quarta-feira, 8 de julho de 2020

5 112 - A primeira reunião mensal do BCAV. 8423 foi há 46 anos e no Quitexe

O furriel miliciano Viegas, a 24 de Setembro de 2019 e na avenida do Quitexe, em frente ao que resta do
edifício do comando do BCAV. 8423. Por trás do imbondeiro, ficavam as casernas, parada, oficinas,
cozinha e refeitório. Ao fundo, vê-se a Igreja de Santa Maria de Deus do Quitexe 

Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala. Atrás, o
clarim Costa e o Raposo. Ao meio, furriel Aldeagas, alferes
 Sousa e esposa, 1º. cabo Jorge Silva, condutor  Fernandes 
e 1º. cabo Hélio. À frente, os furriéis Barreto (com a filha
do alferes Sousa ao colo) e Louro e NN (quem é?)

Aos idos dias 8 de Julho de 1974, há 46 anos, os  Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 continuava a sua debutância pelos chãos da terra angolana do Uíge, pouco mais de lá chegados, a 6 de Junho (a CCS) imediatamente anterior..., e  a apresentar-se à comunidade civil da região. 
E não só!
A 8 de Julho desse ano de 1974, por exemplo, o Quitexe e a CCS foram anfitriões da «reunião mensal do BCAV. 8423», a segunda da comissão e que aconteceu na sede por, de acordo com o livro «História da Unidade», «ainda não existirem estruturas nas restantes Subunidades, que permitissem a realização da reunião nas suas sedes».
O encontro quitexano foi recepcionado pelo comandante Carlos Almeida e Brito, tenente-coronel de Cavalaria e comandante do BCAV. 8423, teve presença dos capitães comandantes das várias subunidades do Subsector: António Martins de Oliveira (da CCS do BCAV. 8423, a  do Quitexe), Davide Castro Dias (da 1ª. CCAV. 8423, na Fazenda Maria João, em Zalala), José Manuel Cruz (da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa), José Paulo Fernandes (da
Capitão José
P. Fernandes
3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel), Victor 
Correia (da CCAÇ. 209/RI 21,
a da Fazenda do Liberato) e Raúl Corte-Real (da CÇAÇ. 4145, a de Vista Alegre).O encontro quitexano foi recepcionado pelo comandante Carlos Almeida e Brito, tenente-coronel de Cavalaria e comandante do BCAV. 8423, teve presença dos capitães comandantes das várias subunidades do Subsector: António Martins de Oliveira (da CCS do BCAV. 8423, a  do Quitexe), Davide Castro Dias (da 1ª. CCAV. 8423, na Fazenda Maria João, em Zalala), José Manuel Cruz (da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa), José Paulo Fernandes (da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel), Victor Correia (da CCAÇ. 209/RI 21, a da Fazenda do Liberato) e Raúl Corte-Real (da CÇAÇ. 4145, a de Vista Alegre).
Lopes, Belo e, em baixo,  Graciano, furriéis
milicianos da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa
Isabel e dos últimos aquartelados 

no Quitexe, há 45 anos!

Cavaleiros de Santa Isabel
do Quitexe para Carmona !

Um ano depois, exactamente, a 3ª. CCAV. 8423 completou a sua rotação do Quitexe para a cidade de Carmona.
A subunidade comandada pelo capitão miliciano José Paulo Fernandes foi a última companhia militar portuguesa aquartelada na vila uíjana e a rotação começara no dia 1, quando houve «saída prévia de um grupo de combate», justificada na necessidade de «preparar uma maior presença militar na cidade». Assim e de acordo com o livro «História da Unidade», que citamos, «completando-se totalmente a retracção do dispositivo do Uíge», uma solução que «não se esperava», mas que  foi «solução para problemas existentes».
O dia 8 de Julho de 1975 - dia de há 45 anos!... -  foi assim, o último da presença militar portuguesa no Quitexe, desde 2 de Março desse ano exclusivamente assumida pela 3ª. CCAV. 8423, os Cavaleiros do Norte comandados pelo capitão miliciano José Paulo Fernandes. 
Foi com emoção que, a 24 de Setembro de 2019, voltei  a piar o chão quitexano, recordando o tempo da nossa epopeica passagem pelas terras do pai´s novo que nascia.
Adelino Santos

Adelino de Aldeia Viçosa,
68 anos em Leiria !

O soldado Adelino Vieira dos Santos,  da 2ª. CCAV. 8423, festeja 68 anos a 8 de Julho de 2020. Precisamente hoje.
Cavaleiro do Norte atirador de Cavalaria de especialidade militar, jornadeou pela uíjana  Aldeia Viçosa, primeiro, e depois também pela cidade de Carmona (actual Uíge), regressando a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975 e fixando-se em Fontes, na freguesia de Cortes, no município de Leiria. Mora agora em Souto de Cima, da freguesia de Caranguejeira, também em Leiria, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário