domingo, 13 de setembro de 2020

5 180 - Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV., a de Zalala, em encontro em Monção

Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, ontem em Monção. Da esquerda para a direita,
1º. cabo Temporão Campos, Horácio Carneiro e Manuel Maia, António Barroso, João Silva (de bigode)
e António Agra (de azul). 45 anos depois de Angola!
Furriéis milicianos Plácido Queirós
e Mota Viana, o organizador!
1ª. CCAV. 8423

Um grupo de Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, esteve ontem em Monção, a comemorar os 45 anos do regresso de Angola. Que aconteceu a 9 de Setembro de 1975.
O evento decorreu no restaurante D. Maria, do Hotel D. Afonso que
Furriel Manuel Pinto
nada mais nada menos, são do então 1º. cabo cozinheiro José Manuel Temporão Campos. Os cuidados anti-covídicos condicionaram a participação dos «zalala´s», que ficou muito limitado ao Núcleo do Norte, que, entusiasticamente, fez memórias dos 15 meses em que, na flor da juventude e sem medos, jornadearam por terras do Uíge, no norte de Angola: pela Fazenda Maria João (a de Zalala), por Vista Alegre e Ponte do Dange, Songo e Carmona - antes  de, a 4 de Agosto e até 9 de Setembro de 1975, ainda «estagiarem» no Batalhão de Intendência de Angola (BIA), situado no Campo Militar do Grafanil, arredores de Luanda -antecipando o regresso a Portugal.
«Os nossos encontros são todos revestidos de máxima segurança... A maioria já leva «airbag´s» prontinhos a disparar, em caso de qualquer emergência», ironizou o furriel Manuel Pinto, «Ranger» de especialidade e um dos participantes.
José M. Costa

Costa, furriel da 2ª. CCAV.,

68 anos em Matosinhos !

O furriel miliciano José Manuel Cerqueira da Costa, da 2ª. CCAV. 8423, festeja 68 anos a 13 de Setembro de 2020.

Atirador de Cavalaria e Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa, também passou por Carmona e regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, há 45 anos, e fixou-se em Custóias, sua terra natal do município de Matosinhos. 
Fez carreira profissional como técnico comercial da área dos adubos e fertilizantes e, agora já aposentado, mora em Santa Cruz do Bispo, no mesmo município do distrito do Porto. Parabéns!
J. Messejana

Messejana, do PELREC
da CCS faria 67 anos !

O soldado Messejana, atirador de Cavalaria da CCS, faria 68 anos a 13 de Setembro de 2020. Faleceu a 27 de Novembro de 2009!

 João Manuel Pires Messejana foi Cavaleiro do Norte do PELREC, no Quitexe, e combatente discreto e sempre cumpridor, regressando a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, à Rua Augusto Machado, em Lisboa. Por lá viveu, julgamos que exerceu actividade profissional como agente policial (que terá abandonado) e faleceu de doença há quase 11 anos. Hoje o recordamos com saudade. RIP!!! 

Sem comentários:

Enviar um comentário