terça-feira, 27 de outubro de 2020

5 227 - Cinema nos Cavaleiros do Norte ! Mercenários da FNLA tiveram de recuar !


Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel, em banho africano. 
A foto foi cedida por Zaida, filha do falecido 1º. cabo Simões, de Santa Isabel.
Quem ajuda  identificar estes companheiros? 

O Clube do Quitexe, em imagem do dia 24 de 
Setembro de 2019. Há 46 anos, ali eram 
exibidos filmes do BCAV. 8423

Outubro de 1974, há 46 anos!
A jornada africana do Uíge angolano dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, pelas bandas do Quitexe, de Zalala, Aldeia Viçosa e Santa Isael, vista Alegre/Ponte do Dange e Liberato, ia mais ou menos pacífica. Ainda que sempre preocupante!
Serviços de ordem, patrulhamentos e escoltas era «dia-a-dia» quase regulamentar, alimentado na expectativa do regresso a Portugal - que, todavia, só aconteceria quase um ano depois, entre 8 e 11 de Setembro de 1975. Mal imaginaríamos!
Estavam já anunciadas as rotações de algumas companhias dos Cavaleiros do Norte e, ao mesmo tempo, rodava um filme por todas as subunidades, começando no Clube da vila, a 10 de Outubro e até 23 passando por Zalala, por Aldeia Viçosa, por Santa Isabel e por Vista Alegre - projecção «completada em actividade orientada para as populações» (civis), com nova projeção no Quitexe, no dia 29.
A projeção era assegurada, vale a pena recordar, pelo que valeu, ao 1º. cabo Rodolfo Tomás, especialista como rádio-montador (militar), mas também conhecimentos técnicos (civis) na área da projeção de filmes. O que, de resto lhe valeria louvor militar.
 
Notícia do Diário de Lisboa

Mercenários da FNLA
tiveram de recuar !

Um ano depois, a 27 de Outubro de 1975 e com o dia da independência de Angola cada vez mais próximo, não paravam as confrontações. 
Os Cavaleiros do Norte já tinham regressado a Portugal e, pela leitura do Diário de Lisboa deste dia, soube-se que «Sá da Bandeira é terra de ninguém» e que, a norte, o MPLA tende a controlar a área do Caxito, «depois da grande ofensiva desencadeada (...) na passada 5ª.-feira»O dia 23 de Outubro.
«Os mercenários da FNLA tiveram de recuar para posições que neste momento se situam nas proximidades da Fazenda, portanto a cerca de 10 quilómetros do Caxito», relata o Diário de Lisboa do dia, indicando também que «a descompressão da zona é evidenciada pelo facto de as FAPLA terem autorizado os jornalistas da deslocarem-se de novo a frente do combate» - o que estava proibido desde há 3 dias.
Por cá, no mesmo dia, a Escola Prática de Cavalaria anunciava a prisão de vários militantes da LUAR, na Azambuja, Almeirim, Alpiarça e Cartaxo. Milhares de panfletos do MDLP, assinados por Alpoim Galvão, anunciavam «a derrota do comunismo e a hora da libertação», apelando também à «mobilização contra as forças da FUR».
Fazenda de Zalala

Soares de Zalala
faleceu há 16 anos !

O soldado Américo Rocha Soares, Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, faleceu a 27 de Outubro de 2004, aos 52 anos . Há 16 anos!
Atirador de Cavalaria de especialidade militar da mítica Fazenda Maria João, a de Zalala, regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, à sua terra natal da freguesia de Cabeça Santa, em Penafiel. Pouco mais sabemos dele, a não ser que nasceu a 29 de Janeiro de 1952, naquela localidade penafidelense.
Hoje o recordamos com saudade! RIP!

Sem comentários:

Enviar um comentário