé, Caixarias, 1º. cabo Pinto, Marcos, Botelho, Florêncio, 1º. cabo
Soares, Neves, Messejana e 1º. cabo Almeida. Em baixo, Aurélio (Barbeiro), 1ºs. cabos Hipólito e Oliveira
(TRMS), Manuel Leal da Silva, Francisco, furriel Viegas e 1º. cabo Vicente
O Clube do Quitexe, onde, há 46 anos, se realizaram as
 reuniões do comando do BCAV. 8423 com comerciantes
e autoridades civis do Quitexe. Também com a Comis-
são Local de Contra-Subversão

Os primeiros dias quitexanos da CCS do BCAV. 8423, por meados de Junho de 1974, há 46 anos, foram de grande expectativa da parte dos Cavaleiros do Norte - que estavam em chãos estranhos, sem saber o que contar a cada curva ou esquina dos seus caminhos.
A 17 de Junho de 1974, o comandante Carlos Almeida e Brito reuniu-se com os comerciantes do Quitexe, vila onde estava aquartelada a CCS e o comando 
Carlos Almeida e Brito
do BCAV. 8423, para «preparar e mentalizar as populações para o programa do MFA».
O 25 de Abril tinha acontecido muito poucas semanas antes, em Lisboa, e as muitas dúvidas existentes entre o povo, nomeadamente entre a comunidade civil europeia, levaram a que «no campo da actividade psicológica, se realizassem variadíssimas reuniões de trabalho». 
O importante, na verdade, era esclarecer e dar confiança a toda a gente, essencialmente a civil - que pouco, muito pouco, sabia o que tinha acontecido nas suas vidas e menos o que a esperava, em futuro próximo.
O Clube do Quitexe, em imagem recolhida
no dia 24 de Setembro de 2019, aquando
da passagem do furriel Viegas

Comando do Sector
e conta-subversão !

O encontro com os comerciantes decorreu no Clube do Quitexe, a associação recreativa e cultural da vila, onde também decorriam as sessões de cinema e foi um tempo de esclarecimento e ganho de confiança da comunidade civil relativamente aos militares do BCAV. 8423 e nomeadamente do seu comandante, o tenente-coronel Carlos Almeida e Brito, já por lá conhecido das populações europeia e africana - por por lá fôra, com a patente de major, oficial-adjunto do BCAV. 1917, entre 30 de Janeiro e 17 de Dezembro de 1968.

O comandante Almeida e Brito e os oficiais da CCS, também por esse tempo, fez diversos «contactos operacionais com o Comando do Sector do Uíge», instalado em Carmona - o que aconteceu nos dias 12, 14, 20 e 24 de Junho.
A 22 e 29 do mesmo mês, ocorreram reuniões com as autoridades tradicionais da região do Quitexe, também mo Clube do Quitexe. A 19 e 26, com a Comissão Local de Contra-Subversão (CLCS).

Camilo de Santa Isabel, 
68 anos em Sesimbra !

O soldado Júlio Camilo Ferreira, atirador de Cavalaria da 3ª. CCAV. 8423, festeja 68 anos a 19 de Junho de 2020.
Cavaleiro do Norte da Fazenda Santa Isabel, do comando do capitão miliciano José Paulo de Oliveira Fernandes, e depois do Quitexe e de Carmona, regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana do Uíge angolano, fixando-se em Cabanas de Palmela, na freguesia de Santa Maria do Castelo, em Alcácer do Sal. 
Actualmente, sabemos que vive em Boa Água, na Quinta do Conde, em Sesimbra, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário