sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

5 280 - Os filmes dos Cavaleiros do Norte ! O encontro de Portugal com MPLA e UNITA!

Rosa Coutinho cumprimenta Jonas Savimbi (UNITA), sob o olhar de Agostinho Neto 
(MPLA), à esquerda, de óculos. Foi no encontro do Luso, há precisamente 46 anos!

O 1º. cabo Rodolfo Tomás ladeado pelos soldados
Alberto Ferreira, à esquerda, e João Silva (?)

As projeções cinematográficas que, por toda a ZA dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, se vinham a realizar, desde o dia 4, terminaram a 18 de Dezembro 
de 1974.
Uma quarta-feira de há 46 anos!
As exibições decorriam no âmbito das actividades de acção psicológica - ao tempo sob responsabilidade do alferes miliciano José Leonel Hermida, oficial de transmissões -, e que, além da então (já a preparar-se) Festa de Natal, incluíam jogos de futebol entre as subunidades e a corrida de S. Silvestre.
A projeção estava ao cuidado técnico do 1º. cabo Rodolfo Tomaz, rádio-montador de especialidade militar, e foi feita no Quitexe, em Aldeia Viçosa e Vista Alegre e, como se lê no livro «História da Unidade», «também para as populações civis do Quitexe».

Notícia do Diário de Lisboa de
18 de Dezembro de 1974

Portugal, MPLA e UNITA
reunidos no Luso angolano

O processo de descolonização de Angola continuava e, nesse mesmo dia, o Alto Comissário Rosa Coutinho encontrou-se com Agostinho Neto (MPLA) e Jonas Savimbi (UNITA), no leste, na cidade do Luso.
Savimbi, à chegada à capital do Mochico, disse «esperar concluir na semana que corre um acordo com o MPLA». O acordo entre os dois partidos movimentos fazia crer, segundo o Diário de Lisboa desse dia, «pelo menos teoricamente, na frente comum que, nos últimos meses tem sido afincadamente procurada, pelos três movimentos de libertação», com a FNLA - que não participou.
Expectava-se que «tal frente abrirá, sem dúvida, caminho para uma conferência cimeira com Portugal». Cimeira na qual «estabelecer-se-ia um Governo de Transição para levar à independência total de Angola».
Ao mesmo tempo, em Paris, o delegado da FNLA acusava Agostinho Neto: «Fez todos os possíveis para criar dificuldades de última hora, à realização da cimeira» entre os três. Quem, falava era o dirigente Pakou Zola, confirmando o acordo com a UNITA para a frente comum, «faltando apenas agora a unificação do MPLA».
Eduardo Craveiro
José Craveiro


Craveiro de Luísa Maria,
58 anos em Alvaiázere!

O luísamariano Eduardo Laranjeira Craveiro festeja 58 anos a 18 de Dezembro de 2020, em Maçãs de D. Maria, concelho de Ferreira do Zêzere. 
É irmão de Carlos Craveiro, autor do livro «Carta de chamada para um regresso a anunciado», que faz memória, em texto e imagens, faz memória da passagem dos pais de ambos por aquele fazenda uíjana onde o BCAV. 8423 teve um destacamento militar. 
Em particular, a saga de José Dias Craveiro, o pai, que trabalhou na Fazenda Luísa Maria, com a mãe, Idalina dos Santos Laranjeira, ambos naturais da vila de Maçãs de Dona Maria, concelho de Alvaiázere.
Parabéns!


Sem comentários:

Enviar um comentário