segunda-feira, 14 de setembro de 2020

5 181 - A Angola quase independente de há 45 anos! O êxodo dos portugueses!

Grupo de furriéis milicianos do BCAV. 8423, aqui na entrada da messe de sargentos do Quitexe:
 Viegas. José Carvalho, Francisco Bento, António Flora, Luís Capitão (falecido a 5 de Janeiro de 2010,
em Ourém) e Nelson Rocha. À frente e sentados, Delmiro Ribeiro, Armindo Reino, Grenha Lopes
 e «barman» Carlos Lajes 

Cozinheiros da messe de sargentos da CCS,
no Quitexe: 1º. cabo Almeida, Rebelo e Duarte

Há 45 anos e quase uma semana depois da chegada da CCS do BCAV. 8423 a Portugal, aos dias 14 de Setembro de 1975 e por terras de Angola, continuava «a ofensiva do MPLA, simultâneamente em duas frentes»
A sul, contra a as Forças Armadas de Libertação de Angola (as FALA, da UNITA de Jonas Savimbi), a norte, frente ao Exército de Libertação Nacional de Angola (o ELNA da FNLA de Holden Roberto).
Os Cavaleiros do Norte já estavam em Portugal, de regresso aos seus chãos e ao conforto das suas famílias, mas, naturalmente, continuavam expectantes quanto a tudo o que se passava pelos sítios da sua jornada africana do Uíge angolano, principalmente por Carmona - a capital da província do Uíge -, de onde tinham saído a 4 de Agosto imediatamente anterior, o de há 43 anos.
«As forças do MPLA e da FNLA defrontaram-se perto da cidade de Duque de Bragança», reportava  o Diário de Lisboa do tempo, acrescentando que, citando um comunicado oficial do movimento de Agostinho Neto, «as forças rivais bateram em retirada, prosseguindo agora o avanço das suas forças em direcção aquela cidade».
Continuava, por essa altura, o êxodo de portugueses para Lisboa, fugindo à guerra civil angolana, mas, segundo Pierre Cayrol, enviado especial da France Press, a saída estava em «nítido abrandamento».
Artur Gameiro,
clarim de A Viçosa

Gameiro de A. Viçosa, 68
anos em Cercal de Ourém!

Artur Mendes Gameiro, soldado clarim da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, festeja 68 anos a 14 de Setembro de 2020.
Natural do lugar do Cercal, da freguesia de Espite, no concelho de (Vila Nova de) Ourém, lá voltou a 10 de Setembro de 1975, no final da sua jornada angolana do Uíge africano - ao fim de 15 longos e vividos meses. 
Ainda lá vive, tanto quanto sabemos, e para ele vão as nossas felicitações pela bonita idade que hoje festeja, certamente com familiares e amigos!
Joaquim Duarte,
cozinheiro CCS

Duarte, o cozinheiro, 68
anos em Castelo Branco!

O soldado Joaquim da Ressurreição Duarte, da CCS do BCAV. 8423, na vila uíjana do Quitexe, festeja 68 anos a 14 de Setembro de 2020, em Castelo Branco.
Cavaleiro do Norte com a especialidade de cozinheiro, é natural de Almaceda, em Castelo Branco, e lá voltou a 8 de Setembro de 1975, há 45 anos. Vive agora no Lote 19 da Rua do Proença, na mesma cidade albicastrense. Para lá, e para ele, vai o nosso amigo e grande abraço de parabéns! 

Sem comentários:

Enviar um comentário