Altino de Magalhães, comandante da Zona Militar Norte (ZMN) e Governador Civil do Uíge |
Bastos Carreira, co- mandante do Sector |
O brigadeiro Altino de Magalhães era o comandante da ZMN e a sua visita teve carácter duplo, pois viajou também na dupla qualidade de comandante e Governador Civil do Uíge.
O objectivo, segundo o livro «História da Unidade», acontecia «na procura do estreitamento de relações entre a autoridade militar e a administrativa», razão porque «além de estarem presentes estas autoridades em todas as reuniões de mentalização realizadas no decorrer do mês», o administrador do Concelho do Dange (o do Quitexe) também acompanhou as visitas de há 44 anos.
O administrador Dange/Quitexe era Octávio Pimentel Teixeira, tanto quanto supomos. Ou, eventualmente, o interino Galina (não temos a certeza).
O coronel tirocinado Bastos Carreiras era o comandante do Comando do Sector do Uíge (CSU) e o dia de visitas terminou no Destacamento da Fazenda Luísa Maria, onde, a esse tempo, se aquartelava o pelotão do alferes miliciano
O Clube do Quitexe na Estrada do Café, em imagem de 1974 |
Comissão Local de
Contra-Subversão
O dia 26 de Junho de 1974, já lá vão 46 anos, foi também tempo para a realização de mais uma reunião da Comissão Local de Contra-Subversão (CLCS) - a da saudosa vila uíjana do Quitexe, onde ao tempo se aquartelava a CCS dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423.
O objectivo, como por aqui já dissemos, socorrendo-nos do livro «História da Unidade», era «preparar e mentalizar as populações para o Programa do MFA» e a reunião de há 44 anos envolveu, ainda segundo o mesmo HdU, «todos os comerciantes e autoridades da vila», tendo decorrido à noite e no Clube do Quitexe.
Fazenda Santa Isabel |
Matias de Santa Isabel,
66 anos na Pontinha!
O soldado António Manuel da Matias, Cavaleiro do Norte atirador de Cavalaria da 3ª. CCAV. 8423, festeja 68 anos a 28 de Junho de 2020.
Jornadeou pela Fazenda Santa Isabel, pelo Quitexe e Carmona e o seu nome não consta da lista do embarque do regresso a Portugal, no dia 11 de Setembro de 1975. Por razões que desconhecemos.
Sabemos que mora agora na zona da Pontinha, em Lisboa (na Rua da Liberdade do Casal da Perdigueira), e para lá vai o nosso abraço de parabéns!
Lídia Fernandes em 1974/75 |
Lidia Fernandes em 2018 |
Lídia do Uíge angolano
em festa de anos |!
A então juvenílima Lídia Fernandes foi contemporânea dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 no Quitexe e hoje festeja os seus excelentes 66 anos.
O pai era o sr. Nelson, que trabalhou no café de D. Maria e foi empregado do comerciante José Morais. Sobrinha do mecânico Guedes, era prima de Gena eestudava na Escola Industrial e Comercial Tomaz Berberan, na cidade deem Carmona - a capital uíjana.
Actualmente, tanto quanto sabemos, vive em Crans Montana, zona de Valais, na Suíça, onde trabalha e para onde vai o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário