sábado, 5 de dezembro de 2020

5 268 - Um governo provisório de coligação ! Cavaleiros do Norte em festas de anos!


Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, todos furriéis milicianos e na entrada da messe e bar
de sargentos do Quitexe. Atrás, Francisco Bento, Nelson Rocha, Viegas, António Flora,
 António  Lopes, Luís Capitão (falecido a 5 de Janeiro de 2010, de doença e em Ourém) e
Delmiro Ribeiro. À frente, José Carvalho (que hoje faz 68 anos, no Entroncamento),
 Agostinho  Belo, Grenha Lopes e Armindo Reino

Alferes Mário Simões,
oficial da 3ª. CCAV. 8423
Capitão José Paulo Falcão
comandante interino
do BCAV. 8423

O comandante interino dos Cavaleiros do Norte - o capitão José Paulo Falcão -, deslocou-se à Fazenda Santa Isabel no dia 5 de Dezembro de 1974, há 46 anos, para ultimar a rotação da 3ª. CCAV. 8423.
Ali reuniu com o capitão miliciano José Paulo Fernandes, o comandante dos garbosos dos Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423, que concluíram a rotação para o Quitexe no dia 10 de Dezembro.
O dia, por  Santa Isabel, foi tempo de se elevarem copos ao alto para festejar os 22 anos de dois grandes companheiros da jornada africana: o alferes Mário José Barros Simões e o furriel José Fernando da Costa Carvalho. Ambos milicianos e atiradores de Cavalaria de especialidade militar boa gente! Ambos aposentados, Simões a morar nas Caldas da Rainha, depois de uma vida dedicada ao ensino. O Carvalho no Entroncamento, depois de carreira ao serviço da PSP.
Agostinho Neto e Jonas Savimbi

Um governo provisório 
angolano de coligação

O dia de há 46 anos e na capital da Zâmbia, em Lusaka, foi tempo, também, de dirigentes do MPLA e da UNITA combinarem encontrar-se na semana seguinte, para «tentarem solucionar as suas divergências».
A notícia foi avançada por Jonas Savimbi, presidente da UNITA, indicando Lusaka ou dar-es-Salam (antiga capital da Tanzânia) como possíveis locais para o encontro e perspectivando, na sua óptica, «a formação de um governo provisório de coligação entre os três movimentos».
Agostinho Neto, o presidente do MPLA, até dois meses antes, recusava a hipótese de um acordo com a UNITA, apesar das pressões nesse sentido, feitas por alguns países africanos.
Joaquim Almeida
em 1974/1975
O furriel Viegas e D. Piedade,
a viúva do 1º. cabo Almeida,
em Setembro de 2018

Almeida, 1º. cabo da 
CCS, faria 709 anos !

O 1º. cabo Almeida, da CCS do BCAV. 8423, faria 70 anos a 5 de Dezembro de 2020. Faleceu em 2009.
Joaquim Figueiredo de Almeida foi atirador de Cavalaria do PELREC e um bravo e garboso combatente, louvado pelo Comando do Batalhão, e regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, a Pedrógão de S. Pedro, no município de Penamacor.
Esteve emigrado em França, antes e depois da jornada africana de Angola, e faleceu, vítima de doença cancerosa, a 28 de Fevereiro de 2009, na sua terra natal, «depois de muito sofrer...», como nos disse D. Piedade, a sua viúva, nos primeiros dias de Setembro de 2018, quando com ela nos encontrámos em Pedrogão. E dele nos disse também que «foi um bom marido, sempre muito amigo...», de quem tem «muitas saudades».
Hoje o recordamos com saudade! RIP!


Bento Rodrigues
Martins de Aldeia Viçosa,
68 anos em Fernão Ferro !

O soldado Joaquim Bento Martins, Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, festeja 68 anos a 5 de Dezembro de 2020.
Mecânico auto-rodas de Aldeia Viçosa, e depois de Carmona, regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, no final da sua comissão militar em Angola eà sua residência da Quinta do Morgado, freguesia e concelho do Seixal. Actualmente, reside em Redondos (na Rua Cidade de Coimbra), lugar da freguesia de Fernão Ferro, também no Seixal, para onde vão as nossas felicitações e o nosso abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário