quarta-feira, 5 de maio de 2021

5 422 - A Angola doce e misteriosa! O milhar de mortos na Luanda de há 46 anos!

Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 sempre tiveram bom social com a comunidade
civil quitexana. A imagem, posterior a 2 de Março de 1975, mostra os furriéis milicianos
José Lino (mecânico-auto), Alcides Ricardo (atirador de Cavalaria), Carla Gaspar (que
hoje está em festa de anos) e Victor Guedes (infelizmente falecido a 16 de Abril de 1998)
O furriel miliciano João Rito, em primeiro plano, que 
hoje faria 69 anos mas faleceu a 17 de Maio de 2008.
Atrás, o furriel Nascimento e NN. Quem será?


A jornada uíjana dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, há 46 anos, ia sendo vivida intensamente e entre e com fermentos de expectativas e os possíveis sonhos relativamente ao nosso desejadíssimo regresso a Portugal.
A missão, que cada vez mais perigosa era, a missão a que, generosa e bravamente, nos íamos entregando, rodeados mil perigos e procurando, a todo o custo, era a de manter a paz e a ordem, a segurança de pessoas e bens das terras uíjanas.
A Angola doce e misteriosa que nos enfeitiçava a alma, atravessava período crítico, com recolher obrigatório em Luanda, muito embora, e citamos o Diário de Lisboa desse dia de há 45 anos, a imprensa anunciasse que «a situação encontra-se praticamente normalizada» e também que «na noite anterior e manhã de hoje não se registaram incidentes».
«Centenas de refugiados estão albergados nos liceus e estabelecimentos de ensino superior, onde foram organizados centros de socorro», anunciava a imprensa, e na véspera (como ontem aqui referimos), lembrando que tinham entrado 500 cadáveres nas morgues da cidade. Só que, e de novo citamos o Diário de Lisboa de 5 de Maio de 1975, «o número total de vítimas dos últimos acontecimentos deve elevar-se a cerca de um milhar».
João Rito, furriel mil.
da 1ª. CCAV. 8423

Rito, furriel de Zalala,
faria hoje 69 anos !

O furriel miliciano Rito, atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, faria hoje 69 anos. Faleceu a 17 de Maio de 2008.
Cavaleiro do Norte da mítica fazenda de Zalala, o Rito apresentou-se no mês de Dezembro de 1974, em rendição individual - substituindo o furriel Mota Viana, que de lá saíra em Outubro de 1974. Rodava do Casage e da 1ª. CCAÇ. 4617, formada em Évora. 
Natural de Freixianda, em (Vila Nova de) Ourém, o furriel Rito lá voltou a 9 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana do Uíge angolano, e onde, sempre solteiro, trabalhou na área da extração de resinas. Apareceu morto, numa estrada, a 17 de Maio de 2008, por razões desconhecidas e nunca esclarecidas. Provavelmente assassinado.
Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!
Carla Gaspar e o furriel Viegas
em Sines, Setembro de 2020

Carla Gaspar, do Quitexe,
em festa de «sexys» 60 anos !

A contemporânea e lindíssima quitexana que dava pelo nome de  Carla Gaspar está hoje em festa, dia 5 de Maio de 2021: a dos seus «sexYs» 60 anos.
A Carla era uma das flores uíjanas que fermentavam as escondidas paixões de muitos jovens Cavaleiros do Norte e, na inocência da sua idade de então, fez ferver quentes entusiasmos entre a guarnição do Quitexe. Vá lá saber-se a razão.
Carla era, então, uma jovem e desinibida estudante do Liceu Nacional de Carmona, com 14 florescentes anos, a desabrochar nos jardins de sonhos de muitos jovens militares. Filha de Amélia e Carlos Gaspar (já falecidos), com fazenda nos arredores do Quitexe, era (é) sobrinha-neta de Ricardo Gaspar (de Zalala), e nasceu na casa onde, no nosso tempo do Quitexe, era a messe de oficiais. 
Carla Gaspar, com quem falámos esta manhã, trabalha no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em Sines, e mora na cidade de Santo André, no litoral alentejano. Agora com felicidade dupla: a filha dos seus amores, que é enfermeira, trabalha ao lado, no hospital. 
Parabéns pelos seus jovens, viçosos, expectantes e confiantes 60 anos da sua vida! Não é todos os dias que se atn ge a benção e a qualidade de se ser sexYgenária!










Sem comentários:

Enviar um comentário